Controle dos botões
Em um sistema que estou desenvolvendo, uso dbExpress e ClientDataSets para conectar o banco de dados e uso Edit´s simples para mostrar e editar os dados.
Para inserir, excluir e atualizar os dados nas tabelas uso Stored Procedures.
Alguém sabe me dizer como posso controlar o estado dos botões, como incluir, excluir, salvar e cancelar????
Desde já, valeu a ajuda.....
Para inserir, excluir e atualizar os dados nas tabelas uso Stored Procedures.
Alguém sabe me dizer como posso controlar o estado dos botões, como incluir, excluir, salvar e cancelar????
Desde já, valeu a ajuda.....
Lschmitk
Curtidas 0
Respostas
Davicarrano
17/01/2007
utilize o Action List... ele ja possui actions padrões para essas tarefas.... é so criar os actions baseados nos padroes que ele já tem e depois associar os botoes às ações
GOSTEI 0
Lschmitk
17/01/2007
Preciso saber mais sobre o Action List então, pq desculpe a minha ignorância, não faço a minima idéia de como esse componente funciona...
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
17/01/2007
Colega,
Pelo que entendi, você [b:337c46d090]não está[/b:337c46d090] utilizando componentes data-aware (conscientes de dados) e sim edits simples que não possuem data-links, consequentemente, não permitem o uso de actions standards.
Neste caso, creio, o controle de ativação/desativação dos botões devem ser realizados por procedimentos no código.
Pelo que entendi, você [b:337c46d090]não está[/b:337c46d090] utilizando componentes data-aware (conscientes de dados) e sim edits simples que não possuem data-links, consequentemente, não permitem o uso de actions standards.
Neste caso, creio, o controle de ativação/desativação dos botões devem ser realizados por procedimentos no código.
GOSTEI 0
Macario
17/01/2007
Olá.
Voce quer apenas controlar o estado dos controles?
Se for faz assim:
Inclui as TAction
actIncluir
actAlterar
actExcluir
no evento onUpdate da TAction:
[]´s 8)
Voce quer apenas controlar o estado dos controles?
Se for faz assim:
Inclui as TAction
actIncluir
actAlterar
actExcluir
no evento onUpdate da TAction:
begin TAction(sender).enabled := not (ClientDataSet.State in [dsInsert, dsEdit]); end;
[]´s 8)
GOSTEI 0
Lschmitk
17/01/2007
Vou explicar como meu sistema está funcionando melhor.
Tenho um formulário onde os dados do db são mostrados por um DBGrid. E tenho outro formulário onde os dados são mostrados em edits simples.
Quando dou um duplo-clique no DBGrid os edits recebem os valores do ClientDataSet. Para modificar, inserir ou excluir algum registro do db eu chamo Stored Procedures que fazem esse trabalho.
O que eu preciso é um meio de controlar o estado dos botões, ou seja, quando o botão Salvar deve estar ativo quando estou em uma modificação, por exemplo.
Obrigado pela ajuda....
Tenho um formulário onde os dados do db são mostrados por um DBGrid. E tenho outro formulário onde os dados são mostrados em edits simples.
Quando dou um duplo-clique no DBGrid os edits recebem os valores do ClientDataSet. Para modificar, inserir ou excluir algum registro do db eu chamo Stored Procedures que fazem esse trabalho.
O que eu preciso é um meio de controlar o estado dos botões, ou seja, quando o botão Salvar deve estar ativo quando estou em uma modificação, por exemplo.
Obrigado pela ajuda....
GOSTEI 0
Vitoreduardo
17/01/2007
private procedure ControlaBt;
procedure TFrmCadClientes.ControlaBt; begin BtIncluir.Enabled := not BtIncluir.Enabled; BtAlterar.Enabled := not BtAlterar.Enabled; BtExcluir.Enabled := not BtExcluir.Enabled; BtOk.Enabled := not BtOk.Enabled; BtCancelar.Enabled := not BtCancelar.Enabled; end;
Os botões OK e Cancelar vc define Enabled como ´False´.
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0