Conhecimentos sobre Raid
Carlos Oliveira
Respostas
Aluisio Cavalcante
16/08/2014
Carlos Oliveira
16/08/2014
Marisiana Battistella
16/08/2014
Encontrei essa documentação da Intel: [url]http://www.intel.com/support/pt/chipsets/imsm/sb/cs-009337.htm[/url]
Não sei se é isso mesmo que vc precisa...
Carlos Oliveira
16/08/2014
Marisiana Battistella
16/08/2014
Encontrei outro artigo: [url]http://eduardolegatti.blogspot.com.br/2008/03/descomplicando-raid-01-01-e-raid-10-10.html[/url]
Alex Lekao
16/08/2014
ate hoje o que entendi com relacao a raid era a replicacao dos dados de um disco para outro, isso de forma bem chula, eu particularmente nunca me inteirei bem sobre o assunto, normalmente fico com a sugestao do pessoal que me acessora em infra. rsrsr
os conteudos partilhados pela Marisiana parecem bem legais e ajudam bastante, embora nao tenha lido todos. rsrsr
Abraco.
Carlos Oliveira
16/08/2014
Encontrei outro artigo: [url]http://eduardolegatti.blogspot.com.br/2008/03/descomplicando-raid-01-01-e-raid-10-10.html[/url]
Realmente não é um assunto simples por existir mais de um Raid. lerei esse tambem, estou me familiarizando.
Carlos Oliveira
16/08/2014
ate hoje o que entendi com relacao a raid era a replicacao dos dados de um disco para outro, isso de forma bem chula, eu particularmente nunca me inteirei bem sobre o assunto, normalmente fico com a sugestao do pessoal que me acessora em infra. rsrsr
os conteudos partilhados pela Marisiana parecem bem legais e ajudam bastante, embora nao tenha lido todos. rsrsr
Abraco.
Tem como perguntar a alguem, uma definição bem simples mesmo sobre o assunto, apenas para ter a certeza.
Marisiana Battistella
16/08/2014
Mas a leitura dos links parece ser compreensível!
Carlos Oliveira
16/08/2014
Marisiana Battistella
16/08/2014
Alex Lekao
16/08/2014
Cara, honestamente acredito que qqr explicacao sobre raid iriamos chegar aquilo que foi passado por um dos links que a Marisiana passou, mas de qqr forma, estou consultando um amigo, e que presta servicos aqui na empresa na parte de infra.
Abraco.
Carlos Oliveira
16/08/2014
Vou assistir, obrigado!!!
Carlos Oliveira
16/08/2014
Cara, honestamente acredito que qqr explicacao sobre raid iriamos chegar aquilo que foi passado por um dos links que a Marisiana passou, mas de qqr forma, estou consultando um amigo, e que presta servicos aqui na empresa na parte de infra.
Abraco.
poxa, valeu mesmo!!! fico no aguardo.
Carlos Oliveira
16/08/2014
Marisiana Battistella
16/08/2014
Eu vi que tem mais videos sobre esse assunto mas alguns tinham qualidade ruim, outros eram em inglês...
Carlos Oliveira
16/08/2014
Marisiana Battistella
16/08/2014
Alex Lekao
16/08/2014
Falei com o amigo e ele me passou algumas informacoes que sao bem simples de entender. rsrsr
Basicamente eh o seguinte:
Raid 0
- 1 ou mais discos formando um volume só.
Mais performance e sem tolerancia a falhas se perdeu um disco, perde-se o volume inteiro.
Raid 0 sao dois hds vistos como um so, dando falha em um disco perde os dois, tem que refazer tudo.
Raid 1
- Espelhamento de 2 discos.
Menos performance e com tolerancia a falhas.
Raid 1 eh um disco em copia do outro, acontecendo a falha de um o sistema nao para, pode substituir o disco e voltar tudo novamente, replica para o novo disco, por isso o desempenho eh menor.
A gravação é mais lenta; para leitura pode ficar até mais rapido.
Raid 5
- 3 ou mais discos.
Boa performance e com tolerancia.
Pode parar um disco do raid.
Raid 10 ou 0+1
- 4 ou mais discos.
Melhor performance com tolerancia.
Os Raids 5, 10 e 0+1, funcionam basicamente iguais, eles tem tolerancia a falha, no caso podem falhar um disco e o sistema continua e replica para o novo volume que for inserido.
Existem outras combinações, Raid 6, Raid 50, etc.
A construcao do Raid eh feito por uma controladora Raid, todos são volumes lógicos, de fisico somente os discos. Mas nem todo equipamento tem controladora Raid, tem uma controladora Raid que só faz algum tipo de Raid, não faz todos.
Esse conceito pode ser usado tambem para maquinas, mas ai teriam configuracoes mais especificas ou as placas teriam que suportar isso. nao me inteirei no assunto. rsrsr
Espero que ajude.
Abraco.
Carlos Oliveira
16/08/2014
ainda vou rever um video no qual é falado que quando um disco falha não se perde nada, mas ainda vou rever.
Alex Lekao
16/08/2014
o que quis dizer eh que perde o volume logico, e vc tem que montar os hds e fazer o raid novamente.
Se um dos hds tiverem falha, queimar, etc, vc perde o volume logico, ai tem que fazer a substituicao do hd e montar os volumes.
Carlos Oliveira
16/08/2014
É um assunto interessante e complexo, exige-se um conhecimento sobre o assunto dependendo do ambiente e da criticidade.
Roniere Almeida
16/08/2014
Alex Lekao
16/08/2014
Vc nao perde metade dos dados, ele eh replicado para o outro hd, nesse caso ao montar o volume novamente ele tera que "sincronizar" novamente.
Mas eu nao tenho experiencia, eh tudo teoria, no meu caso. rssr
Acredito que o melhor no caso seja o Raid 5, ou outras combinacoes que deem esse tipo de suporte. rsrsr, que vc tem melhor performance e tolerancia a falhas.
Abraco.
É um assunto interessante e complexo, exige-se um conhecimento sobre o assunto dependendo do ambiente e da criticidade.
Alex Lekao
16/08/2014
Ate onde eu sei sim.
O conceito eh similar para banco de dados, mas acredito que sejam um pouco distintos em se tratar de banco.
Exceto que estiver se referindo a usar o banco de dados em um servidor que esteja usando Raid, nesse caso seria o mesmo. rsrsr
Como disse, nao tenho experiencia, entao eh tudo teorico para mim. rsrsr
Abraco.
Roniere Almeida
16/08/2014
Alex Lekao
16/08/2014
mas acredito que algumas coisas que as pessoas falam chamando de Raid seja o que eu, particularmente, conheco como espelhamento. rsrsr
mas nao eh uma coisa que eu tenha tanto conhecimento assim, entao.. nao consigo ajudar. rsrs
Roniere Almeida
16/08/2014