Criacao de Componentes

Delphi

22/11/2006

Boa tarde a todos....

Tava lendo uns artigos a respeito de criacao de componentes e axei mto interessante...
Entao to qrendo criar um componente do tipow TEdit....

so q tenha uma propriedade ´Tipo´ ... com a opçao CPF, CNPJ.... nesse caso c o usuario escolher a opçao CPF ele cria uma mascara pra CPF senao cria uma mascara para CNPJ....

sei q naum vai ser mto ultil ... mais garanto q com issu vo aprende um poco sobre criacao de componentes ....

Alguem pode me ajudar?

Output

Output

Curtidas 0

Respostas

Rodc

Rodc

22/11/2006

Você deve então fazer um descendente do TMaskEdit.

Crie um novo Package (procure no menu New do Delphi);
Na tela do Package, clique em Add e depois na aba New Component;
No campo Ancestor Type escolha TMaskEdit;
No campo ClassName digite o nome do seu componente, por exemplo, TMeuMaskEdit;
Preencha os outros campos e clique em OK.
Para saber como criar propriedades, dê uma olhada no código fonte dos componentes do próprio Delphi, como por exemplo, o TCustomMaskEdit.

Qualquer dúvida é só perguntar.

GOSTEI 0
Martins

Martins

22/11/2006

[quote:27ac117a11=´Rodrigo Miss´]Boa tarde a todos....

Tava lendo uns artigos a respeito de criacao de componentes e axei mto interessante...
Entao to qrendo criar um componente do tipow TEdit....

so q tenha uma propriedade ´Tipo´ ... com a opçao CPF, CNPJ.... nesse caso c o usuario escolher a opçao CPF ele cria uma mascara pra CPF senao cria uma mascara para CNPJ....

sei q naum vai ser mto ultil ... mais garanto q com issu vo aprende um poco sobre criacao de componentes ....

Alguem pode me ajudar?[/quote:27ac117a11]

Tem algum tempo já que eu fiz um componente similar ao q vc está querendo fazer, ele validava CPF, CNPJ além de formatá-los tb, e fazia a formatação para CEP, FONE e DATA, removia caracteres acentuados, coisas assim triviais, vou procurar os fontes desse componente pois na época foi desenvolvido como parte de um material didático que eu usaria em um artigo. Encontrando uma cópia dos fontes te mando para vc estudar, mas eu usei na epoca TCUstomEdit e fazia a formatação no OnExit.

Boa sorte!!!

GOSTEI 0
POSTAR