Consultar aniversariantes do Dia
Olá amigos, não encontrei na busca do fórum um post que tratasse do problema específico do Airton. Pos isso estou postando a MP que ele me enviou questionando e também uma das soluções possíveis. Sintam-se à vontade para fazer suas considerações.
Airton,
Eu solucionaria este problema da seguinte forma:
ola, meu nome é Airton
estou estudando SQL e tenho que fazer um relatorio em SQL no Delphi utilizando uma Query (Aniversariantes do DIA comparando com a data do sistema) e nao tenho muita experiencia no assunto, por isso te peço uma ajuda se for possivel.
estou usando o codigo;
begin with query1 do begin Close; SQL.Clear; SQL.add(´SELECT DISTINCT nome, datanasc from Alunos.db´); SQL.add(´WHERE EXTRACT(MONTH FROM datanasc) = 1´); Open; end; end;
Airton,
Eu solucionaria este problema da seguinte forma:
var D,M,A : Word; begin DecodeDate (Date, A, M, D); with Query1 do begin Close; SQL.Clear; SQL.Add (´SELECT DISTINCT nome, datanasc FROM Alunos´); SQL.Add (´WHERE EXTRACT(DAY FROM datanasc) = :dia´); SQL.Add (´AND EXTRACT(MONTH FROM datanasc) = :mes´); // Opcional se quiser trazer em ordem alfabética SQL.Add (´ORDER BY nome´); ParamByName(´dia´).AsInteger := D; ParamByName(´mes´).AsInteger := M; Open; end; end;
Allen74
Curtidas 0