Curso ou Pos-Graduação

Engenharia de Software

02/03/2014

olá a todos, amigos, existem cursos de nivel superior em Engenharia de Software? se tiver, alguem poderia me explicar como esses profissionais poderão alcançar o objetivo de uma profissão, ja que existe uma cultura de que "para ser analista tem que ser um bom programar" não sei se isso se aplicaria ao curso de Engenharia de Software.

ja sobre a pos-graduação, acredito que a pergunta acima não se aplica.

obrigada.
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

Curtidas 0

Melhor post

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Olá Claudinho!
Eu estou gostando do MBA que estou fazendo, tenho adquirido um conhecimento muito bom através dos materiais disponibilizados...
Se comparar com os demais MBA, eu diria que sinto falta de aulas práticas, pois tem sido bastante teoria e a prática tenho que me virar.

O wPós é um programa criado pela AVM Faculdade Integrada e que é administrado pela UnyLeya que é uma instituição portuguesa que possui uma filial situada no Distrito Federal. Várias instituições participam desse programa, como a UCAM, a AVM, a FUNCEFET,... Antes de me inscrever verifiquei todas essas instuições procurando informações como o alvará de licença e registro no MEC, pois eu também não conhecia e não tinha nenhuma referência.

Após a realização da matricula e da confirmação do pagamento da primeira parcela, recebi o acesso ao portal de ensino. Através desse portal, os coordenadores das disciplinas repassam o material de estudo, disponibilizam as tarefas e abrem fóruns de discussões sobre os assuntos da disciplina. Cada disciplina tem uma data de inicio e uma data de término, com duração de mais ou menos um mês cada uma. O conteúdo das disciplinas são divididos em Unidades e para cada unidade o professor realiza tarefas relacionadas ao conteúdo da unidade, sendo que é recomendado é que seja realizada uma unidade por semana.

Com relação as provas, só há uma prova presencial que é realizada no final do curso, no mesmo dia em que é realizada a apresentação do trabalho de conclusão. Ainda estou na metade do meu MBA então não sei te passar maiores informações a respeito disso
GOSTEI 1

Mais Respostas

Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

Oi tudo bem?
A engenharia de software é a área que abrange, desde o inicio da criação de um software, até a entrega da criação, desde definir qual tecnolocia será usada, qual banco de dados, os riscos do projeto, valores, equipe, os engenheiros de software tem uma visão ampla de tudo que vai acontecer dentro da implementação, eles que definem todos os processos que serão feitos. Até a entrega.
Hoje em dia existem superiores em engenharia de software sim, dai vai depender muito do lugar e da demanda para este profissional, que ainda não é tao utilizado dentro das empresas,
Pós graduação até é mais fácil de chara, por exemplo, eu tenho uma pós focada em engenharia de software.
Qualquer dúvida estou a disposição


Att,
Chiodini
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

tudo bem sim Leandro!!!
sobre o que escreveu, os profissionais dessa area especifica, deve apenas existir nas software house, raramente deve existir em outras de ramo diferente.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

Hoje é aonde eles mais são procurados,
Mais nada impede de ser contratado por uma outra empresa,
e ter participação efetiva em uma implantação de software por exemplo,
fazendo o gerenciamento por parte do cliente da software House.

Vejo muito disso aqui,
São contratados como
Supervisores de TI
Coordenadores de TI

E por ai vai.

att,
Chiodini
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

então é uma boa ter isso no curriculo. interessante, pensava que fosse algo mais limitado.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

se ninguem mais quiser escrever, pode considerar o post 100%.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Olá!!
Já vi instituições oferecendo mestrados e MBA em Engenharia de Software.
Além das funções que o Leandro citou, para possíveis contratações, penso que uma especialização dessas é bem útil pra quem quer focar no trabalho como analista de sistemas e analista de negócios.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

obrigada Marisiana por participar.

poderia informar as insituições que oferecem as pos e o MBA?

e sobre o analista de negocio, você tem mais informações?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Especializações e mestrados:

wPos

PUC-SP

FUNIBER

De momento encontrei estes, teria que pesquisar nas instituições....


GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Tinha esquecido desses:
Faculdade Impacta Tecnologia
IBTA

Essas são instituições que oferecem cursos muito bons da para a área de TI.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

todos longe, existe algo que seja online, apesar de não gostar.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Esse que tem no site da wPos (link acima) é a distância.
Estou fazendo um MBA em Data Warehouse e B.I. que faz parte desse mesmo programa, estou gostando do curso apesar de não ter aulas práticas presenciais.
Assim, tempo que me puxar mais e aprender mais sozinha, isso não é ruim, mas as vzs acabo levando mais tempo pra entender....
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

desculpa, não tinha reparado, vc esta fazendo esse? e como vc faz, os estudos, quanto tempo por dia?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

desculpa, não tinha reparado, vc esta fazendo esse? e como vc faz, os estudos, quanto tempo por dia?


