Conheçam o Delphi 2006

Delphi

20/10/2005

[b:ac0cbe6922]Delphi 2006[/b:ac0cbe6922]: [url]http://info.borland.com.br/delphi/[/url]

Trabalho com Delphi desde a versão 2. E nunca perdi meu tempo com a versão 8.

Estive lendo da integra toda a materia do novo Delphi e posso dizer que aposto minhas cartas no Delphi 2006.

Isoft

Isoft

Curtidas 0

Respostas

Michael

Michael

20/10/2005

Olá!

Eu não jogaria todas as minhas fichas no Delphi 2006, e sim no Delphi 2007 (codinome Highlander), por duas razões: o D2006 ainda não terá suporte ao Compact Framework e nem ao .NET 2.0.

Talvez a única grande diferença do Delphi 2006 seja a integração com o C++ Builder. E o .NET 2.0 é o bicho! ;-)

Abraços!

GOSTEI 0
Isoft

Isoft

20/10/2005

Olá Michael,

sobre o Delphi 2007 eu desconhecia...
Mas como você comentou, o que despertou ainda mais meu interesse é que Delphi 2006 vem com uma suite incluindo alem do Delphi, o [b:a2700eb821]C, C++, C# e .Net[/b:a2700eb821].
Imagine programar nessas linguagens em uma unica suite de aplicativos!!!

Quanto ao Delphi 2007, estou curioso para saber mais...

GOSTEI 0
Michael

Michael

20/10/2005

Olá!

Veja este link e fique por dentro. ;-)

http://delphi.about.com/b/a/206074.htm

GOSTEI 0
Fabio Nascimento

Fabio Nascimento

20/10/2005

Nossa, e eu to a todo vapor com o Delphi 7 ainda :oops:

GOSTEI 0
Weber

Weber

20/10/2005

Fique tranquilo Fabio, eu também estou usando somente D7 e pretendo continuar assim por no mínimo 2 anos.
Lembre-se que tem gente usando Clipper ainda. :wink:

Win32 não vai morrer de uma hora para a outro e além do mais, se eu fosse usar D2005 agora além do investimento de licença teria que comprar pelo menos umas 3 maquinas novas (P4 512m)

GOSTEI 0
Technos

Technos

20/10/2005

P4 com 512 de Ram ?
ehehehehhhehee

Amigo, hoje nao podemos usar o D2k5 com essa configuração nao.
O Delphi tá se tornando uma espécie de jogo da Borland. Jogo assim, pelo fato do consumo excessivo de memória e processamento

Pode pesquisar no fórum, os caras com Pentuim 4 HT com 1 Gb de ram e ainda sentem um certo LAG no D2k5.

O que esperar do 2006 ? e do 2007 entaum?

Bom, talvez sirva pra consolar que memoria hoje em dia tá a preço de banana, processador Tb.

Bom, to com medo que daki a um certo tempo, nao muito, aparecam na caixa do Delphi assim:

Minimum requeriments:

Windows Vista
2 GB RAM DDR 2 667 mhz
5 GB Hard Disk
AMD 64 FX 57 or Pentuim Equivalent
Placa de Vídeo Geforce 7800 GTX

Não é brincadeira nao pessoal, o negócio tá feio mesmo.
E isso nao é só pra o Delphi nao, pois das linguagens que conheço, o delphi ainda é uma das mais leves, compara com o JAVA pra vc ver, onde pra dar um Oi no console, numa maquina até boa pra hoje em dia (XP 2.600+ 512 ram), demorou 2 segundos.

ABSURDO ISSO.

GOSTEI 0
Weber

Weber

20/10/2005

Por essas e outras que continuarei com WIN32 por um bom tempo ainda. Pra se ter uma ideia tenho clientes que rodam sistema em P166 com 32mb.
Imagina se eu chegar para o cliente e dizer pra ele
´ EU - [i:60bc7756b0]A Microsoft e a Borland estão deixando o WIN32 de lado e por esse motivo você terá que substituir metade dos seus equipamentos, o investimento será de aproximadamente R$ 20.000,00[/i:60bc7756b0].´
´ MEU CLIENTE - [i:60bc7756b0]Sendo assim vou substituir meu software, vou voltar para o DOS[/i:60bc7756b0].´

O pior de tudo é que não estou brincando, ainda hoje algumas empresas de medio porte trabalham sobre plataforma DOS. O que aprendi nesses anos de trabalho é que empresarios não estão nem aí para a aparencia do sistema que está usando e sim para sua agilidade e funcionabilidade.

