Consulta SQL em DBGrid associando a DBEdit

Delphi

25/09/2007

Amigos estou com um problema que não consigo resolver por este motivo peço encarecidamente auxílio de vocês.
Seguinte
Tenho um DBGrid, uma Query, em DBEdit e botao de comando estou querendo que ao clicar no botão de comando o conteúdo que está no DBedit seja usado como filtro para o SQL do Query.

A programação que eu fiz é a seguinte:

IBQuery.close;
IBQuery.sql.text := ´Select DISTINCT (ALUNOS.alu_nome) from ALUNOS, DISCIPLINAPORTURMA where ALUNOS.alu_turma = DISCIPLINAPORTURMA.dit_coddisciplina =´+ DBEdit1.Text;
ibquery.open;

Só que dá erro naquele ´=´ no final do SQL quando eu tento combinar com o DBEdit
Alguem saberia me dizer como eu posso passar o conteúdo deste DBEdit para o SQL

Desde já agradeço

Andre_luciano

Andre_luciano

Curtidas 0

Respostas

Adriano Santos

Adriano Santos

25/09/2007

Amigos estou com um problema que não consigo resolver por este motivo peço encarecidamente auxílio de vocês. Seguinte Tenho um DBGrid, uma Query, em DBEdit e botao de comando estou querendo que ao clicar no botão de comando o conteúdo que está no DBedit seja usado como filtro para o SQL do Query. A programação que eu fiz é a seguinte: IBQuery.close; IBQuery.sql.text := ´Select DISTINCT (ALUNOS.alu_nome) from ALUNOS, DISCIPLINAPORTURMA where ALUNOS.alu_turma = DISCIPLINAPORTURMA.dit_coddisciplina =´+ DBEdit1.Text; ibquery.open; Só que dá erro naquele ´=´ no final do SQL quando eu tento combinar com o DBEdit Alguem saberia me dizer como eu posso passar o conteúdo deste DBEdit para o SQL Desde já agradeço

Primeiro você está colocando dois iguais e está errado.

WHERE ALUNOS.Alu_Turma = DISCIPLINAPORTURMA.dit_coddisciplina = ´+ DBEdit1.Text; :?: :?: :?: :?:

Use parâmetros, é mais fácil:
IBQuery.close;
IBQuery.Sql.Add(´SELECT DISTINCT (ALUNOS.Alu_Nome) FROM ALUNOS, DISCIPLINAPORTURMA WHERE ALUNOS.Alu_Turma = :PARAMETRO;
IBQuery.ParamByName(´PARAMETRO´).AsString := DbEdit1.Text;
IBQuery.Open; 

GOSTEI 0
Andre_luciano

Andre_luciano

25/09/2007

valew obrigado pela dica amigo

GOSTEI 0
POSTAR