Construir DER e DR

Modelagem

17/12/2014

Novamente com duvidas, nesse caso, uma ajudinha mesmo!

Preciso construir um modelo entidade relacionamento usando o DER e DR para uma loja com os seguintes requisitos a serem atendidos:

- Vendas são efetuadas por um vendedor e um determinado momento(indicado por uma data e um horario). vendedores recebem um salario base e comissão sobre as vendas, a qual representa 10% do valor da venda.

- Vendedores possuem matricula, nome, endereço, telefone e CPF

- Vendedores podem possuir mais de uma telefone

- Vendas podem ser a vista ou a prazo. Vendas a prazo possuem parcelas de pagamento, com sua data de vencimento e valor.

- Vendas podem ou não estar relacionadas a um cliente. Vendas em dinheiro nem sempre estão relacionadas a um cliente.

- Cliente são cadastrados com seu nome, CPF, identidade, endereço e telefone. Clientes podem possuir mais de um telefone.

- Vendas envolvem produtos, sendo sendo que para cada venda a quantidade vendida do produto deve ser registrada.

- Produtos possuem código, descrição, preço e quantidade em estoque.

Eu consigo identificar algumas algumas tabelas/entidades

1 - Vendedor
2 - Vendas
3 - Clientes
4 - Produtos

existem mais? apartir daí posso tentar fazer o resto. o exercicio já ajuda informando os campos/atributos.
Marilia Silva

Marilia Silva

Curtidas 0

Respostas

Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

17/12/2014

vejo mais essas tabelas:
1 - telefone ( associado ao vendendor)
2 - parcela (associada a venda)
3 - item da venda (cada item está relacionado a um produto e a uma venda, sendo que este item tem quantidade).
GOSTEI 0
Marilia Silva

Marilia Silva

17/12/2014

Não tinha percebido, esse item da venda é uma tabela auxiliar?
GOSTEI 0
Wander Santos

Wander Santos

17/12/2014

vejo mais essas tabelas:
1 - telefone ( associado ao vendendor)
2 - parcela (associada a venda)
3 - item da venda (cada item está relacionado a um produto e a uma venda, sendo que este item tem quantidade).

Tbem identifiquei as mesmas tabelas que o Ronaldo Lanhellas
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Ola Bom dia!!!

Teriamos alem das citadas algumas outras possibilidades.

Basicamente com relacao a vendas eu gosto das seguintes divisoes, Cabecalho, Corpo e Parcela.

Cabecalho = o Cabecalho propriamente dito da venda, com o codigo do cliente, CFOP da venda(ou nao), codigo do vendedor, numero da venda, numero da nf, etc.
Corpo = Itens da venda, produtos que foram vendidos, etc, etc.
Parcela = o parcelamento da venda, 1 parcela para vista, 1 parcela para a prazo em 1 x, e assim por diante, cartao, etc, etc.

Com relacao a Vendedor e Cliente, acho que pode ser mais interessante um cadastro unico e separacao por tipagem, Cli, Ven, For, Fab, etc.,etc..

Produtos eh interessante pensar em dados do produto e dados da loja, porque vc pode ter filiais e com isso os precos e estoque e locacoes etc, etc, sao diferentes, mas os dados gerais sao os mesmos.

a Tabela de telefone eh interessante, como sugerido pelo Ronaldo, que assim vc pode ter vaaarios telefones para a mesma pessoa ou empresa, etc, etc.

tambem eh interessante usar uma tabela de enderecos, e vc amarra o cliente/vendedor/fabricante, etc pelo cep, sendo assim vc diminui a quantidade de registros ocupando espaco no banco e da uma FN mais interessante, etc.

Existem algumas outras possibiliades, mas agora nao estou lembrando. kkk

Espero ter ajudado.

Abraco.
GOSTEI 0
Marilia Silva

Marilia Silva

17/12/2014

Obrigada pelas complementações e confirmações: Alex e Wander respectivamente. já já vou adicionar o que consegui fazer.
GOSTEI 0
Marilia Silva

Marilia Silva

17/12/2014

Entidades:

- Clientes
- Vendedor
- Produto
- Vendas
- Iten de venda
- Tipo venda

Sei que ficou meio bagunçado, mas ainda estou aprendendo a mexer com a ferramenta, ainda não tive aulas sobre a mesma, estou apenas tentando passar o que fiz pelo caderno.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/392972-20141218-150840.jpg[/img]
GOSTEI 0
Marilia Silva

Marilia Silva

17/12/2014

Olha aí pessoal.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

17/12/2014

Entidades:

- Clientes
- Vendedor
- Produto
- Vendas
- Iten de venda
- Tipo venda

Sei que ficou meio bagunçado, mas ainda estou aprendendo a mexer com a ferramenta, ainda não tive aulas sobre a mesma, estou apenas tentando passar o que fiz pelo caderno.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/392972-20141218-150840.jpg[/img]

Você não precisa separar venda a vista e venda a prazo, muito menos tabela CNPJ e CPF.você deve criar pessoaJuridica e pessoa física.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

17/12/2014

Entidades:

- Clientes
- Vendedor
- Produto
- Vendas
- Iten de venda
- Tipo venda

Você não precisa separar venda a vista e venda a prazo, muito menos tabela CNPJ e CPF.você deve criar pessoaJuridica e pessoa física.
GOSTEI 0
Marilia Silva

Marilia Silva

17/12/2014

Estou perdida nesse sentido, achei meio estranho tambem, mas fora o que descreveu, está ok?
GOSTEI 0
Marilia Silva

Marilia Silva

17/12/2014

Estou perdida nesse sentido, achei meio estranho tambem, mas fora o que descreveu, está ok?

O que me dizem?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

17/12/2014

Sim o restante está de acordo. Só fazer esses pequenos ajustes.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

17/12/2014

Sim o restante está de acordo. Só fazer esses pequenos ajustes.
GOSTEI 0
Marilia Silva

Marilia Silva

17/12/2014

Pronto. Farei, te agradeço muito!
GOSTEI 0
Marilia Silva

Marilia Silva

17/12/2014

Ronaldo ainda não tive tempo de fazer as modificações neste. mas vou fazer.
GOSTEI 0
POSTAR