Há um portal no qual temos acesso ao material didático, ao cronograma do curso, a todas as informações que precisamos..
Nele tem salas de discussões que podem ser utilizadas pra se comunicar com o professor e com os colegas..
O professo fica disponivel para tirar dúvidas apenas no periodo de duração da disciplina que ele está coordenando. Assim, ele distribui as atividades e as tarefas que devemos fazer em cada semana, e cada um faz no tempo que tem livre.
Às vezes faço atividades de 3 semanas em um único fim d semana, isso depende do tempo que tenho e do planejamento da minha agenda mensal...
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

ahhh, então se vê apenas 1 disciplina não é? ou são mais de uma?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

É uma disciplina por vez, cada uma tratando de um assunto específico e o curso tem duração de 12 meses,
No final tem a prova presencial envolvendo conteúdos de todas as disciplinas e também a apresentação do TCC.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

otima, assim não tem perigo de desfocar sobre o assunto, gostei dessa forma, inteligente.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Uhum... Se vc acessar o link que te passei, vai ver que constam as disciplinas que são estudadas ao longo do MBA.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

eu vi sim, são as de 40 horas, cada disciplina, é esse?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Isso, cada disciplina tem uma quantidade de horas definidas, mas depois na plataforma de ensino você tem acesso ao cronograma com as data de início e fim d cada disciplina.
O professor divide o conteúdo da disciplina em Unidades e a cada semana ele especifica qual Unidade deve ser estudada e disponibiliza as tarefas a serem realizadas para você obter a nota da disciplina.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

foi esse mesmo que vi. obrigada.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Por nada!
Eu só sinto falta de algumas aulas práticas, mas mesmo assim o material que têm sido repassado, nessa q estou fazendo, é muito bom.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

é, em algumas disciplinas fica um pouco estranho, somente teoria.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

Marisiana, essas pos, são somente no cartão?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Eles fazem à vista, no cartão de crédito, em cheque ou então vc pode negociar e pedir pra fazer em boletos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

hum, nesses boletos é que deve ser um burocracia grande não é?
obrigado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Não, é bem simples, eles mandam a fatura por e-mail todo o mês, a desvantagem é que te mais juros e, com isso, o custo total fica mais alto.
A melhor forma de pagamento parcelado é no o cartão de crédito porque os juros são baixos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

interessante, e quase não existe, fazer um curso com boleto.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Olha, não sei como é por ali onde vocês moram, mas por aqui é bem normal.
Todos os cursos que fiz até agora sempre paguei em boletos e pelo que vi sempre foi a forma de pagamento mais utilizada.
O boleto é um comprovante "fácil" de que você está cursando, pode ser utilizado, por exemplo, para ser apresentado na empresa onde vc trabalha no caso de vc receber auxilio no pagamento.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

existir existe, mas tem que ser pago o valor total. desconheço a forma de parcelar em boletos sem burocracia.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Ah sim, sempre tem burocracia... Mas isso, eu imagino que, fica por conta da instituição. Eu nunca precisei fazer nada além de passar meus dados pessoais.
E eles fazem parcelado nos boletos...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

melhor assim. bem que deveriam fazer isso por aqui. seria bem util.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Mas tchê! Então, é por isso que tenho orgulho em ser do Sul! =D (brincadeirinha)
Mas, eu consegui fazer fazer parcelado em boletos pra pagar essa pós a distância q estou fazendo agora, e não tive problemas...
Deve ser falta de iniciativa das instituições, porque eu vejo como uma opção a mais.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

02/03/2014

Alguém já teve uma valorização REAL do emprego por conta de um MBA?
Ou então, alguém aqui já conseguiu um emprego em TI porque tem MBA?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

Mas tchê! Então, é por isso que tenho orgulho em ser do Sul! =D (brincadeirinha)
Mas, eu consegui fazer fazer parcelado em boletos pra pagar essa pós a distância q estou fazendo agora, e não tive problemas...
Deve ser falta de iniciativa das instituições, porque eu vejo como uma opção a mais.


isso mesmo, falta de iniciativa mesmo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Alguém já teve uma valorização REAL do emprego por conta de um MBA?
Ou então, alguém aqui já conseguiu um emprego em TI porque tem MBA?


Eu consegui!
No meu emprego atual trabalho aplicando conhecimentos que adquiri no meu primeiro MBA.
Depois disso, comecei a fazer o segundo MBA que é 100% relacionado ao que estou trabalhando agora.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

02/03/2014

Hum...mas conseguiu o emprego por conta do curso? Uma coisa é isso, outra é aplicar o conhecimento adquirido.
Se for, é a 1ª pessoa que ouvi falar. Vamos ver se mais alguém irá se manifestar...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Eu tive uma disciplina no curso onde aprendi sobre o q estou trabalhando agora.
Fui chamada pra entrevista pelo conhecimento que eu tinha com banco de dados e maior parte desse conhecimento adquiri no MBA.

GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

ainda pretendo fazer algo mas no momento está muito complicado, mas atualmente é bom ja está trabalhando mais ou menos com aquilo que está estudando, pq se não, se torna mais dificil.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

Bom dia Pessoa,

Desculpem minha ausência, mais estou gerindo uma troca de ERP, em uma empresa o que esta me consumindo muito,
Porem nao poderia deixar de comentar os ultimos tópicos,
Eu concordo com a Marisiana,
Não sei se isso é aqui do Sul, mais aqui um MBA uma Pós é muito bem visada para a contratação sim,
Afinal os cursos aqui são bem fortes.
Podem adicionar mais um na lista de profissionais que conseguiram empregos por terem Pós ou MBA.
No meu caso foram os dois.

Fui consultor durante 4 anos, tendo uma Pós em Consultoria de implantação.
E hoje com MBA em Gestão de TI, estou gerindo a TI de uma empresa.

Agora como participante da contratação efetiva do pessoal do setor, eu vejo com certeza a formação da pessoa.
antes mesmo de chamar para uma entrevista.