Desculpem, acabei saindo totalmente fora do assundo. :roll:

GOSTEI 0
Michael

Michael

20/10/2005

Olá colegas!

Esta questão da configuração necessária para se executar o Delphi 2005 é um pouco relativa. Na empresa em que trabalhei até o mês passado, usávamos a versão 2005 em máquinas Pentium 4 HT 2.8 GHz, com 512 MB de memória e tudo ia muito bem. Eu tinha mais dores de cabeça com os bugs do IDE do que com a performance em si.

Além disso, em casa em tenho a versão Professional no meu PC, que é um Athlon XP 2600+ (1.9 GHz), com ´apenas´ 256 MB de memória. E também não tenho problemas com velocidade. Um detalhe importante é que eu não instalei o C# Builder, e rodo uma configuração mais leve criada com o Delphi Configuration Manager. Rodar a versão full é bem mais pesado mesmo.

O que estou querendo dizer é que com um pouco de trabalho (nem sei se posso chamar isso de trabalho) dá para rodar as últimas versões sem problemas.

Outra coisa: o Delphi 2005 não compila apenas para o .NET, mas para Win32 tbm. E essa compatibilidade ainda não tem previsão de acabar, segundo a Borland, já que o Delphi 2007 tbm compilará para a plataforma, mesmo sendo o foco principal do produto o .NET 2.0.

[]´s

GOSTEI 0
Armando.boza

Armando.boza

20/10/2005

P4 com 512 de Ram ? ehehehehhhehee Amigo, hoje nao podemos usar o D2k5 com essa configuração nao. O Delphi tá se tornando uma espécie de jogo da Borland. Jogo assim, pelo fato do consumo excessivo de memória e processamento Pode pesquisar no fórum, os caras com Pentuim 4 HT com 1 Gb de ram e ainda sentem um certo LAG no D2k5. ABSURDO ISSO.

Pode cre ...

Instalei o delphi 2005 pra fazer uns testes e fiquei doido de ver ... minha maquina P4 2.26 - 1 GB ram - 80 Gb hd 7200 rpm - Placa mãe Asus AISeries 800 mhz - 120 Mb video 3d ....

E ainda ficou meio pesadão o danado .... achei um absurdo ... é como nosso amigo diz assima, isso ta virando um JOGO ..... onde vai parar?

GOSTEI 0
Martins

Martins

20/10/2005

Olá colegas! Esta questão da configuração necessária para se executar o Delphi 2005 é um pouco relativa. Na empresa em que trabalhei até o mês passado, usávamos a versão 2005 em máquinas Pentium 4 HT 2.8 GHz, com 512 MB de memória e tudo ia muito bem. Eu tinha mais dores de cabeça com os bugs do IDE do que com a performance em si. Além disso, em casa em tenho a versão Professional no meu PC, que é um Athlon XP 2600+ (1.9 GHz), com ´apenas´ 256 MB de memória. E também não tenho problemas com velocidade. Um detalhe importante é que eu não instalei o C# Builder, e rodo uma configuração mais leve criada com o Delphi Configuration Manager. Rodar a versão full é bem mais pesado mesmo. O que estou querendo dizer é que com um pouco de trabalho (nem sei se posso chamar isso de trabalho) dá para rodar as últimas versões sem problemas. Outra coisa: o Delphi 2005 não compila apenas para o .NET, mas para Win32 tbm. E essa compatibilidade ainda não tem previsão de acabar, segundo a Borland, já que o Delphi 2007 tbm compilará para a plataforma, mesmo sendo o foco principal do produto o .NET 2.0. []´s

Blz! Quanto mais informação melhor, [b:a6ec26a30a]Michael[/b:a6ec26a30a] vc está mesmo por dentro do assunto, w concordo com vc quanto a questões do tipo config., pq acredit q o usuário da ferramenta pode optar por uma instalação mais leve, sem levar todos os pacotes da instalação do Delphi 2005, de acordo com o poder de sua máquina, e a compatibilidade .NET / Win32, deverá ser mantida ainda por um bom tempo, pq ainda temos muitos usuários rodando win32 e .NET ainda são minoria, pelo menos aqui na região é assim, tem empresa aqui q ainda roda aplicativo escritos para MS-DOS, pretendo adquirir versão 2005, por questões de mercado, de novas tecnologias, mas por enquanto continuarei utilizando meu Delphi 6 mesmo, tenho o 7 e quase não uso.

