Controle de Contas à Pagar e Receber...

Delphi

06/06/2005

Olá...

Sei q parece meio estranho eu perguntar isso aki no fórum, mas não tenho a mínima idéia d como desevolver um sistema q gere contas a pagar e receber... O problema na verdade é q não sei como efetuar a venda, e depois o sistema exibir uma tela onde posso estipular o número de parcelas q o cliente deseja, tipo... em 6x será a venda, então o sistema divide as 6 parcelas (o valor total da venda), calcula as datas de vencimento e insere automaticamente, se a venda for a prazo, o sistema cria registros na tabela contas à receber... e se for uma compra de mercadorias, a mesma coisa, porém lança nas contas à pagar, é mais ou menos isso...

Se alguém tiver um código, exemplo ou artigo q demostre isso, por favor me indique.

Obrigado pela atenção... Valeu!!

Gtts

Gtts

Curtidas 0

Respostas

Edilcimar

Edilcimar

06/06/2005

Vc cria uma tela de finalização, nesta tela deve constar 6 campos valor, 6 campos dias(ou data), quando vc altera o 1º valor ele deve recalcular todos os outros, quando vc zera o campo dias, ele deve zerar todos os campos posteriores, recalculando valores e datas, dá um bocado de trabalho, eu tenho alguns programas que fazem isto, pode ter certeza que vc vai gastar tempo. Não se esqueça que ao trocar a quantidade de dias todas as datas posteriores terão que ser recalculadas(para evitar que saia o tipo(30,60,120,90)

GOSTEI 0
Gtts

Gtts

06/06/2005

Obrigado pelo Post...

Na verdade, 6x é um exemplo, já vi softwares no qual a tela d finalização tem tipo um componente onde se pode aumentar e diminuir o número de parcelas e as parcelas irão ir aparecendo em um grid logo abaixo... deu pra entender? Mas muito obrigado pela colaboração...

Valeu...

GOSTEI 0
Gtts

Gtts

06/06/2005

? sobe ^

GOSTEI 0
Leonardo Age

Leonardo Age

06/06/2005

Amigo, primeiramente vc terá que pensar nos dados que vc deseja manipular, depois pensar no diagrama de dados, a organização das tabelas, por exemplo, a dica anterior funciona mas ocupara bastante espaço em memória. Você pode criar uma estrutura de tabelas, use o Paradox, que para começar a trabalhar é bastante fácil. No caso das parcelas vc pode fazer o seguinte:

Tabela: Vendas
Campos: Cod_Venda, data, valor_total, etc (informações relacionadas a vendas)

Tabela: Parcelas_Vendas
Campos: Data_Vencimento, Valor_Parcela, Situação(paga/aberta), etc

Havendo dúvida você pode enviar-me uma mensagem para o meu e-mail.

GOSTEI 0
POSTAR