Bom espero ter ajudado.
Perdoem a minha falta de tempo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Obrigada por reforçar a idéia e contribuir para nossa conversa Leandro!
Realmente, ter ou estar cursando um MBA ou uma Pós faz diferença, não só pelo conhecimento adquirido mas porque passa a idéia de que a pessoa busca adquirir conhecimento.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

bem legal quando se tem uma visibilidade maior por conta de uma pos e um MBA.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

A gente aprende mais nas especializações pois são sobre um assunto específico e, por isso, se adquire uma visão bem mais ampla sobre esse assunto.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

na faculdade as coisas correm um cronograma bem apertado...aula, trabalho e prova...aula...trabalho e prova...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

É que na graduação eles tentam dar uma boa base que possamos conhecer sobre a área.
Por mais que sempre se comece trabalhando como desenvolvedor, é depois disso que cada um vai escolher no quer se aperfeiçoar e buscar adquirir conhecimento.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

verdade, a faculdade, por mais que pareça ser um grande passo, é apenas o inicio. isso depende de cada objetivo é claro(pessoal).
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Uhum... Pra quem estuda cursos mais focados como o de ADS, por exemplo, já está destinado a trabalhar com desenvolvimento de software, mas mesmo terá que se responder questões como:
- Em que linguagem de programação vou trabalhar?
- Vou ser desenvolvedor ou vou adquirir conhecimento para trabalhar como analista de sistemas?
- Vou ficar trabalhando como analista ou quero evoluir pra um cargo mais elevado como analista de negócios?
São muitas possibilidades que irão depender de uma escolha logo que acabar a graduação. Porque para cada escolha um caminho deverá ser seguido e por incrível que pareça, pode não ser o mesmo caminho.

GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

é verdade, um curso abre um leque de opções das mais diversas areas. bem interessante as perguntas levantadas.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

A gente aprende mais nas especializações pois são sobre um assunto específico e, por isso, se adquire uma visão bem mais ampla sobre esse assunto.


oi Marisiana, faz um tempinho que não participo do post, uma duvida quanto a uma pos e um MBA, sabe informar qual a diferença basica, queria saber.
obrigada.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Oi Fernanda! =)
Dá uma lida nessas duas matérias que tem uma explicação bem definida sobre a diferença entre um e outro, assim fica mais fácil de vc entender.
[url]http://www.ceviu.com.br/blog/info/artigos/entenda-as-diferencas-entre-uma-pos-graduacao-e-um-mba/[/url]
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/parceiros/maisestudo/diferenca-entre-pos-mba-e-mestrado.shtm
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

Ajudou bastante, duvida esclarecida.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

Marisiana, gostei, tambem não sabia das diferenças.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Uhum... E uma vez li em uma reportagem onde dizia que os salários para quem tem MBA são mais altos que os para quem tem pós, que quase se igualam a quem tem mestrado.
Entendi o porque lendo uma dessas reportagens dos links q postei a cima. Quem faz MBA geralmente já tem experiência e está procurando se aperfeiçoar mais ainda e, por isso, pode concorrer a vagas para níveis mais elevados e não apenas para iniciantes.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

exatamente, realmente existe essas diferenças nas quais eu não fazia ideia, muita gente fala que vai fazer uma pos, um MBA um mestrado e não sabe pq vai fazer.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

então uma pos é a melhor opção para quem não tem experiencia?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Não sabem porque não se informam. Antes de começa o meu primeiro MBA eu fui pesquisar qual era a diferença entre um e outro pra ter consciência de qual rumo eu estava dando para minha carreira.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

então uma pos é a melhor opção para quem não tem experiencia?

Depende no que vc vai fazer....
Se vc for fazer gerenciamento de projetos, vc deve no mínimo saber sobre a análise de sistemas, ter boas noções das etapas d um projeto como um todo.
Se vc for fazer uma pós ou MBA pra banco de dados, vc deve ter todo conhecimento de modelagem de dados, deve saber SQL,...
Afinal, vc está indo fazer uma pós pra aprofundar o conhecimento e não pra aprender do zero. Todos cursos de especialização parte de um princípio levando em consideração que os alunos já tem uma boa bagagem de conhecimento que obteram na graduação e trabalhando na área.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

então depende da area, tipo isso?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Fernanda, eu tava editando o a minha postagem e complementando a minha resposta quando vc postou a última pergunta....
Consegui te responder pelo comentário à cima?
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

agora sim, ta certo.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

02/03/2014

MBA (Master Business Administration) é uma pós-graduação (especialização) em administração. Algo voltado para os negócios e gestão de empresas.

Este termo é novo no Brasil, por isso, muitos cursos o usam de maneira equivocada (ou para fazer propaganda errada mesmo). Não existe MBA em banco de dados ou engenharia de software, este curso é visto como uma pós-graduação lato sensu (especialização) nestas áreas.

Quem deseja ter um MBA de fato, deve buscar fazer um no exterior ou algum com intercâmbio. Esta matéria aponta uma realidade: http://www.estudarfora.org.br/a-diferenca-entre-cursar-mba-no-brasil-e-no-exterior/


Att,
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Claro que existe Parrera... Se não existisse, as instituições que foram citadas ali, não teriam seu reconhecimento.
Algumas informações dessa reportagem não estão condizentes com a realidade.
Os MBA presenciais das instituições aqui do Sul, costumam ter duração de 18 meses com aulas de 15 em 15 dias nas sextas a noite e sabádos o dia todo, isso quando não são fins d semanas seguidos. Em cada disciplina existe métodos de avaliação, que se resumem em atividades realizadas em sala de aula e outras em atividades que devem ser realizadas em casa. Após o término das aulas, os alunos tem mais 6 meses para entregar o trabalho final que consiste em um artigo científico, com direito a orientador. Isso pode variar de uma instituição para a outra, dependendo do curriculum que foi definido.

