Criação de funções e procedures

Delphi

21/03/2004

Olá pessoal. Mas uma vez estou aqui precisando daquela ajuda básica. Preciso criar uma function em que seja retornado o valor em um dos parâmetro. Tipo assim,

[b:99e18c2f09]function Dividir (divisor, dividendo: integer; quociente: integer): integer[/b:99e18c2f09]

O que eu quero é que quando eu chamar essa funcão eu informe somente o divisor e o dividendo. O resultado da divisão será exibida no quociente e o resto seria o valor retornado pela funcão.

PS: Não quero criar uma rotina para dividir. A funcão acima é só para ilustrar o que eu quero fazer com uma function mais complexa em rotina que eu estou tentando fazer.

Tatuweb

Tatuweb

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

21/03/2004

Colega,

Neste caso seria melhor criar uma classe, mas nada impede de utilizar passagem de parâmetros por referência ao invés de valor, entre outras alternativas.

GOSTEI 0
Skaarj

Skaarj

21/03/2004

var
  Form1: TForm1;
  function Dividir (divisor, dividendo: integer; quociente: integer): integer

implementation

{$R *.dfm}

function Dividir (divisor, dividendo: integer): integer
var
  quociente: integer;
begin
  quociente := dividendo / divisor;
  result := dividendo mod divisor
end;
.
.
.
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  resto : integer;
begin
  resto := Dividir(4,2);
  showmessage(inttostr(resto));
end;

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

21/03/2004

O que eu quero é que quando eu chamar essa funcão eu informe somente o divisor e o dividendo function Dividir (divisor, dividendo: integer; quociente: integer): integer

Declare o Parametro ´Quociente´ Com Parametro De Referencia, Basta Incluir No Cabeçalho Da Função Ou Procedure a Palavra Chave ´Var´..
Assim Toda a Alteração Que a Sua Rotina Fizer Com o Parametro Quociente Afetará O Dado Armazenado Na Memória..

function Dividir (divisor, dividendo: integer;VAR quociente: integer): integer 

P:s Para Chamar a Função Não Precisa Da Palavra Chave Var

GOSTEI 0
POSTAR