Controle dos botões

Delphi

17/01/2007

Em um sistema que estou desenvolvendo, uso dbExpress e ClientDataSets para conectar o banco de dados e uso Edit´s simples para mostrar e editar os dados.

Para inserir, excluir e atualizar os dados nas tabelas uso Stored Procedures.

Alguém sabe me dizer como posso controlar o estado dos botões, como incluir, excluir, salvar e cancelar????

Desde já, valeu a ajuda.....

Lschmitk

Lschmitk

Curtidas 0

Respostas

Davicarrano

Davicarrano

17/01/2007

utilize o Action List... ele ja possui actions padrões para essas tarefas.... é so criar os actions baseados nos padroes que ele já tem e depois associar os botoes às ações

GOSTEI 0
Lschmitk

Lschmitk

17/01/2007

Preciso saber mais sobre o Action List então, pq desculpe a minha ignorância, não faço a minima idéia de como esse componente funciona...

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

17/01/2007

Colega,

Pelo que entendi, você [b:337c46d090]não está[/b:337c46d090] utilizando componentes data-aware (conscientes de dados) e sim edits simples que não possuem data-links, consequentemente, não permitem o uso de actions standards.
Neste caso, creio, o controle de ativação/desativação dos botões devem ser realizados por procedimentos no código.

GOSTEI 0
Macario

Macario

17/01/2007

Olá.

Voce quer apenas controlar o estado dos controles?

Se for faz assim:

Inclui as TAction

actIncluir
actAlterar
actExcluir

no evento onUpdate da TAction:

begin
TAction(sender).enabled := not (ClientDataSet.State in [dsInsert, dsEdit]);
end;

[]´s 8)

GOSTEI 0
Lschmitk

Lschmitk

17/01/2007

Vou explicar como meu sistema está funcionando melhor.

Tenho um formulário onde os dados do db são mostrados por um DBGrid. E tenho outro formulário onde os dados são mostrados em edits simples.

Quando dou um duplo-clique no DBGrid os edits recebem os valores do ClientDataSet. Para modificar, inserir ou excluir algum registro do db eu chamo Stored Procedures que fazem esse trabalho.

O que eu preciso é um meio de controlar o estado dos botões, ou seja, quando o botão Salvar deve estar ativo quando estou em uma modificação, por exemplo.

Obrigado pela ajuda....

GOSTEI 0
Vitoreduardo

Vitoreduardo

17/01/2007

private
    procedure ControlaBt;

procedure TFrmCadClientes.ControlaBt;
begin
 BtIncluir.Enabled  := not BtIncluir.Enabled;
 BtAlterar.Enabled  := not BtAlterar.Enabled;
 BtExcluir.Enabled  := not BtExcluir.Enabled;
 BtOk.Enabled       := not BtOk.Enabled;
 BtCancelar.Enabled := not BtCancelar.Enabled;
end;

Os botões OK e Cancelar vc define Enabled como ´False´.

Espero ter ajudado.

GOSTEI 0
POSTAR