Mas o nível de aproveitamento depende do esforço e da vontade do aluno. Não adianta ir nas aulas pra marcar presença e se limitar apenas ao que foi aprendido lá, passando os dias vagos sem nem olhar pro material que tem para estudar. A maioria das pessoas quer ter bons resultados sem fazer esforço e depois julgam os professores e as instituições.
Falar mal é mais fácil do que admitir que não é capaz de fazer o que lhe é proposto...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

A educação no Brasil tem muitos problemas e precisa se melhorada sim, principalmente a educação em escolas públicas.
Mas eu vejo q fator determinante para que as mudanças aconteçam é as pessoas mudarem a si mesmas. As pessoas aprenderam a colocar a culpa em tudo menos nelas mesmas. As pessoas não dão o melhor de si no que fazem mas cobram o melhor e querem ter o melhor.
Quantas pessoas mantem o hábito de estudar em casa?
Quantas pessoas, quando estão fazendo um curso, buscam estudar os materiais de apoio indicados pelos professores para chegarem preparados para uma aula?
Quantas pessoas cumprem 100% o que lhe foi proposto em uma disciplina?
Quantas pessoas fazem as coisas bem feitas e quantas ficam no mais ou menos?
Os estudo no exterior só é melhor pq são integrais e, por isso, as pessoas estudam, se dedicam, se auto-disciplinam e fazer os resultados aparecerem.

Não questiono isso pra julgar ninguém, pois não tenho esse direito e não sou nenhum exemplo...
Mas eu acho q essas questões devem ser levadas em consideração pois as respostas delas e de muitas outras é que geram os resultados da pesquisas e de estatísticas.
"Seja a mudança que você quer ter."
Não adianta começar um curso achando que vai mudar a sua vida se vc não está disposto a buscar essa mudança, porque vc só vai perder tempo e dinheiro.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

02/03/2014

Marisiana,

Sobre o MBA (lato sensu), o que eu disse é o que esta escrito em várias matérias (não somente aquelas simples informações reais), professores dizem e a FGV utiliza. A FGV, muitos a conhecem, ela possui os melhores MBA do Brasil. Os únicos reconhecidos por universidades estrangeiras para intercâmbio (equivalência).
Site da FGV com a nomenclatura e demais informações: http://portal.fgv.br/pos-graduacao

Isso era o que eu queria informar para alguém que esta acompanhando este post.
Não disse que você esta errada em buscar por conhecimento (seja aonde quer que seja). Somente definir melhor um conceito de interesse para todos!

O restante, não irei discutir. Concordo com alguns de seus pensamentos.


Att,



GOSTEI 0
Janderson Campelo

Janderson Campelo

02/03/2014

Olá Pessoal,
Estou muito interessado em uma pós em Engenharia de Software, então nas buscas na internet encontrei a União Latino-Americana de Tecnologia,
eles tem esta pós no modelo EAD, segue o link: [url]http://ult.com.br/ibm-softwares-pos/[/url]

Já entrei em contato com os organizadores e já estou quase fazendo a matricula, mas antes resolvi postar aqui para caso alguém conheça possa comentar
o seu ponto de vista sobre o curso e a instituição.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

Janderson, lá nos primeiros posts, tem algumas dicas de pos, foi a Marisiana que postou, ela fazendo em uma delas, acredito que quem pode te passar informações é quem ja conhece realmente.

abraço.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

Bom dia Pessoal.

Concordo em alguns termos que foram discutidos.
A grande diferença entre a pós graduação e o MBA, na verdade é que o MBA é voltado mais pra Gestão, pra executivos e por ai vai, concordo quem um BOM MBA deve ter validade no exterior também.
Porem, falar que pra quem deseja fazer um MBA deve fazer fora do Brasil, acredito que seja um conceito somente seu esse.
Ou pelo menos que nao condiz com a realidade de outras regiões.
Enfim, temos que cuidar para nao ser modistas, e se basear simplesmente por algum artigo que se le na internet.
A final existe o mesmo tanto de artigos contrapondo isto também na internet.

Posso falar aqui da minha região, aonde também contamos com uma unidade da FGV, e as outras instituições promovem MBA também, com o mesmo valor e significância.

Então o importante é avaliar bem a instituição escolhida para a realização do MBA, assim como para qualquer outro curso que você deseja fazer, importante avaliar a aceitação desta instituição no mercado de trabalho da sua região ou de onde você pretende atuar.

Novamente digo, que temos que cuidar muito com o modismo de achar que a grama do vizinho sempre é mais verde.
E buscar fazer o nosso caminho, se o Profissional , executivo ou administrador for bom (não vai ser através de um MBA ) que ele vai provar isso, então se o profissional é bom ele vai buscar um lugar ao sol.

E sim... Conheço gênios com ensino BÁSICO, e ignorantes com DOUTORADO , fica a dica...

att,
Chiodini
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

Conheço gênios com ensino BÁSICO, e ignorantes com DOUTORADO , fica a dica...


sim, existem aos montes...concordo com o que disse.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

02/03/2014

Chiodini,

Porem, falar que pra quem deseja fazer um MBA deve fazer fora do Brasil, acredito que seja um conceito somente seu esse.



