Consulta SQL
Bem amigos, é o seguinte.
Tenho uma tabela onde os preciso fazer uma consulta por clientes, até aí tudo bem, o problema é que os nomes dos clientes não estão nem em caixa alta nem em caixa baixa estão assim:
José Ricardo da Silva
Monica Vasconcelos de Barros
Aristide Lobos dos Santa
neste caso, a consulta só tem sucesso se o usuário digitar a primeira letra de cada palavra em caixa alta, e assim por diante,
Já vi em algum lugar uma rotina para converter nomes de pessoas conforme acima. Aguém pode mim ajudar ?
Tabela.DtblLogradouros.Filtro.Add(´DESCRICAO Like ´+#39+´¬´+EditCep2.Text+´¬´+39);
Tenho uma tabela onde os preciso fazer uma consulta por clientes, até aí tudo bem, o problema é que os nomes dos clientes não estão nem em caixa alta nem em caixa baixa estão assim:
José Ricardo da Silva
Monica Vasconcelos de Barros
Aristide Lobos dos Santa
neste caso, a consulta só tem sucesso se o usuário digitar a primeira letra de cada palavra em caixa alta, e assim por diante,
Já vi em algum lugar uma rotina para converter nomes de pessoas conforme acima. Aguém pode mim ajudar ?
Tabela.DtblLogradouros.Filtro.Add(´DESCRICAO Like ´+#39+´¬´+EditCep2.Text+´¬´+39);
Zlink
Curtidas 0
Respostas
Motta
18/04/2006
Para resolver isto em sql é preciso saber o banco pois estas funções são proprietarias.
GOSTEI 0
Zlink
18/04/2006
O banco que eu estou usando é o firebird.
Será que não tem uma função sem precisar do banco, exemplo:
Antes de fazer a pesquisa, converter a string de pesquisa para cada palavra iniciando em Caixa Alta
O usuário digita JOSÉ RICARDO DOS SANTOS e a função converteria para José Ricardo dos Santos (pois é assim que está na tabela clientes).
Será que não tem uma função sem precisar do banco, exemplo:
Antes de fazer a pesquisa, converter a string de pesquisa para cada palavra iniciando em Caixa Alta
O usuário digita JOSÉ RICARDO DOS SANTOS e a função converteria para José Ricardo dos Santos (pois é assim que está na tabela clientes).
GOSTEI 0
Motta
18/04/2006
No Oracle é UPPER, no FB não sei.
GOSTEI 0
Roberto Skylord
18/04/2006
Já tentou
SELECT bla, bla, bla
FROM tabela
WHERE (UPPER(camponome) = UPPER(seuparametro))
SELECT bla, bla, bla
FROM tabela
WHERE (UPPER(camponome) = UPPER(seuparametro))
GOSTEI 0