Criando um programa de pedidos

C#

28/07/2020

Preciso resolver um exercício para o meu curso mas estou tendo dificuldade em entender.
Sou totalmente iniciante no assunto de programação.
Alguém poderia me ajudar?

Como um primeiro protótipo do projeto, faça um sistema de pedidos de restaurante em um projeto Console.

Criar uma classe “ItemPedido” com as propriedades “descricao”, “valor_unitario” e “quantidade”.
Criar uma classe “Pedido” com uma propriedade privada do tipo lista (List<>) de “ItemPedido” e métodos para incluir item no pedido e para totalizar o pedido – este, retorna um valor Double com o total de todos os itens da lista.
Inclua também um construtor em “Pedido” para instanciar uma nova lista na propriedade criada.
Crie um programa em que seja possível informar vários itens de um pedido.
O usuário informa descrição, valor e quantidade.
O programa pergunta se deseja inserir novo pedido. Se sim, usuário pode incluir novo pedido. Se não, o programa exibe o total do pedido.
Valério

Valério

Curtidas 0

Melhor post

Stella Oliveira

Stella Oliveira

27/12/2020

Bem, a questão é simples, você precisa criar um exemplo de projeto que nada mais é que um sistema de pedidos, mas por ser protótipo é algo simples, não tendo a necessidade de integração com banco de dados, permissões e afins.

O sistema pede pra você criar uma classe que chama "ItemPedido" cujo possui os atribudos (descrição, valor_unitário, e quantidade).

Considerando estes atributos imaginamos que descrição seja uma string,
valor unitário um double e quantidade um inteiro.

Porque isso, bem descrição é texto né? se for do tipo char só se pode de um caractere, logo não condiz muito com um texto, texto requer mais de um caractere no caso de descrição, então string é a melhor alternativa aparente.

Valor unitário pode ser um double porquê , se for um inteiro consideramos que não pode ser R$ 10,99 então, podemos considerar um double ou float, mas duvido muito que o sistema de pedidos vai ter algo tão grande com preço para ser considerado um float nesse caso.

E quantidade, bem, não compramos 1,2 balas né? então inteiro é o melhor cenário também.

O sistema quer que você retorne valores para o usuário, então você precisa de um método de ToString para visualizar todos os pedidos e imprimir na tela.
Seguindo...

Crie uma classe pedido, com uma propriedade privada, ou seja o atributo dessa classe pedido Lista deve ser privada de itemPedido, ou seja, o tipo da lista é ItemPedido private List<ItemPedido>.

Na classe pedido temos os métodos incluir e total pedido, então total pedido me parece ser onde vai ser totalizado todos os pedidos da lista e incluir pedido é onde você vai adicionar itens na lista.

E por último, o programa pergunta se deseja inserir novo pedido, logo o sistema vai todo basear num while onde é feito uma lógica de enquanto o usuário quiser incluir um novo pedido o sistema vai pedir que ele preencha os campos e inclui um novo pedido no método de pedidos.

Espero ter ajudado,
Abraço !
GOSTEI 1
POSTAR