conversão de paradox para firebird

Delphi

01/08/2013

Amigos,
A "trancos e barrancos" e com a juda de voces da DevMédia, desenvolvi um pequeno sistema para nossa igreja, usando PARADOX e Delphi 7, onde mantenho um banco de dados de membros, faço um controle de entradas de dízimos, e controle de frequencia em Santa Ceia.

São 12 tabelas mas vejo a possibilidade de melhorar muito este sistema mas preciso migra-lo para um banco de dados profissional, alem de que, vamos usa-lo em maquinas com windows 7 e estou tendo muito problemas com o BDE no windows 7.

Ja baixei algumas apostinas de firebird, mas o que esta me faltando é um be-a-ba de: quais palhetas, quais componentes de acesso ao banco de dados e outros, ou seja o pontapé inicial.

Assim, peço aos amigos uma indicação de um tutorial ou um caminho mais pratico para esta migração.

Sou técnico em informática; o meu tempo para esta atividade de programação é à noite e nos fins de semana.

Assim, agradeço a quem possa me orientar.

att

gilberto
Gilberto Moreira

Gilberto Moreira

Curtidas 0

Respostas

Deivison Melo

Deivison Melo

01/08/2013

Não existe mágica sem colocar um pouco a "mão na massa".

Mas seguem alguns nomes de aplicações que irão ajudá-lo nessa empreitada...

São eles:

ibdatapump, dbconvert, Full Convert e alguns outros... Recomendo que
proceda com testes e veja qual se adequa mais a sua realidade!

Abração e bons códigos!!!

GOSTEI 0
Junior Miranda

Junior Miranda

01/08/2013

Pelo que li em seu post, aconselharia:

1 - O primeiro passo seria se familiarizar com o firebird;
2 - Depois de compreender o funcionamento básico do firebird (criação de tabelas, domínios, gatilhos, gerenciamento de transações etc.), Partimos para os componentes de acesso;
3 - Por último, levando em consideração que a sua aplicação está rodando sem problemas, pensamos na conversão.

Para auxiliar no processo de aprendizagem, existem alguns cursos bem legais aqui no site e no youtube. As dúvidas que forem surgindo, vai postando aqui e nós vamos te auxiliando.

[]´s
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

01/08/2013

Pelo que li em seu post, aconselharia:

1 - O primeiro passo seria se familiarizar com o firebird;
2 - Depois de compreender o funcionamento básico do firebird (criação de tabelas, domínios, gatilhos, gerenciamento de transações etc.), Partimos para os componentes de acesso;
3 - Por último, levando em consideração que a sua aplicação está rodando sem problemas, pensamos na conversão.

Para auxiliar no processo de aprendizagem, existem alguns cursos bem legais aqui no site e no youtube. As dúvidas que forem surgindo, vai postando aqui e nós vamos te auxiliando.

[]´s

Partilho a mesma opinião!
GOSTEI 0
Gilberto Moreira

Gilberto Moreira

01/08/2013

Valeu; ja estou vendo algumas apostilas....obrigado
GOSTEI 0
Mauricio Rodrigues

Mauricio Rodrigues

01/08/2013

após vc ter conhecimento básico do firebird, vc pode usar o próprio Delphi para exportar os dados do paradox para firebird. quanquer duvido estou a disposição para ajudar.
GOSTEI 0
Engeberto Saraiva

Engeberto Saraiva

01/08/2013

Caro amigo, eu consegui fazer essa transferencia de dados entre tabelas mdb e firebird, fazendo um aplicativo com um loop, conseguir transferir 3.500 registros em poucos minutos,
caso precise de uma dica mais detalhada nos retorne.
um abraço.
GOSTEI 0
POSTAR