Curso Cobol Gratuito

Off Topic

18/06/2015

Cobol ainda vive e pelo que me contam quase não há profissionais, para quem gostar ou apenas tem curiosidade, um curso ou uma serie de cursos num total de 250 horas.

[url]http://www.cbsi.net.br/2015/06/curso-de-cobol-gratis.html[/url]
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Curtidas 0

Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Interessante Eduardo!
Conheço uma empresa que ainda possui o sistema de folha de pagamento desenvolvido em COBOL.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Interessante Eduardo!
Conheço uma empresa que ainda possui o sistema de folha de pagamento desenvolvido em COBOL.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Interessante Eduardo!
Conheço uma empresa que ainda possui o sistema de folha de pagamento desenvolvido em COBOL.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Pois é Marisiana, existem sim, são raras mas tem, mas ouvi dizer que ainda existem aplicações de "bancos" financeiros possuem sistemas legados.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

18/06/2015

Um profissional COBOL dos bons ganha de 6.000, 0 12.000,00 R$. Outra linguagem que quase não existem profissionais é o Pick System.

E trabalha para IBM, Fiat e outras grandes empresa.

Vez por outra faço uns freelancer em Cobol.

O problema destas tecnologias é que você fica confinado a um nicho. O Cobol terá vida longa ainda, mas o Pick tende a fenecer.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Essa tecnologia, COBOL, ainda está em evolução? Existem versões recentes dela?
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

18/06/2015

Essa tecnologia, COBOL, ainda está em evolução? Existem versões recentes dela?


Ih ai Marisiana tá sumida! É sempre agradável privar de vossa companhia!

Basicamente a linguagem não muda, lembre-se que cobol e linguagem e banco de dados, podendo ser usado como front-end para qualquer Bd também.

Mas com o advento do TCP/IP e web-services foi criado uma facilidade enorme na troca/distribuição de informações. O que seu uma sobrevida ao Cobol.

Normalmente trabalho (raramente pego este tipo de freelancer, pois normalmente são sistemas sem documentação e algum problema cabeludo) com mainframe e ai é old school.

Existe o Visual Cobol, mas nunca vi ou procurei informações sobre ele.

Agora Cobol separa os "homens dos meninos" (sem sexismo só ilustrativo), pois é necessário saber fazer balance-line, quebras e conhecer lógica de programação.

Mais iformações: COBOL
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Jothaz tu é antigo mesmo hein!!! hehehehe...Conheci uns dinossauros que trabalhavam com Clipper!!! hehehe

Ih ai Marisiana tá sumida! É sempre agradável privar de vossa companhia!


Seja bem vinda novamente!!!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/06/2015

Eduardo agora me senti completamente focilizado. rsrsr

Ja utilizei sistemas desnvolvidos em Cobol, Clipper e dataflex. rsrsr

Estudei desenvolvimento em clipper e sybase(acho que eh esse o nome da base de dados. rsrsr), trabalhei em software house que desenvolvia em clipper, mas antes fui encarregado de CPD em uma empresa que usada um software desenvolvido em dataflex. rsrsr

Tenho um amigo que acabou de ser contratado em uma empresa bancaria e vai trabalhar na area de seguranca e se nao estou enganado vao pagar para ele um curso em cobol porque ainda utilizam.

Abraco.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

18/06/2015

Eduardo Pessoa e Alex - Lekao,

Sou do Pré-Cambriano/Hadeano só para rir um pouco:
DBase III, Clipper, Turbo Pascal, Zim, dataflex, Pick, Cobol, PL1, Mumps, Natural, VB, VBA, ASP Classico, Java, C#.

Banco de dados (por incrível que parece uso SQL a mais de 25 anos):
DBF, Adabas, DB II, Access, SQL Server, Cache (Mumps), Oracle, PostgreSql e MySQL (sinceramente se for bd free prefiro mil vezes o PostGreSQL).

Hoje estou aprendendo:
Ruby (On Rails), Hannah Sap e Quickview.

E sinceramente consigo me lembrar da maioria das tecnologias que usei.

Cobol normalmente quando aparece algum freelancer é "rabo", até vale pela remuneração, mas pode preparar o couro que vai ser osso.

