Conversar com o Modem???? - Saber qual o número

Delphi

10/07/2003

Estou desenvolvendo um sistema para controle de ligações telefônicas, então surgiu algumas dúvidas.

Estou com a linha do aparelho telefônico ligado no modem, então:

a) Se a ligação for efetuada através do aparelho, como saber qual o número que o modem ou aparelho está discando??

b) Caso a ligação efetuada estiver ocupada, como saber se o modem está desocupado novamente para ficar discando até obtiver resposta?

c) Como saber se a pessoa do outro lado da linha atendeu? Para que possa controlar o tempo da ligação (Impulsos).

Já procurei algumas literaturas para tirar estas dúvidas, mas não consegui quase nada, o material que achei não entendi NADA. Não craque em trabalhar com hardware.

Então se puderem me ajudar fico muito agradecido...


Valeu

T+
AlexPaes


Alexpaes

Alexpaes

Curtidas 0

Respostas

Pgarcia

Pgarcia

10/07/2003

Ola,
[color=green:4b12ccb684]
a) Se a ligação for efetuada através do aparelho, como saber qual o número que o modem ou aparelho está discando??[/color:4b12ccb684]

Impossivel. Os modems sequer permitem que se saiba que o aparelho conectado a ele foi retirado do gancho.

[color=green:4b12ccb684]b) Caso a ligação efetuada estiver ocupada, como saber se o modem está desocupado novamente para ficar discando até obtiver resposta?[/color:4b12ccb684]

Provavelmente vc pode testar isso utilizando os comandos AT. Se o modem responder OK é porque está livre.

[color=green:4b12ccb684]c) Como saber se a pessoa do outro lado da linha atendeu? Para que possa controlar o tempo da ligação (Impulsos). [/color:4b12ccb684]

Tb é difícil. Uma forma fácil seria monitorar os rings. Como é padrão vc receber um ring a cada 5 segundos (4+1), vc pode considerar que se ficar ums 6 segundos sem receber o proximo ring, significa que a ligação foi atendida.

O grande problema aqui é a utilização pelo aparelho conectado. Como disse antes, os modems oferecem dados pelas ligações que ele faz, mas são raríssimos os modems que permitem monitorar o que o aparelho está fazendo e se fazem isso, o fazem totalmente fora do padrão, impossibilitando uma aplicação genérica. Se vc conseguir algum progresso, avise.

Dependendo do que vc quer fazer, vc pode utilizar produtos especificos para monitoramento telefonico, ao invés do modem. Dê uma olhada em ([url]http://www.digivoice.com.br/showsection.php?codsec=VLIB01[/url]) para conhecer um produto específico para aplicações CTI. Obviamente não é muito aplicável ao usuário doméstico, mas no âmbito de uma empresa pode ser bem útil.


GOSTEI 0
Fred

Fred

10/07/2003

procure o componente spBina acho que aqui no clubedelphi tem para download se instalar certo ele tudo o que voce quer, pelo menos deveria mas ele nao funciona com todos os modens eu mesmo nao consegui faze-lo funcionar? 8)


GOSTEI 0
POSTAR