Não sei quem disse isso! OU (||) um com intercâmbio....
Na verdade, cada um faz o que quiser! rs

Obs: IGNORANTE pode ser diferente de BURRO/RUIM/MEDÍOCRE.


Sem mais.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Concordo com o Leandro, pois não é um diploma que vai definir se vc é um bom profissional ou não, é sua capacidade de colocar o conhecimento adquirido em prática a fim de gerar resultados positivos.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

02/03/2014

Concordo também Marisiana!
Garrado é quando se compra um diploma. =/

O conhecimento adquirido é mais importante.
Mas, existem vários pré-requisitos para vagas que pedem algumas certificações, diplomas...etc.

Ao mesmo tempo que não queremos ter, devemos ter! rs.


GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Uhum... Eu penso que as vagas que pedem que se tenha certificações, levam em consideração que a pessoa tenha o conhecimento necessário pra ter conseguido aquela certificação. Se vangloriar por ter um diploma no qual a pessoa não consegue exercer a função é vergonhoso pro próprio profissional.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

É isso ai Marisiana,

Realmente tem muito profissional com certificação, ou com MBA, pós graduação e que não consegue exercer a sua função direito.
Como disse em outro post, isso que faz nossa função ser ainda mais atraente, chegar e arrumar a casa .

Certamente você sabe o que estou falando pelos varias comentários que você ja fez aqui no fórum, rsrsrs.
Enfim, concordo que cada um deve fazer o que acha melhor, e não se achar melhor com o que fez.
:D

Porque quando a pessoa precisa se achar melhor, é porque ninguém viu conseguiu ver esta qualidade na pessoa
..

att,
Chiodini
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

Muito Boa esta postagem,

Para quem gostaria de entrar posteriormente em um mestrado aqui no brasil,
pode seguir estar dicas também, tirando o inglês todos os outros são pré requisito.
Lembrando que o inglês aqui sempre vai ser visto como um opcional muito agradável em qualquer vertente.
por isso é interessante a todos terem um inglês bom.


att.
Chiodini
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

02/03/2014

Existem programas de mestrado no Brasil que o inglês também é um pré-requisito.
Como até existem provas de nivelamento, pró-eficiência ou de interpretação e gramática em processos seletivos para um strictu sensu.






GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Ótimas informações!! =)
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

otima materia, independente se vai ou não fazer um mestrado, é sempre bom ter um inglês afiado.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

02/03/2014

Fernanda
estou com você nessa,
hoje cada vez mais quem busca um lugar ao sol,
precisa estar preparado para situações no dia a dia que exigem um nivel bom de ingles.

GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

Fernanda
estou com você nessa,
hoje cada vez mais quem busca um lugar ao sol,
precisa estar preparado para situações no dia a dia que exigem um nivel bom de ingles.



eu imagino em um passado não muito distante, acredito que muita gente passou por isso...na epoca em que 90% dos materiais eram em inglês, por isso pode-se tirar como era mais dificil ter acesso a informação.
GOSTEI 0
Carmen Sachetto

Carmen Sachetto

02/03/2014

Alguém já teve uma valorização REAL do emprego por conta de um MBA?
Ou então, alguém aqui já conseguiu um emprego em TI porque tem MBA?


Eu já passei pelo oposto! PERDI uma oportunidade por não ter MBA... Sem MBA só liberavam contratação pra Junior.

GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/03/2014

Fernanda
estou com você nessa,
hoje cada vez mais quem busca um lugar ao sol,
precisa estar preparado para situações no dia a dia que exigem um nivel bom de ingles.



eu imagino em um passado não muito distante, acredito que muita gente passou por isso...na epoca em que 90% dos materiais eram em inglês, por isso pode-se tirar como era mais dificil ter acesso a informação.


ai sim, aprendia-se a força.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

02/03/2014

Alguém já teve uma valorização REAL do emprego por conta de um MBA?
Ou então, alguém aqui já conseguiu um emprego em TI porque tem MBA?


Eu já passei pelo oposto! PERDI uma oportunidade por não ter MBA... Sem MBA só liberavam contratação pra Junior.



Caca, não entendi o "oposto". Pois não fiz uma afirmação e sim perguntas.

Mas que pena hein. Eai fez o MBA depois ou esta fazendo?
GOSTEI 0
Claudio Castro

Claudio Castro

02/03/2014

Ótimas informações!! =)



Marisiana, estou pretendendo fazer uma pós a distância na WPOS.

Pelo que entendi está fazendo uma pós nessa Instituição. Estou com receio devido a algumas reclamações na internet. Mas pelo que vejo você recomenda, certo?

Pelo que entendi você estuda nos fins de semana apenas? Quanto tempo de dedica para o curso? Li relatos que as provas são muito complexas em relação ao conteúdo dado semanalmente. Ou seja, teríamos que estudar muito mais do que eles propõem para conseguir finalizar o curso. Seria verdade? Já fez alguma prova ? Teria mais alguma dica a dar para quem pretende fazer um curso a distância ?

Espero não estar sendo muito chato, mas acredito que seja importante para todos um relato de quem já esteja fazendo um curso a distância. Pesquisei bastante e só achei a sua experiência registrada em fóruns de qualidade como esse. ( e realmente isenta de qualquer influência).

