Controle de numeração de pedidos

Delphi

03/06/2004

Seguinte:

Tenho uma tabela de pre pedido [b:59a268f1ff](tb_prepedido.db )[/b:59a268f1ff] que a pessoa vai preechendo a medida que os clientes vão solicitando, beleza, quando ela achar que deve enfim encerra este pedido e estes dados são armazenados e enviados realmente como pedido oficial digamos assim [b:59a268f1ff]( tb_pedido )[/b:59a268f1ff].

[b:59a268f1ff]tb_prepedido.db[/b:59a268f1ff]

Codigo, Produto, Qtde, Pontos, TotalPontos, Valor

[b:59a268f1ff]tb_pedido.db[/b:59a268f1ff]

O mesmo

Duvida:

Por exemplo quando a pessoa encerra o pedido ele tem que pegar todos aqueles dados e gravar como um pedido e um número para esse pedido, entendem ? Por exemplo Pedido 001 e o próximo Pedido 002 e assim or diante como eu posso fazer esse controle tenho que criar um campo adicional a quando o cara encerra o pedido gravar o numero do pedido nesse campo adicional em todos os campos dos itens pedidos até o momento do encerramenteo ? Bah preciso de uma luz ainda depois existe outra situação que é controlar esses pedidos por usuários pois o sistema tem 5 usuários e cada um faz o seu pedido nao sei se crio um campo usuario e gravo depois so uso sql para separa ou se crio uma tabela por usuario bah desculpem mas deu pani total e preciso dessa ajuda .... de idéias ...

Muito Obrigado Pessoal agradeço todas as sugestões e respostas postadas aqui
:D

[b:59a268f1ff][color=red:59a268f1ff]Título editado pelo Moderador (AZ) - Removido: ´Bah me perdi .. por favor vejam se podem me ajudar´[/color:59a268f1ff][/b:59a268f1ff]

Koringa

Koringa

Curtidas 0

Respostas

Dbergkamps

Dbergkamps

03/06/2004

qual banco de dados utiliza, se for paradox
determino o campo que contem o numero do pedido como autoincrement
se for outro qualquer:
defina a variavel
numero: ShortInt;
depois coloque
TbPedidos.Last;//move a tabela para o ultimo registro
Numero:=TBpedidosNumero.Value; // atribui o valor do ultimo registro para a variavel
TBpedidosNumero.Value:=Numero + 1;
OBS.: Certifique-se de que o campo numero é a chave primária.

GOSTEI 0
Koringa

Koringa

03/06/2004

qual banco de dados utiliza, se for paradox determino o campo que contem o numero do pedido como autoincrement se for outro qualquer: defina a variavel numero: ShortInt; depois coloque TbPedidos.Last;//move a tabela para o ultimo registro Numero:=TBpedidosNumero.Value; // atribui o valor do ultimo registro para a variavel TBpedidosNumero.Value:=Numero + 1; OBS.: Certifique-se de que o campo numero é a chave primária.

Certo uso paradox. Mas se fizer um autoincrement ele vai ficar colocando 1,2,3,4 e como vou controlar isso nao entendi.

Por exemplo o cara grava lá. ( tabela paradox )

Codigo Produto Qtde Valor Pontos Autoincrement

0512 Calça 1 R$ 25,00 20 1
0563 Blusa 5 R$ 20,00 15 2
0689 Tênis 4 R$ 19,90 16 3

Beleza ai o cara quer finalizar o pedido e gravar em uma outra tabela so estes itens (grava no pedido.db )que contem os mesmos campos e esse pedido deve ficar salvo como um Número tipo 001
logo apos a tabela pre_pedido será zerada e começara novamente até que ele encerre e gere o pedido 002, entende ?

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/06/2004

Colega,

Acho que você deveria modelar da seguinte forma:

1. Criar tabela de pedidos, itens de pedidos e pre-venda;
2. A pré-venda, pode continuar da forma que está;
3. No momento de transferir a pre-venda para o pedido, utilizar os manipuladores de evento ou criar uma tabela para controlar a numeração do próximo pedido, registrar o código do vendedor, data e hora;

Desta forma, mesmo existindo vários vendedores, você terá todo o controle necessário.

GOSTEI 0
Koringa

Koringa

03/06/2004

[quote:2c5fba05a4=´Aroldo Zanela´]Colega,

Acho que você deveria modelar da seguinte forma:

1. Criar tabela de pedidos, itens de pedidos e pre-venda;
2. A pré-venda, pode continuar da forma que está;
3. No momento de transferir a pre-venda para o pedido, utilizar os manipuladores de evento ou criar uma tabela para controlar a numeração do próximo pedido, registrar o código do vendedor, data e hora;

Desta forma, mesmo existindo vários vendedores, você terá todo o controle necessário.[/quote:2c5fba05a4]

Certo entendi melhor agora so gostaria de saber o que você disse com usar os manipuladores de evento ? que seria a primeira alternativa ...

GOSTEI 0
Crash

Crash

03/06/2004

No BeforeInsert vc vai ao ultimo registro e pega seu codigo, o BeforePost ou NewRecord vc coloca esse valor + 1.

t+

GOSTEI 0
POSTAR