Criar UML
Olá estou participando das aulas de Engenharia de Software e quero parabenizar a qualidade 100%, estou com algumas dúvidas:
Estou desenvolvendo um software e na aula de Introdução a UML, fala-se a respeito de diversos diagramas para desenvolver, então para começar o desenvolvimento teria que primeiro fazer todos os diagramas para depois ir para o layout do banco e finalizando com programação e testes?
Obrigada
Estou desenvolvendo um software e na aula de Introdução a UML, fala-se a respeito de diversos diagramas para desenvolver, então para começar o desenvolvimento teria que primeiro fazer todos os diagramas para depois ir para o layout do banco e finalizando com programação e testes?
Obrigada
Karina Machado
Curtidas 0
Respostas
Joel Rodrigues
30/05/2012
Olá, Karina.
Pois é, a ideia é realmente essa. Inicialmente modelamos o sistema para projetar sua forma, seu funcionamento, quais requisitos precisa atender para só então passar à parte prática. Os diagramas lhe auxiliam em tal modelagem, facilitando o entendimento e, consequentemente, a implementação, tornando-a mais prática e segura.
Por exemplo, precisamos desenvolver uma tela de venda de ingressos em um sistema que funciona em cinemas. Um diagrama de caso de uso nos permitirá ´´desenhar´´ a situação (a venda), com todos os detalhes envolvidos. Outros diagramas como o de domínio e de classes entram logo após, dando uma visão já mais voltada para o lado lógico (entidades envolvidas e suas representações em código).
Espero ter contribuído.
Pois é, a ideia é realmente essa. Inicialmente modelamos o sistema para projetar sua forma, seu funcionamento, quais requisitos precisa atender para só então passar à parte prática. Os diagramas lhe auxiliam em tal modelagem, facilitando o entendimento e, consequentemente, a implementação, tornando-a mais prática e segura.
Por exemplo, precisamos desenvolver uma tela de venda de ingressos em um sistema que funciona em cinemas. Um diagrama de caso de uso nos permitirá ´´desenhar´´ a situação (a venda), com todos os detalhes envolvidos. Outros diagramas como o de domínio e de classes entram logo após, dando uma visão já mais voltada para o lado lógico (entidades envolvidas e suas representações em código).
Espero ter contribuído.
GOSTEI 0
Karina Machado
30/05/2012
Olá, Karina.
Espero ter contribuído.
Espero ter contribuído.
Olá Joel, com certeza deve ser bem melhor desta forma vc não tem como se perder no desenvolvimento e acredito que fica mais produtivo e seguro. Pergunto? no decorrer do curso apresenta algum software para fazer esses diagramas ou tem algum exemplo feito para poder me guiar?
Obrigada pela atenção. :)
GOSTEI 0
Hudson Geovane
30/05/2012
Olá, Karina. Existem alguns softwares que facilitam a criação de diagramas, entre elas estão StarUML, Astah UML, Jude etc. Eles são bem fáceis de usar e têm um ótimo look and feel.
Você pode dar uma pesquisada, segue o link do Astah:
http://astah.net/download
Você pode dar uma pesquisada, segue o link do Astah:
http://astah.net/download
GOSTEI 0
Karina Machado
30/05/2012
Ok, obrigada vou começar a minha pesquisa agora.
GOSTEI 0
Igor Pereira
30/05/2012
Olá Karina,
Existe aqui no site em Cursos um curso de introdução a UML, é bem prático e introduz bem o assunto com exemplos.
Se você for assinante da revista Engenharia de Software terá acesso ao curso.
Utilizo o Visual Paradigm para modelar em UML.
Qualquer dúvida poste ae.
Existe aqui no site em Cursos um curso de introdução a UML, é bem prático e introduz bem o assunto com exemplos.
Se você for assinante da revista Engenharia de Software terá acesso ao curso.
Utilizo o Visual Paradigm para modelar em UML.
Qualquer dúvida poste ae.
GOSTEI 0