Desde já obrigado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Sobre o tempo que eu dedico pra fazer, depende do tempo q tenho disponível.
As vezes, faço tudo em uma única semana e outras vezes, faço as unidades de cada semana... O que mais importa é que tenha realizado todas as tarefas até a data de encerramento da disciplina, porque depois disso a disciplina é trancada e vc só consegue visualizar o conteúdo.
GOSTEI 1
Claudio Castro

Claudio Castro

02/03/2014

Mais uma vez obrigado Marisiana pelas dicas, provavelmente vou iniciar uma pós o quanto antes. Era da área de TI, mas passei para Contabilidade. Ou melhor, acho que a área de Contabilidade que me puxou na marra rs.

Uma vantagem de se fazer pelo menos uma pós-graduação - além de melhorar as chances de contratação - é a questão do título ser levado em conta em um plano de cargos e salário, mesmo que seja pouco, o salário deve crescer. Além disso, em certos concursos também ajuda na provas de títulos, se houver.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Por nada, imagina!
Se tiver mais alguma dúvida pode perguntar...

Qual pós você pretende fazer?
GOSTEI 0
Itamar Souza

Itamar Souza

02/03/2014

Bom dia a todos

Em minha opinião é também experiência posso dizer que fazer mestrado / MBA em Engenharia de Software ou qual quer outra área, só vai lhe agregar valor se você já estiver na área a um bom tempo e tiver muita experiência, não adianta fazer um curso achando que ele vai lhe resolver um problema de emprego, pois não vai, ele apenas complementa o conhecimento que você já tem. Eu vejo muita propagando de cursos, que prometem o impossível, e muita gente vai na onda achando que com um MBA ele vai conseguir um bom posicionamento no mercado, mais não é bem assim, o currículo pode até chamar a atenção mais na hora da verdade o que vai contar é seu conhecimento técnico, não importa se você tem uma pilha de diplomas, na hora do teste ele não vai lhe ajudar. É minha opinião.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Concordo contigo Itamar!
Mas é por isso que existem as pós-graduações e os MBA e ambos são diferentes.
Pós-graduação é pra quem tá buscando adquirir conhecimento em determinada área, enquanto o MBA é pra quem está buscando se aperfeiçoar em uma determinada área.
GOSTEI 0
Claudio Castro

Claudio Castro

02/03/2014

Olha Marisiana, vou fazer pós em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, mas mudei de local, vou fazer pelo Instituto Pró Minas. Eles tem suporte on line, me atenderam rápido, e a prova final é feita na cidade em que estamos, seja ela qual for. E o diploma é pela Cândido Mendes. Infelizmente o Pró Minas não tem tantos cursos como o Wpos, e na área de informática só tem um. Mas acredito que atenderá meus objetivos... de adquirir mais conhecimento e progressão em plano de cargos.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Sim, tem que ver o que é mais viável pra vc!
É que o wPos tem uma boa diversidade de cursos porque ele reune várias instituições. Em cada curso que clicar para ver os detalhes, vai abrir o site da instituição que oferece esse curso. Com relação ao local da prova, me comunicaram que seria na cidade mais próxima do local que eu moro. No meu caso será em Porto Alegre então terei q me deslocar até lá...

Mas que bom que já definiu o que vai estudar e onde vai estudar!
Bons estudos! =)
GOSTEI 0
Claudio Castro

Claudio Castro

02/03/2014

Em relação a entrar no mercado de trabalho, e a relação com currículo, acho o seguinte:

No meu caso, as amizades contribuíram mais para contratação dos primeiros bons empregos do que muitos títulos. Obviamente que só rede social sem títulos não adianta. Mas ter uma boa rede de relacionamentos aliado a um bom currículo, certamente é o ideal. Conhecer empresários e consultores é o diferencial.

Depois de entrar no mercado de trabalho, a boa vontade é uma bandeira forte. Sempre fui tomador de serviços. Mesmo diante das injustiças que sempre tem, não ligava. Abraçava o que aparecia e fazia com bom gosto. Chega um momento que a empresa é que depende de você, e não você da empresa.

Após pedir demissão por ter passado em um concurso público, até hoje dou consultoria em uma empresa que trabalhava a 7 anos atrás. E nunca escondo como fazer as coisas. Na realidade quando começamos a explicar nosso trabalho para outras pessoas, ou mesmo registrar em manuais, a complexidade assusta iniciantes e dá credibilidade de nosso trabalho a Diretoria.

De qualquer forma, seria isso, boa vontade, bons relacionamentos e um bom currículo. De resto é colher os frutos...
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

02/03/2014

Bom dia a todos

Em minha opinião é também experiência posso dizer que fazer mestrado / MBA em Engenharia de Software ou qual quer outra área, só vai lhe agregar valor se você já estiver na área a um bom tempo e tiver muita experiência, não adianta fazer um curso achando que ele vai lhe resolver um problema de emprego, pois não vai, ele apenas complementa o conhecimento que você já tem. Eu vejo muita propagando de cursos, que prometem o impossível, e muita gente vai na onda achando que com um MBA ele vai conseguir um bom posicionamento no mercado, mais não é bem assim, o currículo pode até chamar a atenção mais na hora da verdade o que vai contar é seu conhecimento técnico, não importa se você tem uma pilha de diplomas, na hora do teste ele não vai lhe ajudar. É minha opinião.


Discordo brother.

Sem um MBA muito dificilmente terá o cacife e a competitividade de lutar por uma vaga na área de projetos, por exemplo.
Acredito que o MBA/Mestrado te dã a moral de falar que quer entrar, e a experiência a confiança de que você sabe fazer aquilo.