Infelizmente atualmente não tenho muito tempo para desenvolver, mas gosto muito de criar códigos, principalmente códigos não triviais.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Podemos considerar o Alex e o Jothaz duas espécimes raras no mundo da tecnologia, brincadeiras a parte, respeito muito quem tem experiencia em longa escala, que é o caso dos dois Srs!

Acho que a coisa mais antiga que mexi foi a internet discada, por conta do $$$$$.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/06/2015

kkkkkkk

nao faco a menor ideia do que sejam. rsrsr
Sou do Pré-Cambriano/Hadeano só para rir um pouco:


cara eu nao manjo nada de nada. rsrsr

mas sou meio antigueira sim, comecei em 1997, infelizmente sem muita evolucao. rsrsrsr e ja bem velho, com 22 anos, se nao me engano. rsrsr

ja cheguei a passar por eles, mas por uma questao de desacreditar na regiao em que vivia nao me dediquei mais a eles.

nunca fui fa de desenvolver, embora tenha visto alguma coisa, mas abandonei totalmente.

sem muito tempo, procuro me dedicar mais a banco de dados, mas tbm com conhecimento bem minimo.

minha historia se resume a basicamente apagar incendios e dar suporte e treinamento em softwares comerciais. rsrsr
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Jothaz tu é antigo mesmo hein!!! hehehehe...Conheci uns dinossauros que trabalhavam com Clipper!!! hehehe

Ih ai Marisiana tá sumida! É sempre agradável privar de vossa companhia!


Seja bem vinda novamente!!!

Obrigada Pessoal!!

Estive bastante ocupada nos últimos dias e não consegui acompanhar o fórum...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Podemos considerar o Alex e o Jothaz duas espécimes raras no mundo da tecnologia, brincadeiras a parte, respeito muito quem tem experiencia em longa escala, que é o caso dos dois Srs!

Acho que a coisa mais antiga que mexi foi a internet discada, por conta do $$$$$.

Concordo contigo Eduardo! =D

Mas eu conheço ZIM e uso alguns sistemas desenvolvidos com essa tecnologia.
A empresa que eu trabalho possui um ERP desenvolvido nessa tecnologia e tem um quantidade considerável de clientes utilizam.
Apesar de já existir o ERP desenvolvido em Java, vai levar um bom tempo para todos os clientes migrarem para o sistema novo.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

É aquela velha historia Marisiana, não mexe em time que está ganhando, quando um sistema funciona perfeitamente não tem por que mudar, enfim, essa é a logica que segue algumas empresas, há casos em que realmente não deve mas já em outros..
GOSTEI 0
Gleyton Menezes

Gleyton Menezes

18/06/2015

Já ouvi falar de Cobol, é muito dificil aprender?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

É aquela velha historia Marisiana, não mexe em time que está ganhando, quando um sistema funciona perfeitamente não tem por que mudar, enfim, essa é a logica que segue algumas empresas, há casos em que realmente não deve mas já em outros..

O problema é o curso da manutenção dessas linguagens.
Quando uma lei e precisa ajustar os sistemas é uma maratona para os desenvolvedores, pois praticamente não existe objetos ou componentes prontos, tem que criar tudo na mão.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Existem casos assim.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Eu quis dizer custo e não "curso" ...
O problema é o curso da manutenção dessas linguagens.
Quando uma lei e precisa ajustar os sistemas é uma maratona para os desenvolvedores, pois praticamente não existe objetos ou componentes prontos, tem que criar tudo na mão.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/06/2015

rsrsr

honestamente eu li custo... rsrsr

nem tinha percebido.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

hahhahha... eu digitei super rápido essa resposta.. acho que mais pensei do que escrevi ...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Já ouvi falar de Cobol, é muito dificil aprender?

Gleyton, não sei como é COBOL, mas se for semelhante ao ZIM. eu diria que depende de cada um.
Pra quem tem uma boa capacidade de raciocínio lógico o aprendizado é mais fácil.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/06/2015

sei bem como eh...

eu mandei uma mensagem pelo celular enquanto resolvia uma questao, e parte do que falei para alguem que estava comigo escrevi na mensagem....

imagine como ficou a pessoa do outro lado. kkkk

hahhahha... eu digitei super rápido essa resposta.. acho que mais pensei do que escrevi ...
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

18/06/2015

Já ouvi falar de Cobol, é muito dificil aprender?