[b:a6ec26a30a]Pessoal[/b:a6ec26a30a] tragam mais informações para este tópico, pq tá ficando muito interessante.

Boa sorte a todos!!!

GOSTEI 0
Silviogs

Silviogs

20/10/2005

Olá pessoal

realmente instalei o 2005 e ficou realmente ficou lento, por isso, estou mudando de vez a plataforma se é para ficar com win32 faça o seguinte:

Quarteto infalível:

Linux, Lazarus, PostgreSQL e Zeoslib.

Tudo isso testado e funcionando. Sem contar que são Open Source (Free).

OBS: ainda estou dando suporte a alguns sistemas que rodan em delphi7 com win32, mesmo assim já estou convertendo para Lazarus.

Atenciosamente

Silvio Guedes

GOSTEI 0
Elter.teodoro

Elter.teodoro

20/10/2005

>>Linux, Lazarus, PostgreSQL e Zeoslib.
caro silviogsf , ate que o Linux, PostgreSQL e Zeoslib estao maduros
, mas creio que o Lazarus precisa melhorar para substituir o delphi
nem estou me referendo a versao 7 do delphi mais sim a versao 5
o lazarus como IDE e no maximo um delphi 3 . inclusive ele esa atras de kylix 2 . Acredito muito neste projeto , mas ele ainda nao uma opçao totalmente viavel para substituir o delphi .

GOSTEI 0
Silviogs

Silviogs

20/10/2005

Olá amigo

não estou contestando a funcionalidade do Delphi, realmente uma das melhores IDE´s do mercado(para windows), mas para quem trabalhou muitos anos no modo console o Lazarus já é grande coisa. Falei sobre o assunto do delphi e informei sobre o quarteto é que, não nos tornamos dependentes da arquitetura (não ficamos presos à microsoft). Então diga se o delphi além do windows roda em algum outro sistema operacional? estou falando de delphi, falando nisso o Kylix foi assassinado pela borland que viu o seu ganha pão ameaçado) se vc pode compilar no linux e rodar o seu executável no windows? estou falando de liberdade de escolha. O delphi 1 surgiu e não foi diferente, como vc mesmo disse o lazarus na sua atual versão já é comparado a versão delphi 3 e olhe que o Lazarus está na 0.9.10 nem é versão 1. Já compilei no lazarus win32 e simplesmente coloquei os fontes no linux e compilou sem problemas. Se vc tem uma máquina com configuração mínima tipo pentium 200 mhz instale o linux com lazarus e postgres e desenvolva suas aplicações à vontade. Os próprios desenvolvedores do lazarus afirmam que ele não é um clone do delphi mas sim uma ferramente diferente que irá tomar rumos diferentes. Vc está comparando o lazarus com delphi 3 mas, vc já comprou uma versão legalizada do delphi?

O mundo vive a todo instante a mudanças e nos deparamos com sistuações proprietárias aonde nos tornamos reféns, depois que descobri o opensource mudei toda a definição que eu tinha.

A minha idéia central aqui é fugir de ferramentas proprietárias caras que acabam obrigando muitos desenvolvedores a cair na pirataria, ou seja, vc como programador usa um ferramanta pirateada que moral vc tem de impedir que seu cliente pirateie seu software?.

Atenciosamente

Silvio Guedes

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

20/10/2005

Condordo com o amigo Silviogs,

Eu particularmente acho que o Lazarus vai demorar muito tempo para se equiparar com o Delphi, não substituir e sim equiparar... pois substituição leva a crer que o outro é pior, e tanto o Lazarus quanto o Delphi estão em pleno desenvolvimentoe sempre crescendo.