Exp em campo e nos livros devem ser complementares e existirem juntas. Um dos dois sozinho, sem o outro, não vale nada.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

faz tempo que não vi mais o post, mas tem muita informação legal, estarei acompanhando.

pegando o barco das utlimas respostas, Claudio

No meu caso, as amizades contribuíram mais para contratação dos primeiros bons empregos do que muitos títulos. Obviamente que só rede social sem títulos não adianta. Mas ter uma boa rede de relacionamentos aliado a um bom currículo, certamente é o ideal. Conhecer empresários e consultores é o diferencial.


vc não acha que as vezes essas questões se torna injustas para outros candidatos? muitas pessoas ja vão uma seleção sem saber que outras ja foram escolhidas.
um outro fato chato que vejo é que pedem "estagio" com experiencia, me desculpe sair do foco do post.
GOSTEI 0
Itamar Souza

Itamar Souza

02/03/2014

Bom dia a todos

Em minha opinião é também experiência posso dizer que fazer mestrado / MBA em Engenharia de Software ou qual quer outra área, só vai lhe agregar valor se você já estiver na área a um bom tempo e tiver muita experiência, não adianta fazer um curso achando que ele vai lhe resolver um problema de emprego, pois não vai, ele apenas complementa o conhecimento que você já tem. Eu vejo muita propagando de cursos, que prometem o impossível, e muita gente vai na onda achando que com um MBA ele vai conseguir um bom posicionamento no mercado, mais não é bem assim, o currículo pode até chamar a atenção mais na hora da verdade o que vai contar é seu conhecimento técnico, não importa se você tem uma pilha de diplomas, na hora do teste ele não vai lhe ajudar. É minha opinião.


Discordo brother.

Sem um MBA muito dificilmente terá o cacife e a competitividade de lutar por uma vaga na área de projetos, por exemplo.
Acredito que o MBA/Mestrado te dã a moral de falar que quer entrar, e a experiência a confiança de que você sabe fazer aquilo.

Exp em campo e nos livros devem ser complementares e existirem juntas. Um dos dois sozinho, sem o outro, não vale nada.



Então Jenevain

Você respondeu ou complementou? Você diz “Exp em campo e nos livros devem ser complementares e existirem juntas”. Correto, foi isso que falei, ter um MBA pode sim lhe dar um diferencial no currículo, a moral que você fala, você vai ser chamado para uma vaga etc. Agora se você vai passar nos testes ou vai conseguir se manter no cargo ai já é outra realidade, papel aceita tudo, na verdade um diploma tem o peso que você investiu nele em dedicação.
GOSTEI 0
Claudio Castro

Claudio Castro

02/03/2014

faz tempo que não vi mais o post, mas tem muita informação legal, estarei acompanhando.

pegando o barco das utlimas respostas, Claudio

No meu caso, as amizades contribuíram mais para contratação dos primeiros bons empregos do que muitos títulos. Obviamente que só rede social sem títulos não adianta. Mas ter uma boa rede de relacionamentos aliado a um bom currículo, certamente é o ideal. Conhecer empresários e consultores é o diferencial.


vc não acha que as vezes essas questões se torna injustas para outros candidatos? muitas pessoas ja vão uma seleção sem saber que outras ja foram escolhidas.
um outro fato chato que vejo é que pedem "estagio" com experiencia, me desculpe sair do foco do post.



A realidade é que muitas empresas, principalmente as pequenas e até médias empresas, e até algumas grandes, têm como cultura a contratação por indicação. Certamente é injusto, muitas vezes a própria empresa sai perdendo, mas infelizmente é a realidade de muitas. Na empresa em questão, ingressei com indicação, a mesma cresceu, abriu mais 4 filiais, e até hoje é feito por indicação.

E por falta de profissionalismo mesmo, muitas outras injustiças são feitas, até mesmo em grandes empresas. Por maior que seja, a cultura da empresa sempre vem de cima para baixo. Não é difícil ver grandes profissionais se desligando de grandes empresas por divergências e injustiças...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Infelizmente, é bem assim que acontece...
Muitas empresas até pagam uma recompensa $$ pro colaborador que indicou o profissional que foi contratado.
Por isso que sempre contratam o amigo de fulano, o amigo do beltrano...
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

entendo, mas vc´s ja pararam para pensar a quantidade de pessoas que saem da faculdade desempregado por não conseguirem o tal de "estagio" com experiencia?

antes de mais nada, desculpem por fugir do assunto do post.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

02/03/2014

entendo, mas vc´s ja pararam para pensar a quantidade de pessoas que saem da faculdade desempregado por não conseguirem o tal de "estagio" com experiencia?

antes de mais nada, desculpem por fugir do assunto do post.


Mas estágio não é algo complicado de se conseguir. Eu fiz 2 estágios para meu técnico e superior, e consegui sem problema nenhum. E olha que vivo em uma cidade de porte médio apenas. Além disso estudar e trabalhar na maioria dos cursos na área, é perfeitamente possível.
GOSTEI 0
Claudio Castro

Claudio Castro

02/03/2014

Por isso muitas pessoas acabam trabalhando fora de sua área. Eu mesmo já fui vendedor de livro virtual, estagiário de banco, digitador...

E geralmente quem é da área de informática, como eu, tem um perfil mais técnico e poucos amigos... fica mais difícil as indicações...

