Criando tabelas na execução do prog e 2 imagens em um botão

Delphi

08/06/2004

bem pessoalestou com 2 duvidas será que alguem poderia me ajudar???

[color=blue:4705d804ca]1º caso...
Tenhu um form para cadastro de funcionários só que neste existe um local para cadastrar os dependentes... Gostaria de saber como faço paracriar uma tabela na hora em que for feito o chamado para cadastrar os dependentes? e os campos como criar? [/color:4705d804ca]

[color=red:4705d804ca]2º caso...
Tenho um botão excluir com uma imagem... quando não existem dados na tabela ele fica desabilitado porem some a figura que eu utilizo!!! ficando o botão sem imagem apenas o texto... como adicionar uma outra imagem neste botão???[/color:4705d804ca]

exemplo:
a imagem colorida é exclui.bmp
e a preto e branco exclui2.bmp
se o botão estiver desable := exclui2
se estiver enable := exclui

axu que deu pra entender???

muito obrigado[b:4705d804ca][/b:4705d804ca]

Klaveren

Klaveren

Curtidas 0

Respostas

Poeta Noturno

Poeta Noturno

08/06/2004

Olá Klaveren, como vai?

Vou tentar resolver suas questões em cima do que eu entendi:

1º: Qual a necessidade de se criar em tempo de execução sua(s) tabela(s), se você pode criá-las em tempo de projeto e relacioná-las devidamente em um DataModule? (sistema um para muitos).

2º: Sua figura, provavelmente, está sumindo do seu botão quando ele fica desabilitado pq ela já tem a largura exata pedida pelo botão. Exemplo: se está configurada no seu botão para exibir uma figura com 22 pixels de largura, você deve ter uma figura de 44 pixels, para que se exiba metade quando o botão estiver enabled e a outra quando o botão estiver disabled. Essa configuração é feita através da propriedade NumGlyphs, ok?

Bom, espero ter ajudado em algo.

Um abraço

Poeta Noturno

GOSTEI 0
POSTAR