consulta com IBDataSet - Como selecionar um item da consult?
Pessoal,
uso o IBDataSet, faço uma consulta e está poderá me retornar com varios itens, e quero selecionar um especifico para que o resto continue sendo visivel em um DBGrid...
ex.
tab cliente
nome municipio
jose........ES
maria......ES
joana......ES
joao........ES
pedro......ES
fiz uma consulta com todos os municipios igual a ES só que quero apontar para a joana... como posso fazer isso?
visto que a consulta deve continar sendo com todos os municipios do ES pois será visivel num DBGrid...
uso o IBDataSet, faço uma consulta e está poderá me retornar com varios itens, e quero selecionar um especifico para que o resto continue sendo visivel em um DBGrid...
ex.
tab cliente
nome municipio
jose........ES
maria......ES
joana......ES
joao........ES
pedro......ES
fiz uma consulta com todos os municipios igual a ES só que quero apontar para a joana... como posso fazer isso?
visto que a consulta deve continar sendo com todos os municipios do ES pois será visivel num DBGrid...
Mrcdlf
Curtidas 0
Respostas
Delphi32
08/11/2004
Acho que não entendi direito o que você está querendo fazer, mas se a consulta retorna vários registros e tem um DBGrid apontando para esse DataSet então todos os registros vão aparecer. Se você quiser que apareça somente a Joana então você vai ter colocar isso na consulta também.
O que você pode fazer é após abrir o IBDataSet fazer um locate:
Dessa forma, se houver um nome igual a ´JOANA´ no campo ´NOME´ ele será selecionado.
Qualquer dúvida, poste aqui de novo...
O que você pode fazer é após abrir o IBDataSet fazer um locate:
IBDataSet1.Locate(´NOME´,´JOANA´,[]);
Dessa forma, se houver um nome igual a ´JOANA´ no campo ´NOME´ ele será selecionado.
Qualquer dúvida, poste aqui de novo...
GOSTEI 0
Rômulo Barros
08/11/2004
Após a consulta, chame o Locate para ´joana´ pelo campo NOME. Veja:
:wink: :wink:
Query.Open(); Query.Locate(´NOME´,´Joana´,[]);
:wink: :wink:
GOSTEI 0
Gandalf.nho
08/11/2004
Ou você pode fazer como eu faço nas consultas nos meus sistemas. Uso um IbQuery que exibe o resultado da consulta, ao dar duplo-clique num registro selecionado a chave primária desse registro é passada como parâmetro para um IBDataSet que só então é aberto. Uma série de DBEdits permitem editar/excluir o registro selecionado.
GOSTEI 0