contagem regressiva
Olá, alguém sabe como posso fazer contagem regressiva de uma data, por exemplo tenho uma data gravada numa tabela, e preciso que quando faltam 5 dias para chegar a data, o sistema me avise, alguém tem idéia?
Daia
Curtidas 0
Respostas
Facc
22/09/2005
Olá, alguém sabe como posso fazer contagem regressiva de uma data, por exemplo tenho uma data gravada numa tabela, e preciso que quando faltam 5 dias para chegar a data, o sistema me avise, alguém tem idéia?
Creio que se vc fizer assim
if Data_do_Banco - Data_Hoje = 5 then ShowMessage(´Faltam 5 dias´)
Eu não testei
GOSTEI 0
Rjun
22/09/2005
Esse aviso precisa ser exibido quando você abre a aplicação? Você pode pegar a data do banco de dados e subtrair da data atual.
if (DataBanco - Date) <= 5 then ShowMessage(´Aviso´);
GOSTEI 0
Daia
22/09/2005
if (dteData.Text - Work1.FieldByName(´dtProgManut´).AsString) <=5 then showmessage
(´Fazer manutenção´);
Fiz assim, mas dá o seguinte erro:
Operator not applicable to this operand type
Alguém??
(´Fazer manutenção´);
Fiz assim, mas dá o seguinte erro:
Operator not applicable to this operand type
Alguém??
GOSTEI 0
Rjun
22/09/2005
Você esta tentando subtrair strings. Faça com datas mesmo. Utilize Date para pegar a data atual. O campo dtProgManut deve ser do tipo date. Pelo jeito ele é desse tipo.
if (Date - Work1.FieldByName(´dtProgManut´).Value) <=5 then ShowMessage(´Fazer manutenção´);
GOSTEI 0
Daia
22/09/2005
Consegui, obrigada...
Mais uma pergunta: se eu entrar no sistema amanhã ele vai me dizer que ao invés de cinco dias, faltam quatro??? Ou preciso mudar meu código??
Mais uma pergunta: se eu entrar no sistema amanhã ele vai me dizer que ao invés de cinco dias, faltam quatro??? Ou preciso mudar meu código??
GOSTEI 0
Rjun
22/09/2005
No seu código você não exibe o tempo que falta. Mas basta você colocar no seu código.
var prazo: integer; begin prazo := Date - Work1.FieldByName(´dtProgManut´).Value if (prazo <= 5) then ShowMessage(´Falta(m) ´ + IntToStr(Prazo) + ´ dia(s) para manutenção.´);
GOSTEI 0
Daia
22/09/2005
muito obrigada!!! Funcionou!!!!!
GOSTEI 0