O Cobol foi criado pelo Departamento de Defesa do USA sob a orientação Grace Hop ou Hoper e é uma linguagem bem simples, na verdade quando se tem um bons fundamentos de lógica de programação, qualquer linguagem é fácil de se aprender.
Hoje os editores simplificam o trabalho, ma no inicio era trabalhoso pois cada seção e comandos devem iniciar em uma coluna específica.
Agora deve-se conhecer bem de lógica, pois não existe as facilidades de esta tudo pronto como nas linguagens modernas.
Pelo que sei a última atualização foi por volta de 2000 onde foram feitas adições referentes a Orientação a Objetos, mas são recursos bem limitados, mas que quebram um galho.

Exemplo do Hello Word em Cobol:
      IDENTIFICATION DIVISION.
      PROGRAM-ID. HELLO-WORLD.
      PROCEDURE DIVISION.
          DISPLAY 'Hello, world'.
          STOP RUN.


É aquela velha historia Marisiana, não mexe em time que está ganhando, quando um sistema funciona perfeitamente não tem por que mudar, enfim, essa é a logica que segue algumas empresas, há casos em que realmente não deve mas já em outros..

O problema é o curso da manutenção dessas linguagens.
Quando uma lei e precisa ajustar os sistemas é uma maratona para os desenvolvedores, pois praticamente não existe objetos ou componentes prontos, tem que criar tudo na mão.


Eu particularmente sou a favor da migração, mas entendo a resistência, pois como trabalho em várias empresas vejo como existem projetos fracassados.
A qualidade das empresas que prestam serviços de TI é sofrível, para não dizer amadoras.
Agora interessante que o ZIM ainda viva. Sinceramente achei que já tinha se extinguido, pois mesmo quando usei não era muito difundido.
Vale ressaltar que na época era uma excelente tecnologia para microinformática pois integrava banco de dados e linguagem de programação e era o único que quando ocorria um pique de energia mantinha a integridade dos dados. Uma das maiores fraquezas dos .DBF (DBase, Clipper e Fox).
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Se não fosse as desvantagens em relação as tecnologias novas, ainda seriam excelentes.
Sempre ouço os desenvolvedores dizer que o ZIM é bem rápido para executar rotinas pesadas e que se tornam demoradas nos demais bancos.
Mas tem muito de "Programação Orientada a Gambiarra" nessas linguagens, pois na maioria das vezes eles tem que dar voltas enormes para conseguir extrair algumas poucas informações.
Imagina o trabalho que dá para extrair dados dessas bases....
Ainda bem que a tecnologia evoluiu!!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Se não fosse as desvantagens em relação as tecnologias novas, ainda seriam excelentes.
Sempre ouço os desenvolvedores dizer que o ZIM é bem rápido para executar rotinas pesadas e que se tornam demoradas nos demais bancos.
Mas tem muito de "Programação Orientada a Gambiarra" nessas linguagens, pois na maioria das vezes eles tem que dar voltas enormes para conseguir extrair algumas poucas informações.
Imagina o trabalho que dá para extrair dados dessas bases....
Ainda bem que a tecnologia evoluiu!!
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

18/06/2015

Se não fosse as desvantagens em relação as tecnologias novas, ainda seriam excelentes.
Sempre ouço os desenvolvedores dizer que o ZIM é bem rápido para executar rotinas pesadas e que se tornam demoradas nos demais bancos.
Mas tem muito de "Programação Orientada a Gambiarra" nessas linguagens, pois na maioria das vezes eles tem que dar voltas enormes para conseguir extrair algumas poucas informações.
Imagina o trabalho que dá para extrair dados dessas bases....
Ainda bem que a tecnologia evoluiu!!


Pois é todos este bancos de dados antigos padecem do problema de compartilhamento de informações. Dai aparecem mil softwares e soluções POCO/POG oara contornar estsa situações. Mas não é fácil convencer ao clientes a mudança.

Olha realmente ZIM, Pick, Mumps (Cache) são uma monstruosidade de rápidos, mas tem seus custos, pois não existe constraints por exemplo de integridade referncial e mesmo os dicionários de dados são primitivos. Nunca fiz nenhuma medição, mas acredito que Oracle e SQL conseguiriam ter as mesma poerformance.