Mas fugindo mais do assunto ainda... Acho que coincidências não existem, devemos ficar atento as pessoas que nos cercam, aos acasos, pois tudo tem um sentido na vida e determinadas situações, mesmo que sejam sofridas, temos lições a aprender; Ter um objetivo de vida bem definido, criar pequenas ações diárias para chegar a ele, nem que seja um pensamento firme de fé, é essencial.

Como diz Jobs, "Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir" !
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

02/03/2014

verdade Claudinho. é bem por aí mesmo.
GOSTEI 0
Claudio Castro

Claudio Castro

02/03/2014

E para não fugir muito ao tópico...

Ter um sonho de profissão, numa empresa dos sonhos, na área que se quer é perfeitamente possível !

Quando produzimos uma ação, as reações de tal atitude não é apenas digna de fé, mas suas consequências são uma lei da natureza, pois toda causa tem um efeito.

Se dedicar, estudar, produzir, mesmo que sozinho estamos criando energia mental, conexões... ações.

E se tivermos auxílios de cursos, pós graduação, ou de preferência - ambos - certamente todo esse esforço irá aumentar ainda mais a área de atuação dessas nossas atitudes.

Afinal, quanto mais ações produzirmos, mais reações contrárias teremos sobre nós mesmos, em mesma intensidade.

Só não dá pra perder tempo nesses sites de piadas em moda na atualidade ...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Ótima reflexão Claudinho! Gostei do que você escreveu!
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

02/03/2014

Não precisa ter amigos, basta ter um bom networking. E é bem simples.
Por exemplo, se todos aqui se adicionarem num LinkedIn da vida terão mais chances de obter propostas e chances que não teriam do contrário.
Ou InfoJobs. Fica a dica pra vocês,meu emprego atual é o terceiro que consigo por lá.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

O InfoJobs é gratuito?
GOSTEI 0
Claudio Castro

Claudio Castro

02/03/2014

Boa dica, Jenevain, a Infojobs pelo que estou vendo tem ofertas em tudo que é canto....

Nesse caso um currículo com curso de inglês, cursos com certificação e pós graduação certamente irão impulsionar na fila da concorrência....
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

02/03/2014

O InfoJobs é gratuito?

Tem como pagar, mas eu apenas uso free. Não me lembro agora o que tem de diferente.
Boa dica, Jenevain, a Infojobs pelo que estou vendo tem ofertas em tudo que é canto....

Nesse caso um currículo com curso de inglês, cursos com certificação e pós graduação certamente irão impulsionar na fila da concorrência....

Foi esse meu caso. Mas, na real, só me serviu inglês e MBA pra diferenciar mesmo,porque me pedirem pra usar no trabalho...
Esse é o primeiro em que me pedem pra aplicar o conhecimento do MBA.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

02/03/2014

O InfoJobs é gratuito?

Tem como pagar, mas eu apenas uso free. Não me lembro agora o que tem de diferente.
Boa dica, Jenevain, a Infojobs pelo que estou vendo tem ofertas em tudo que é canto....

Nesse caso um currículo com curso de inglês, cursos com certificação e pós graduação certamente irão impulsionar na fila da concorrência....

Foi esse meu caso. Mas, na real, só me serviu inglês e MBA pra diferenciar mesmo,porque me pedirem pra usar no trabalho...
Esse é o primeiro em que me pedem pra aplicar o conhecimento do MBA.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

02/03/2014

O InfoJobs é gratuito?

Tem como pagar, mas eu apenas uso free. Não me lembro agora o que tem de diferente.
Boa dica, Jenevain, a Infojobs pelo que estou vendo tem ofertas em tudo que é canto....

Nesse caso um currículo com curso de inglês, cursos com certificação e pós graduação certamente irão impulsionar na fila da concorrência....

Foi esse meu caso. Mas, na real, só me serviu inglês e MBA pra diferenciar mesmo,porque me pedirem pra usar no trabalho...
Esse é o primeiro em que me pedem pra aplicar o conhecimento do MBA.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

02/03/2014

O InfoJobs é gratuito?

Tem como pagar, mas eu apenas uso free. Não me lembro agora o que tem de diferente.
Boa dica, Jenevain, a Infojobs pelo que estou vendo tem ofertas em tudo que é canto....

Nesse caso um currículo com curso de inglês, cursos com certificação e pós graduação certamente irão impulsionar na fila da concorrência....

Foi esse meu caso. Mas, na real, só me serviu inglês e MBA pra diferenciar mesmo,porque me pedirem pra usar no trabalho...
Esse é o primeiro em que me pedem pra aplicar o conhecimento do MBA.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

02/03/2014

O InfoJobs é gratuito?

Tem como pagar, mas eu apenas uso free. Não me lembro agora o que tem de diferente.
Boa dica, Jenevain, a Infojobs pelo que estou vendo tem ofertas em tudo que é canto....

Nesse caso um currículo com curso de inglês, cursos com certificação e pós graduação certamente irão impulsionar na fila da concorrência....

Foi esse meu caso. Mas, na real, só me serviu inglês e MBA pra diferenciar mesmo,porque me pedirem pra usar no trabalho...
Esse é o primeiro em que me pedem pra aplicar o conhecimento do MBA.

Essa postagem saiu em dobro, mesmo tendo postado apenas uma vez. Favor desconsiderar.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

02/03/2014

Não lembro se no infojobs é assim, mas eu acho que eles fazem as divulgações das vagas mas só passam as informações da empresa que está contratando se pagar pela informacao.
GOSTEI 0
POSTAR