consultar clientes

Delphi

19/10/2012

bom pessoal boa tarde para todos,
eu fiz a consulta dessa forma e deu certo.
DmDados.IBQUERYCLIENTES.Close;
DmDados.IBQUERYCLIENTES.SQL.Text:='Select * from TABELACLIENTE where CLIENTE_TELEF LIKE '+QuotedStr('%'+Edit1.Text+'%');
DmDados.IBQUERYCLIENTES.open;

agora eu queria que quando eu clicasse 2 X no DBGrid ele me mostrasse na pageControl o Cadastro, ou Seja o Resultado da Consulta para que o usuario do sistema pudesse alterar algo.

Glebson Guimaraes

Glebson Guimaraes

Curtidas 0

Respostas

Marcos Rocha

Marcos Rocha

19/10/2012

O DBGrid tem um evento chamado "OnDblClick" que é disparado quando o usuário clica 2x sobre qualquer área dele (isto inclui título também).
Se você usar DBEdit para editar os dados, basta ligá-los ao seu DataSource que eles vão pegar os dados da linha selecionada automaticamente.
Se você for usar Edits, vai ter que fazer tudo manualmente pegando os campos pela propriedade FieldByName('NomeDoCampo').AsString do seu IBQuery.
GOSTEI 0
Glebson Guimaraes

Glebson Guimaraes

19/10/2012

nesse codigo que coloquei ai em cima vc poderia fazer um exemplo para mimfazr nos outros?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

19/10/2012

Olá, trata-se de um Pagecontrol com duas abas? Uma com o DBGrid e uma com os campos individuais?
Se for, basata usar o evento OnDblClick como dito pelo colega acima para mudar de página, pois os DBEdits/DBLabel/DBCheckBox/etc já estarão ligados ao DataSource.
Deu pra sacar a ideia?
GOSTEI 0
Glebson Guimaraes

Glebson Guimaraes

19/10/2012

mas eu estou usando uma IBTALE Para cadastro
e um IBQUERY p/ Consulta,já fiz dessa forma ligando o DBGrid Com o mesmo datasource ta babela
e o usei para consulta o comano [locate] só que agora estou usando diferente tipo...
se eu digitar o nome joao aparece todos o clientes com esse nome!!!! isso eu ja fiz agora eu queria saber qual comando
para usar no evento OnDblClick para mostrar o pagecontrol eu sei só num sei mostrar o cliente selecionado.
GOSTEI 0
POSTAR