Criar um programa para migração de dados

Delphi

18/07/2014

Boa tarde a todos!!

Estou com o seguinte problema, tenho um sistema desenvolvido em Delphi e Firebird. Pois bem, acabei de fazer um venda do sistema para um cliente que ja tem um programa com o banco de dados em postgreSQL, e a alguns dias atrás, fiz uma outra venda para um cliente que tinha um sistema em dbf.

Pra facilitar nas próximas vendas, estou querendo criar um programa pra fazer a migração de dados do sistema do cliente para o meu. Então queria saber como faço pra abrir a relação das tabelas, quando selecioná-las, abrir os campos que quero importar para o meu e assim por diante.

Alguém pode encarar essa bronca comigo?? não sei nem por onde começar....hehehe

Abraços

Junior
Lindolfo Junior

Lindolfo Junior

Curtidas 0

Respostas

Jair N.

Jair N.

18/07/2014

Boa Tarde, não é para desencorajar, mas, "toda migração é traumática". Existe a possibilidade da perda da informações pela incompatibilidade das bases de dados,

Observe que , você deverá ter um campo com um código numa tabela na origem, e este será outro código (novo) e em seus relacionamentos. Este processo de leitura e gravação "pode ocorrer" duplicidade, falta de integridade, etc.

Não existe um modelo para se basear, que possa facilitar sua causa. Monte suas consultas faça a crítica, estabeleça ordenação (tabela principal e relacionadas), é um processo demorado e todo feito na "munheca" mesmo...

PS: Se fosse tabelas equivalentes, seria um pouco mais fácil, mas mesmo assim, tem que seguir as regras estabelecidas na nova estrutura já criada...

Boa Sorte

Atc.

Boa tarde a todos!!

Estou com o seguinte problema, tenho um sistema desenvolvido em Delphi e Firebird. Pois bem, acabei de fazer um venda do sistema para um cliente que ja tem um programa com o banco de dados em postgreSQL, e a alguns dias atrás, fiz uma outra venda para um cliente que tinha um sistema em dbf.

Pra facilitar nas próximas vendas, estou querendo criar um programa pra fazer a migração de dados do sistema do cliente para o meu. Então queria saber como faço pra abrir a relação das tabelas, quando selecioná-las, abrir os campos que quero importar para o meu e assim por diante.

Alguém pode encarar essa bronca comigo?? não sei nem por onde começar....hehehe

Abraços

Junior
GOSTEI 0
Lindolfo Junior

Lindolfo Junior

18/07/2014

Então Jair, primeiro obrigado pela resposta, mas a minha base vai sempre sair do zero, a única coisa que eu quero é quando conectado no banco, mostrar as tabelas existente no banco e quando eu selecionar a tabela que me mostre os campos, pois daí, de acordo com a seleção dos campos que eu fizer, monto a leitura e gravação na minha tabela do sistema, entede??

abs..
GOSTEI 0
Jair N.

Jair N.

18/07/2014

Bem, sua dificuldade então é "abrir a base de dados" de origem? olha não entendi direito então, pois o "pgAdim" do PostgreSQL mostra para você, e se for o caso, você quer um componente que faça o procedimento de leitura e gravação? Eu desconheço, alguns utilitários podem te ajudar veja a exemplo: o "full convert" ele relaciona os campos de origem de uma tabela com os de destino, se te atender!

Então Jair, primeiro obrigado pela resposta, mas a minha base vai sempre sair do zero, a única coisa que eu quero é quando conectado no banco, mostrar as tabelas existente no banco e quando eu selecionar a tabela que me mostre os campos, pois daí, de acordo com a seleção dos campos que eu fizer, monto a leitura e gravação na minha tabela do sistema, entede??

abs..
GOSTEI 0
Lindolfo Junior

Lindolfo Junior

18/07/2014

Na verdade é assim, oque eu estou tentando criar é o seguinte:

a conexão do banco de origem é flexível, posso conectar no próprio firebird, postgre, mysql, etc... já a minha conexão de destino sempre será firebird, pois é o banco do meu sistema.

muito bem, selecionei o banco postgresql, abriu as propriedades de conexão, preenchi e conectei ao banco. Nesse momento quero que mostre pra mim as tabelas desse banco, pode ser num listview, grid, oque for mais fácil. Selecionei a tabela "TABELA1", num outro listview me aparece os campos pra eu selecionar oque eu quero trazer pro meu sistema, exemplo: codigo, nome, endereco e cidade, o resto não me interessa, então apartir daí faço a inserção desses dados no meu banco...

consegui explicar???? hehehe
GOSTEI 0
Lindolfo Junior

Lindolfo Junior

18/07/2014

esqueci de dizer, é uma coisa muito específica para meu sistema, então não compensa eu comprar o full converter só pra isso, entende...
GOSTEI 0
Rafael Mota

Rafael Mota

18/07/2014

Boa Tarde!

Já viu esse curso?

Aplicação para repasse de Dados
GOSTEI 0
Lindolfo Junior

Lindolfo Junior

18/07/2014

ainda não vi, pois não sou usuário MVP...
GOSTEI 0
POSTAR