Criação de funções e procedures
Olá pessoal. Mas uma vez estou aqui precisando daquela ajuda básica. Preciso criar uma function em que seja retornado o valor em um dos parâmetro. Tipo assim,
[b:99e18c2f09]function Dividir (divisor, dividendo: integer; quociente: integer): integer[/b:99e18c2f09]
O que eu quero é que quando eu chamar essa funcão eu informe somente o divisor e o dividendo. O resultado da divisão será exibida no quociente e o resto seria o valor retornado pela funcão.
PS: Não quero criar uma rotina para dividir. A funcão acima é só para ilustrar o que eu quero fazer com uma function mais complexa em rotina que eu estou tentando fazer.
[b:99e18c2f09]function Dividir (divisor, dividendo: integer; quociente: integer): integer[/b:99e18c2f09]
O que eu quero é que quando eu chamar essa funcão eu informe somente o divisor e o dividendo. O resultado da divisão será exibida no quociente e o resto seria o valor retornado pela funcão.
PS: Não quero criar uma rotina para dividir. A funcão acima é só para ilustrar o que eu quero fazer com uma function mais complexa em rotina que eu estou tentando fazer.
Tatuweb
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
21/03/2004
Colega,
Neste caso seria melhor criar uma classe, mas nada impede de utilizar passagem de parâmetros por referência ao invés de valor, entre outras alternativas.
Neste caso seria melhor criar uma classe, mas nada impede de utilizar passagem de parâmetros por referência ao invés de valor, entre outras alternativas.
GOSTEI 0
Skaarj
21/03/2004
var
Form1: TForm1;
function Dividir (divisor, dividendo: integer; quociente: integer): integer
implementation
{$R *.dfm}
function Dividir (divisor, dividendo: integer): integer
var
quociente: integer;
begin
quociente := dividendo / divisor;
result := dividendo mod divisor
end;
.
.
.
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
resto : integer;
begin
resto := Dividir(4,2);
showmessage(inttostr(resto));
end;
GOSTEI 0
Marco Salles
21/03/2004
O que eu quero é que quando eu chamar essa funcão eu informe somente o divisor e o dividendo
function Dividir (divisor, dividendo: integer; quociente: integer): integer
Declare o Parametro ´Quociente´ Com Parametro De Referencia, Basta Incluir No Cabeçalho Da Função Ou Procedure a Palavra Chave ´Var´..
Assim Toda a Alteração Que a Sua Rotina Fizer Com o Parametro Quociente Afetará O Dado Armazenado Na Memória..
function Dividir (divisor, dividendo: integer;VAR quociente: integer): integer
P:s Para Chamar a Função Não Precisa Da Palavra Chave Var
GOSTEI 0