O problema é convencer o cliente de um projeto de migração e não podemos nos esquecer dos dados do legado.

Mas faço miha suas palavras "viva a evolução da tecnologia".
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Não conheço SQL (terei que conhecer em um futuro próximo) mas sei que existe uma versão que é a ZIM For Oracle.
Sei de uma empresa que utiliza essa versão, aonde os dados são armazenados no Oracle mas a maior parte da interface dos sistemas é em ZIM.
A diferença é que com o armazenamento dos dados em um outro SGBD é mais fácil utilizar outros recursos como, por exemplo, a implementação de sistemas de B.I., sites de E-Commerce, etc.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

18/06/2015

Não conheço SQL (terei que conhecer em um futuro próximo) mas sei que existe uma versão que é a ZIM For Oracle.
Sei de uma empresa que utiliza essa versão, aonde os dados são armazenados no Oracle mas a maior parte da interface dos sistemas é em ZIM.
A diferença é que com o armazenamento dos dados em um outro SGBD é mais fácil utilizar outros recursos como, por exemplo, a implementação de sistemas de B.I., sites de E-Commerce, etc.


Então melhorou muito, pois quando usei era o um bd nativo dele. Com qualquer db relacional distribuir a informação entre plataforma heterogêneas, do contrário dá muito mais trabalho.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

18/06/2015



Muito interessante, obrigado pelo trabalho de postar o link.

Não pretendo usar o Zim, mas acho interessante com conhecimento.
GOSTEI 0
Gleyton Menezes

Gleyton Menezes

18/06/2015

Já posso imaginar Marisiana, só não vejo esse curso por causa do tempo, mas quando der verei.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Por nada!!
Descobri esse site hoje .. =D e olha que eu já tinha pesquisado sobre ZIM outras vezes e não surgiu esse site nos resultados das pesquisas.
E olha que interessante: ZIM 8.5 for Android
GOSTEI 0
Gleyton Menezes

Gleyton Menezes

18/06/2015

Nunca tinha ouvido falar do ZIM, é muito antigo e ainda hoje vinga? Pelas minha leituras até o Delphi está na ativa tambem com desenvolvimento Android.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Sim Gleyton, o ZIM ainda vive, isso também é novidade pra mim.

O Delphi hoje é uma grande plataforma de desenvolvimento e está em constante evolução. Veja: Delphi Tour 2015: RAD STUDIO XE8
GOSTEI 0
Gleyton Menezes

Gleyton Menezes

18/06/2015

Nunca vi Delphi na prática mas ouvi dizer que era o que dominava nos sistemas comerciais desktop.
GOSTEI 0
Ricardo Tabone

Ricardo Tabone

18/06/2015

Pessoal,

Sim, o SGBD Zim ainva vive!

Eu sou prova disso. Aqui no Canadá eu sou o documentador oficial do Zim e também o contato externo com o mundo virtual.
Exsitem vários projetos em andamento para tornar o Zim ainda mais viável.

O que o Zim ofereça agora:

-Aderência total ao modelo ER;
-Linguagem de programação integrada
-Processamento baseado em conjuntos (sets) e não registro por registro (daí vem a rapidez mentionada acima)
-Conectividade através de outros bancos de dados SQL
---Essa conectividade é feita através dos drivers JDBC nativos dos respectivos bancos de dados SQL com um módulo chamado JDBC SAM. É uma ponte entre os comandos Zim e o banco de dados SQL. Funciona com Oracle, MS SQL Server e PostgreSQL

As coisas mais recentes com a versão Zim 8.50:
-Servidor multiusuário em tempo real
-Servidor multiplataforma (Windows, Linux, Android e Raspberry Pi)
-Cliente multiplatforma (Windows, Linux, Android, iOS e navegadores). Sim, é possível rodar o mesmo programa com a mesma interface em Windows, Linux, Android, iOS e dentro de um browser.
-Desevolvimento em ambiente integrado (ZimIDE)
-Administração centralizada (local ou remoto, usando ZimExplore)

Convido todos vocês a visitar o nosso site e baixar a nova versão: http://www.zim.biz/download-zim-850

Aqui temos uma explicação da arquitetura do Zim (em inglês: http://www.zim.biz/zim-850-glance)

Estou aberto a responder qualquer pergunta.

