Criando o GDB
quando estou criando um banco de dados novo no firebird eu preencho a propriedade filename(s) com ex: c:\teste\teste.gdb logo ao lado no campo size eu deixo em branco e logo abaixo o page size fica 4096 o default caracter sete fica win1252 e o dialect fica 3. o que acontece se eu diminuir o page size?
Tap_pedroso
Curtidas 0
Respostas
Afarias
04/10/2004
|o que acontece se eu diminuir o page size?
o tamanho do banco em disco irá ´diminuir´ (ocupar menos espaço proporcionalmente ao número de registros) -- entretanto, o banco poderá ter q usar mais páginas para escrever um registro, diminuindo assim a performance.
4096 é um número ótimo geralmente (até pq é geralmente tb o tamanho dos cluster dos sistemas de arquivos). Mas dependendo da aplicação, 8192 pode ser ainda melhor. Baixos tamanhos de página geralmente não são utilizados mais hoje pq temos muito espaço em disco e muita memória (pq o cache do FB tb está ligado ao tamanho da página) a baixo custo -- mas depende da aplicação do banco.
T+
o tamanho do banco em disco irá ´diminuir´ (ocupar menos espaço proporcionalmente ao número de registros) -- entretanto, o banco poderá ter q usar mais páginas para escrever um registro, diminuindo assim a performance.
4096 é um número ótimo geralmente (até pq é geralmente tb o tamanho dos cluster dos sistemas de arquivos). Mas dependendo da aplicação, 8192 pode ser ainda melhor. Baixos tamanhos de página geralmente não são utilizados mais hoje pq temos muito espaço em disco e muita memória (pq o cache do FB tb está ligado ao tamanho da página) a baixo custo -- mas depende da aplicação do banco.
T+
GOSTEI 0
Tap_pedroso
04/10/2004
vou iniciar um sistema financeiro bem grande e que terá consultas e inserção de novos registro dando entrada no banco constantemente é aconsewlhavel que eu use 8192 ou posso usar o padrão mesmo 4096.
GOSTEI 0
Afarias
04/10/2004
a principio, só testando. Trabalhe com 4096 e depois quando o banco estiver em produção, com uma boa base de registros vc pode mudar para 8192 e fazer seus testes.
T+
T+
GOSTEI 0