Criação de componentes...
[b:cbc762546b]Alguém por aqui trabalha com criação de componentes ??[/b:cbc762546b]
Estou personalizando alguns e tenho algumas dúvidas...
T+,
Cleiton
Estou personalizando alguns e tenho algumas dúvidas...
T+,
Cleiton
Kledars
Curtidas 0
Respostas
Nildo
14/08/2003
Perguta ae..
GOSTEI 0
Kledars
14/08/2003
Quero adicionar algumas propriedades a coluna do DBGrid... Como fazer isso ?
Vou precisar criar um novo DBGrid e matar a propriedade columns dele ?!?!?
Vou precisar criar um novo DBGrid e matar a propriedade columns dele ?!?!?
GOSTEI 0
Xiconet
14/08/2003
Não, a POO(Programação Orientada a Objeto) nos dá uma uma vantagem, o da herança, mantendo todas as caracteristicas do comonente herdado. Quando declarar a classe a ser utilizada basta charmar a classe já existente.
Ex.
DbGridNewName := TDBGrid(class);
...
8)
Espero ter ajudado
Ex.
DbGridNewName := TDBGrid(class);
...
8)
Espero ter ajudado
GOSTEI 0
Kledars
14/08/2003
O problema não eh bem esse...
No caso de eu herdar igualmente vc disse: DbGridNewName = class(TDBGrid).
A propriedade columns já existe e quero aumentar um campo nela, como se fosse ´ColorText´, preciso então redeclarar a classe TColumn ou consigo incluir a propriedade nela de modo que o meu DbGridNewName enxergue essa nova propriedade ??
No caso de eu herdar igualmente vc disse: DbGridNewName = class(TDBGrid).
A propriedade columns já existe e quero aumentar um campo nela, como se fosse ´ColorText´, preciso então redeclarar a classe TColumn ou consigo incluir a propriedade nela de modo que o meu DbGridNewName enxergue essa nova propriedade ??
GOSTEI 0
Xiconet
14/08/2003
Agora entendi, não precisa redeclarar a classe, vc pode incluir a propriedade nela, que ela irá enxergar normlamente, ok?
8)
Espero que agora ajude.
8)
Espero que agora ajude.
GOSTEI 0
Kledars
14/08/2003
´não precisa redeclarar a classe, vc pode incluir a propriedade nela´
Nela quem ?? na TColumn ??
Mas eu não consigo compilar ela....
GOSTEI 0
Xiconet
14/08/2003
Antes vamos corrigir algumas coisas, que errei, 1º que a classe aqui falada é o TDBGrid, ok. Antes de mais nda que propriedades ou funções pretende inserir no novo DBGrid. Agora sim, ´nela´ classe a TDBGrid.
GOSTEI 0
Kledars
14/08/2003
Vou tentar melhorar...
Quero adicionar a propriedade ´ColorText´ as colunas do DBGrid, como é uma propriedade configurada por coluna tenho que adicioná-la na TColumn.
Problemas:
1. Se eu simplismente criar uma classe TNewTColumn(TColumn), como vou fazer o DBGrid enxergá-la.
2. Pelo que estou conseguindo chegar, preciso criar uma classe TNewDBGrid(DBGrid) e uma TNewTColumn(TColumn), depois redefinir a propriedade Columns para TNewTColumn.
Mas isso não está funcionando !!!
Quero adicionar a propriedade ´ColorText´ as colunas do DBGrid, como é uma propriedade configurada por coluna tenho que adicioná-la na TColumn.
Problemas:
1. Se eu simplismente criar uma classe TNewTColumn(TColumn), como vou fazer o DBGrid enxergá-la.
2. Pelo que estou conseguindo chegar, preciso criar uma classe TNewDBGrid(DBGrid) e uma TNewTColumn(TColumn), depois redefinir a propriedade Columns para TNewTColumn.
Mas isso não está funcionando !!!
GOSTEI 0