Criar e instanciar componentes visuais em Tempo de Execução - Delphi XE
Preciso criar componentes visuais em tempo de execução Delphi XE, mais quero poder instanciar eles, pra ter maior facilidade em acessar suas propriedades e eventos durante a programação, inclusive com codigo insite.
Tbuttons, TEdit´s, TLabels, TPanel´s, PageControls e Tabsheets...
Alguem poderia me dá um exemplo de código? ou classe a ser criada para instanciar?
Tbuttons, TEdit´s, TLabels, TPanel´s, PageControls e Tabsheets...
Alguem poderia me dá um exemplo de código? ou classe a ser criada para instanciar?
Jeremias
Curtidas 0
Melhor post
Gabriel Baltazar
18/10/2017
var label: TLabel; begin label := TLabel.Create(nil); label.Caption := 'Teste'; label.Left := 10; label.Top := 10; label.Parent:= seuForm; end;
GOSTEI 2
Mais Respostas
Jeremias
17/10/2017
var label: TLabel; begin label := TLabel.Create(nil); label.Caption := 'Teste'; label.Left := 10; label.Top := 10; label.Parent:= seuForm; end;
Faço dessa forma aí, mas tenho que prever tudo no ato da criação, inclusive o uso de métodos. Exemplo: Label.OnClik = minhaAção.
Eu queria ver uma forma de criar os componentes ou pré-definir sua criação em um método e poder instanciá-los em outro em todo o código, podendo acessar suas propriedades e métodos durante a programação, conforme necessidade, e no final destruir essas instancias? Criar num método e instanciá-los em outro. É possivel?
GOSTEI 0
Gabriel Baltazar
17/10/2017
Sim, Cria uma Unit separada que tenha um método recebendo um TForm no parametro e executa essa rotina acima.
GOSTEI 1
Wesley Yamazack
17/10/2017
Opa Jeremias, tudo bem?
Você está querendo acessar um Edit criado em tempo de execução em outro formulário, seria isso? Eu não sei se entendi mt bem a tua ideia ou qual seria o teu objetivo.
O teu TEdit pode ser acessado a qualquer momento, basta você usar form1.meuedit.text e você conseguiria pegar o conteúdo da propriedade texto, sacou? Me explica melhor teu objetivo para tentarmos ver uma forma de implementar.. q tal?
grande abraço
Você está querendo acessar um Edit criado em tempo de execução em outro formulário, seria isso? Eu não sei se entendi mt bem a tua ideia ou qual seria o teu objetivo.
O teu TEdit pode ser acessado a qualquer momento, basta você usar form1.meuedit.text e você conseguiria pegar o conteúdo da propriedade texto, sacou? Me explica melhor teu objetivo para tentarmos ver uma forma de implementar.. q tal?
grande abraço
GOSTEI 1