criar Servidor FTP

Infraestrutura

30/01/2014

gostaria de criar ou fazer algo parecido com um servidor FTP. quero pegar uns arquivos meus do meu computador quando necessario, mas somente em uma unica pasta.

então:

é necessario ter uma maquina servidor? se sim, pode ser feito em uma virtualizada?
programas, existem para isso?
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

Curtidas 0

Respostas

Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

Oi Aluisio, boa tarde!!

Meu camarada vai depender muito.

se nao me engano Tinha o WSFTP que vc conseguia fazer basicamente isso, era um programinha bem simples que vc indicava a pasta, mas na sei se existe ainda.

Para montar servidores de ftp, vc tera um nivel de complexidade um pouco maior, pq podera envolver liberacao de portas e acessos externos, ai entrara as rotas dos roteadores etc.

Pode ser mais simples utilizar as servicos de arquivos na nuvem que vc conseguira usar inclusive nos celulares, ao contratio do ftp.

E caso queira mesmo assim fazer, vc consegue fazer com maquinas virtualizadas tbm.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

30/01/2014

esses conhecimentos especificos de porta ja não é comigo, isso deve ser feito até em ambientes domesticos. desculpe se não fui claro.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

30/01/2014

é melhor fazer o esquema na nuvem mesmo!!!
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

30/01/2014

Skydrive é bom?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

SkyDrive eu gosto muito.

Pq o esquema de funcionamento eh bem familiar ao compartilhamento de pastas do Windows.

SE vc estiver usando o Office 365, ele melhora consideravelmente, se a versao do 365 for a mais completa, vc agrega ainda a opcao do SharePoint que tbm eh legal.

Mas como vc disse a respeito das questoes domesticas, acredito que com algum utilitario ftp vc consiga montar o servidor, so tera que dedicar um poquinho mais de tempo em pesquisa e configuracoes.

Com as VM eh interessante tbm e tbm eh possivel usar.

O unico problema eh que a maquina tem que ficar ligada o tempo todo. rsrsr
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

30/01/2014

acho que vou partir para o Skydrive mesmo. obrigado Alex e a todos!!!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

30/01/2014

Alex, desculpa pela pergunta, não sei se ja foi feita, mas como funciona o sharepoint?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

Oi Mariana, bom dia!!!

nao sei se ja fizeram essa pergunta, acho que nao, mas de qqr forma o SharePoint eh um ponto de compartilhamento que vc podera dar acesso a pessoas para esses arquivos, se nao estou errado ele eh para ser usando no ambiente corporativo windows e possivelmente referente a sites de internet.

No office 365 qdo vc faz a aquisicao de uma versao mais completa ele ja vem com o SharePoint e vc so tera que compartilhar o link do arquivo.

Qdo vc for criar um arquivo novo de excell ou de word por exemplo, vc criara direto por ele, tendo a opcao de salvar localmente ou no skydrive e compartilhar com o grupo de colaboracao, etc.

Nao sou a pessoa mais indicada para falar a respeito, pq os meus testes foram pequenos e posso estar equivocado com alguma coisa, mas basicamente foi isso que percebi.

Nao sei se ajudei ou atrapalhei.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

30/01/2014

ja deu para ter uma base boa com sua explicação! obrigada.

vou tentar ver se meu celular tem isso, rsrsrs
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

Oi Mariana, bom dia!!

O Office 365 do celular eh diferente. rsrsr

Nao dara a mesma funcionalidade a versao mobile se nao me engano eh basicamente para abrir os arquivos e ler e-mails. rsrsr

Mas ja faz um tempinho que vi, posso estar errado tbm. rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

30/01/2014

que chato hein...então é para usar no pc mesmo?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

dependendo que for vc ate consegue usar no celular...

mas eh a basta de planilhas e documentos, emails e etal...

mas a administracao vai precisar do pc, muito profavelmente.

o interessante eh que passar a ser intependente da plataforma... vc consegue usar no windows ou no linux... rsrsr
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

30/01/2014

ah, pensei que fosse mais avançado, rsrsrs, mas tudo bem, ja ajuda bastante.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

blz...

no celular so o basicao.. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/01/2014

me apareceu uma duvida, é possivel colocar uma maquina comum como servidor de arquivos? usando programas para isso?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

30/01/2014

blz...

no celular so o basicao.. rsrsr

tudo certo, estou brincando com meu aplicativo limitado. kkkkk
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

Acredito que sim. rsrsr

Nao sei se entendi muito bem mas acho que sim.

se for com o windows 7 por exemplo vc tera que ou dar acesso total a todos ou criar os usuarios no windows 7 e as pessoas digitarem, mas se nao me engano o limite sao 10 conexoes.

mas honestamente estou meio confuso pq faz muito tempo. rsrsr

me apareceu uma duvida, é possivel colocar uma maquina comum como servidor de arquivos? usando programas para isso?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/01/2014

tem que criar usuarios locais?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

Sim.

Tera que ser criado localmente, isso se vc quiser tem um controle maior.

caso contrario, no caso de um repositorio apenas, vc pode dar acesso a todos na pasta, ai ja estava disponivel na rede pelo compartilhamento.

O unico problema eh que caso queira usar mapeamentos, etc, para tentar agilizar e facilitar de um lado, tem que ser feito tudo localmente.

eh possivel que exista ferramentas que auxiliem nisso ou que deem uma efetividade maior, mas eu nao conheco.

tem que criar usuarios locais?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/01/2014

entendi agora. valeu.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

Blz...

entendi agora. valeu.
GOSTEI 0
Termaco Lt

Termaco Lt

30/01/2014

Existe vários programas que fazem o serviço de servidor FTP, que por sinal são muitos bons. ( Na Internet tem vários )

O próprio Windows 7 nas configurações dele, ele faz esse papel, basta habilitar o recurso de FTP e pronto.

Outra ideal bacana é criar um servidor virtualizado e instalar o recurso do FTP, mais pra isso sempre que for solicitar os arquivos o servidor tem que tá Up.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/01/2014

poderia explicar como se faz no Windows 7?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

Ola Roniere, eu me metendo novamente... rsrsr

da uma olhada nestes links.

[url]http://www.youtube.com/watch?v=vqYO-MW4rjM[/url]
[url]http://forum.baboo.com.br/index.php?/topic/232337-como-criar-um-servidor-ftp/[/url]
[url]http://social.technet.microsoft.com/Forums/windows/pt-BR/c56c5914-7ae0-4d4c-8ae4-65cc9512e618/servidor-ftp-no-windows-7?forum=winvistapt[/url]
[url]http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771012(v=ws.10).aspx[/url]

Blz.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Termaco Lt

Termaco Lt

30/01/2014

^
^
^
:)
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/01/2014

Valeu Alex e Nataniel!!!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/01/2014

Sussa... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/01/2014

Sussa... rsrsr

só pelo video deu para entender legal o processo. simples.
GOSTEI 0
POSTAR