Mas eu estou descepcionado com o Delphi 2005, por vários motivos, um deles:
- Lento demais
- IDE muito ruim (na minha opinião a IDE do D7 era boa)

Na minha modesta máquina, não consigo rodar o Delphi 2005, mesmo estando somente com Win32, e a IDE, que coisa horrível.. não me adptei a ela... acho que pra mim, como a maioria deve ser, que usa monitor 15´´, fica dificil mexer, pois comem muito a tela... agora eh claro que tem a opcao de esconder as barras, mas poutz.. é foda isso... mas ao meu ver é questao pessoal, e se a tendencia for esta é questão de costume...

Agora quanto ao Lazarus... acho que a IDE dele ainda tem muito o que melhorar, tem alguns bugs, mas o pior mesmo não está na IDE e sim no resultado... um form com apenas um Edit, fica em torno de 5MB o executável final.. é claro que existe o strip e o upx que resolvem isso, mas no meu ver, toda vez que envio isso para um cliente, o anti-virus barra falando que é um virus, putz é foda... além do que eu sou compulsivamente usuário de componentes... na minha opiniao não e necessario reinventar a roda, se jah existe correto? Eis uma falta minha tambem no Lazarus... :(

Mas depois disso tudo, concluo minha opiniao, que pra quem ainda programa Win32, não vale a pena sair do Delphi 7, e que venha o Lazarus... :D

[]s

GOSTEI 0
Elter.teodoro

Elter.teodoro

20/10/2005

Cara nao gostei nao so do delphi2005 , mas da tecnologia dot-net , apesar do delphi 2005 nao me agradar gostei mais dele do que o vs.net .

Quanto ao lazarus , os executaveis ficam grandes pelo fato dele colocar anexar as bibiloteca necessarias para ele rodar junto com executavel , isto eu um mal necessario , pois o linux , nao muito padrao , entao um biblitoeca presente no conectiva 8 nao existe mais no conectiva10 , pois ele esta disponivel no cd , porem nao e instalada atuomaticamente , e pior de tudo depende de outro biblioteca.

Silviogs , gostaria de me integrar a grupo para ajudar no desenvolvimento do lazarus , nos poderiamos fazer componentes e ferramentas similares , as mais populares do delphi , coisas com geradores de relatorios .

Eu gostaria como IDE nao fosse igual ao delphi mais sim iqual ao kylix , pois o delphi de componentes e tecnologias , que so se aplicao ao windows.

GOSTEI 0
Decimus

Decimus

20/10/2005

Olá pessoal,
estou a gostar desta ´conversa´ acerca do Delphi 2006, pois vou convencer o patrão a, entre outras coisas fazer o upgrade para o Delphi 2006:
O Delphi 2007 não tem traz nenhuma vantagem salvo se trabalhar-mos com o .Net.
No fundo o que eu procuro é melhorias no IDE e compatibilidade com o win32.

cumps.

GOSTEI 0
Fx|hand

Fx|hand

20/10/2005

Pois é.... eu instalei o 2k5 no meu micro aki tbm !!!
axei lindo... pois... um poko pesado...
mais na makina da minha namorada (quase a msm config) ficou BEEMM leve.... e na makina de um outro amigo tbm ficou bem leve... e naum intendi pq vcs com 512 reclamaraum de peso.... =T

tipo.. a minha makina é uma MSI K7N2 Delta-L, com 256 de ram... e um Duron 1.6@2.0.... e ficou um poko pesado...
na makina da minha namorada é uma MSI K7N2 Delta-L com 1gb de ram, e um Semprom 2.6+.... e ficou levissimo... =T
e na makina do meu amigo é sem comparação... ali ficou igual quando vc cria um Form qualker sem nda....

ele usa um Atlhon 64 e 2gb de ram... e nessas 2 makinas... (com gbs de ram) naum senti mta diferença... e ficou mto leve...

as vezes pode ser a config do sistema... ou sei lah....

embora na minha makina ficou pesado.. mais pude testar e fazer algumas coisas... mais ainda naum senti tanta firmeza quanto sinto quando estou usando o delphi 7.... e axo q vou continuar usando ele até as coisas começarem a mudar pro 64... (espero q demore pelo menos uns 3 anos...)

GOSTEI 0
POSTAR