Ricardo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Obrigada por contribuir Ricardo!
Compartilhei o link sobre a versão mais recente que encontrei no site de vocês, mas não imaginava que houvessem todas essas melhorias.
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

18/06/2015

pelo menos o primeiro curso da lista ensina C. vou ver os outros
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

pelo menos o primeiro curso da lista ensina C. vou ver os outros


Qual a lista Dorivan?
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

18/06/2015

Cobol ainda vive e pelo que me contam quase não há profissionais, para quem gostar ou apenas tem curiosidade, um curso ou uma serie de cursos num total de 250 horas.

[url]http://www.cbsi.net.br/2015/06/curso-de-cobol-gratis.html[/url]


desse link... o primeiro curso eu fiz, BrasilMaisTI.. e os exemplos (pelo menos do (Cobol) Algoritmos ( 40 horas ) ) são apresentados em C. eles ensinam o basico, variaveis, extrutura de selecao, repetição mas tudo em C. de cobol so tem o nome no titulo do curso.
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

18/06/2015

[img:descricao=Meu Certificado do Curso]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/158867-20150629-143220.png[/img]
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Ah,não tinha visto!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Você chegou a trabalhar com COBOL, Dorivan?
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

18/06/2015

não, não cheguei a usar cobol.. aqui na empresa tem uma pessoa que usava um sistema de folha de pagamento em cobol, volta e meia ele fala desse sistema.
eu já trabalhei com clipper, fiz manutençao em um sistema da empresa em clipper por uns 4 anos. hoje em produção basicamente so uso delphi, mas ja estudei de tudo um pouco, o Cobol é algo interessante quero ver como é que funciona.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

É uma linguagem bem antiga... Sabe se ela está em evolução, se há versões recentes?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Me corrijam, mas eu acho que não teve mais evolução, o que eu sei é que existem sistemas legados.
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

18/06/2015

na verdade nao sei dizer, talvez nao tenha evoluido se comparar com as opçoes que existem hoje em outras linguagem.
a grande questão do cobol é que existem muitos sistemas que ainda são utilizados... a primeira vez que eu fiquei interessado em aprender cobol foi quando um amigo que ao trabalhar para um banco na area de TI me falou sobre Cobol, Linguagem Natural e um banco de dadaos Adabas.

muito provavel que para novos produtos se utilize as linguagens mais atuais (Java, .Net etc) mas qualquer pesquisa que voce faz sobre cobol tem recomendação de empresas grandes sugerindo que se estude a linguagem pois muita coisa dificilmente vai ser substituida tão cedo, seja por dificuldade do proprio software, seja pela extrutura fisica que ja existe.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Caraca banco de dados ADABAS, li um pouco sobre ele.
Concordo contigo, mas tem a questão de não quererem mexer no que está quieto e funcionando perfeitamente.
GOSTEI 0
Ricardo Tabone

Ricardo Tabone

18/06/2015

De nada, Marisiana.

Como o tempo passou, e a maioria dos sistemas em Zim é legado, estamos fazendo um grande esforço para reintroduzir o Zim no mercado.
Portanto, cada visita e cada opinião sobre o Zim vale muito para nós!

Obrigado de novo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Eu que te agradeço pela participação aqui no Fórum Devmedia, Ricardo.
Desejo sucesso para vocês nessa caminhada!
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Ricardo, que você permaneça participando do forum!!!
GOSTEI 0
Ricardo Tabone

Ricardo Tabone

18/06/2015

Obrigado pela acolhida.

Só para constar, o Zim não tem nada a ver com COBOL. Nem mesmo a idade! (COBOL apareceu em 1959 e o Zim foi lançado em 1983, e eu tenho os primeiros manuais!)

Alguém chegou a aprender Zim na faculdade?

Estou fora do Brasil já faz 20 anos e não faço ideia de como esteja a situação do Zim nas faculdades brasileiras.

Abraços

Ricardo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

18/06/2015

Não sei dizer quando deixou de ser ensinado o ZIM e o COBOL nas universidades, mas em 2004 já se aprendia a programar com o Turbo Pascal.
Eu comecei a estudar em 2007 e dois anos depois, passaram a ensinar C no lugar de Pascal.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

18/06/2015

Conheci Pascal tambem, mas parece que C é que domina atualmente!
GOSTEI 0
POSTAR