Copiar arquivo em uso

Delphi

11/09/2007

Pessoal,

Utilizamos aqui na empresa duas ferramentas para backup. O Cobian backup para copias simples. Excelente ferramenta porém não copia arquivos em uso. Também utilizamos o Bacula Backup, uma aplicação open source que roda num linux e tem um cliente que roda nos servidores windows e co isso ele consegue incrivelmente copiar arquivos em uso.

Estamos para substituir todo o Linux da empresa (ufa!, falta somente 2 servidores!!!) e com isso pretendo criar a ferramenta de bacup no estilo Cobian (com muito mais recursos é claro!) porém não acho nada que me possibilite copiar arquivos em uso no Delphi.

Acredito que o bacula utilize alguma API da Win32 que ele consiga uma ultima versao do arquivo em uso, não sei ao certo.

Alguém tem algum caminho aí?

Valeu! Obrigado!!!

Romulocpd

Romulocpd

Curtidas 0

Respostas

Massuda

Massuda

11/09/2007

Dê uma olhada na documentação do Bacula...

:arrow: [url=http://www.bacula.org/fr/dev-manual-fr/Windows_Version_Bacula.html]The Windows Version of Bacula[/url]

...principalmente nas seções ´Windows Compatibility Considerations´ e ´Volume Shadow Copy Service´. Interessante notar que a documentação dá a entender que nem todo backup de arquivo que estiver aberto é um arquivo consistente, ou seja, você pode ter um cópia de um BD MySQL que está corrompido devido ao backup.

O problema de não conseguir copiar um arquivo aberto está relacionado com o fato de que alguns programas abrem arquivos em modo exclusivo, ou seja, simultaneamente outros programas não podem abrir para leitura o mesmo arquivo. Pelo que entendi esse shadow copy resolve esse problema SE o programa que abriu o arquivo suportar shadow copy.

GOSTEI 0
POSTAR