Consulta SQL de 2 tabelas
Prezados,
Estou tentando criar uma consulta em 2 (Clientes e Telefones) tabelas que me retorne dados do Cliente como Nome Cidade Bairro e 1 telefone de Contato.
Nas Tabelas existem os segintes campos:
O Problema é que qdo eu mando selecionar todos os Clientes com seus respectivos telefones principais (OrdTel = 1) o SQL me retorna apenas os clientes que possuem Telefones cadastrados mas eu quero que ele me retorne todos os clientes e os que possuirem telefone cadastrado que me retorne o telefone principal
Eu estou utilizando a seguinte Query mas não esta funcionando:
Alguém sabe como resolver este problema?
Aceito todas as sugestões.
Agradeço a todos pela atenção.
Que Deus continue a nos Abençoar.
Estou tentando criar uma consulta em 2 (Clientes e Telefones) tabelas que me retorne dados do Cliente como Nome Cidade Bairro e 1 telefone de Contato.
Nas Tabelas existem os segintes campos:
Tabela Clientes --------------- CodCli Char 6 CodEmp Char 3 Nome Char 50 Rua Char 50 Bairro Char 30 Cidade Char 30 Estado Char 2 Cep Char 8 Tabela Telefones ---------------- CodCli Char 6 CodEmp Char 3 NumTel Char 10 OrdTel Int //Nesta campo é para saber qual a ordem dos telefones 1 é o principal 2 o secundário e assim por diante.
O Problema é que qdo eu mando selecionar todos os Clientes com seus respectivos telefones principais (OrdTel = 1) o SQL me retorna apenas os clientes que possuem Telefones cadastrados mas eu quero que ele me retorne todos os clientes e os que possuirem telefone cadastrado que me retorne o telefone principal
Eu estou utilizando a seguinte Query mas não esta funcionando:
Select CLI.CODCLI, CLI.NOME, CLI.BAIRRO, CLI.CIDADE, CLI.ESTADO, TEL.NUMTEL From Clientes.db Cli, Telefones.db Tel Where not CLI.CODCLI = TEL.CODCLI and CLI.CODEMP= TEL.CODEMP Order By CLI.NOME
Alguém sabe como resolver este problema?
Aceito todas as sugestões.
Agradeço a todos pela atenção.
Que Deus continue a nos Abençoar.
Garoto Programa
Curtidas 0
Respostas
Beppe
10/08/2006
O Padrão SQL define os outer join´s, verifique em uma referência como funcionam.
Basicamente é isso:
Depois da palavra on, coloque a condição de junção das tabelas(como elas se relacionam).
Basicamente é isso:
Select CLI.CODCLI, CLI.NOME, CLI.BAIRRO, CLI.CIDADE, CLI.ESTADO, TEL.NUMTEL From Clientes.db Cli left outer join Telefones.db Tel on CLI.CODEMP= TEL.CODEMP Order By CLI.NOME
Depois da palavra on, coloque a condição de junção das tabelas(como elas se relacionam).
GOSTEI 0
Garoto Programa
10/08/2006
Beppe,
Muito obrigado pela sua ajuda, acretito que o meu problema esta resolvido.
Mais uma vez, Obrigado.
Que Deus continue te abençoando.
Muito obrigado pela sua ajuda, acretito que o meu problema esta resolvido.
Mais uma vez, Obrigado.
Que Deus continue te abençoando.
GOSTEI 0