Consulta SQL em DBGrid associando a DBEdit
Amigos estou com um problema que não consigo resolver por este motivo peço encarecidamente auxílio de vocês.
Seguinte
Tenho um DBGrid, uma Query, em DBEdit e botao de comando estou querendo que ao clicar no botão de comando o conteúdo que está no DBedit seja usado como filtro para o SQL do Query.
A programação que eu fiz é a seguinte:
IBQuery.close;
IBQuery.sql.text := ´Select DISTINCT (ALUNOS.alu_nome) from ALUNOS, DISCIPLINAPORTURMA where ALUNOS.alu_turma = DISCIPLINAPORTURMA.dit_coddisciplina =´+ DBEdit1.Text;
ibquery.open;
Só que dá erro naquele ´=´ no final do SQL quando eu tento combinar com o DBEdit
Alguem saberia me dizer como eu posso passar o conteúdo deste DBEdit para o SQL
Desde já agradeço
Seguinte
Tenho um DBGrid, uma Query, em DBEdit e botao de comando estou querendo que ao clicar no botão de comando o conteúdo que está no DBedit seja usado como filtro para o SQL do Query.
IBQuery.close;
IBQuery.sql.text := ´Select DISTINCT (ALUNOS.alu_nome) from ALUNOS, DISCIPLINAPORTURMA where ALUNOS.alu_turma = DISCIPLINAPORTURMA.dit_coddisciplina =´+ DBEdit1.Text;
ibquery.open;
Só que dá erro naquele ´=´ no final do SQL quando eu tento combinar com o DBEdit
Desde já agradeço
Andre_luciano
Curtidas 0
Respostas
Adriano Santos
25/09/2007
Amigos estou com um problema que não consigo resolver por este motivo peço encarecidamente auxílio de vocês.
Seguinte
IBQuery.close;
ibquery.open;
Desde já agradeço
Primeiro você está colocando dois iguais e está errado.
WHERE ALUNOS.Alu_Turma = DISCIPLINAPORTURMA.dit_coddisciplina = ´+ DBEdit1.Text; :?: :?: :?: :?:
Use parâmetros, é mais fácil:
IBQuery.close; IBQuery.Sql.Add(´SELECT DISTINCT (ALUNOS.Alu_Nome) FROM ALUNOS, DISCIPLINAPORTURMA WHERE ALUNOS.Alu_Turma = :PARAMETRO; IBQuery.ParamByName(´PARAMETRO´).AsString := DbEdit1.Text; IBQuery.Open;
GOSTEI 0
Andre_luciano
25/09/2007
valew obrigado pela dica amigo
GOSTEI 0