Cursores ao iniciar o banco
Pessoal,
através da sql:
select o.sid, osuser, machine,
count(*) num_curs
from v$open_cursor o, v$session s
where o.sid=s.sid
group by o.sid, osuser, machine
order by num_curs
Eu consigo visualizar quais são os cursores que cada computador que está acessando o meu servidor está utilizando. Existem muitos dele que a propria máquina do servidor está utilizando, isto é normal ou pode ser alguma anômalia?
agradeço desde já
através da sql:
select o.sid, osuser, machine,
count(*) num_curs
from v$open_cursor o, v$session s
where o.sid=s.sid
group by o.sid, osuser, machine
order by num_curs
Eu consigo visualizar quais são os cursores que cada computador que está acessando o meu servidor está utilizando. Existem muitos dele que a propria máquina do servidor está utilizando, isto é normal ou pode ser alguma anômalia?
agradeço desde já
Thyagobarbosa
Curtidas 0
Respostas
Arf
15/06/2007
É normal.
Estes cursores são abertos geralmente pelos processos de segundo plano e jobs agendados pelo scheduler ou crontab ou agendador de tarefas...
Estes cursores são abertos geralmente pelos processos de segundo plano e jobs agendados pelo scheduler ou crontab ou agendador de tarefas...
GOSTEI 0
Arf
15/06/2007
Ah, e você pode verificar isso com a query abaixo, semelhante a sua, mas sem o group by:
Note que a coluna PROGRAM irá mostrar o usuário e o servidor (alguma coisa do tipo usuario@servidor) do banco nos casos que você questionou.
select s.machine, s.osuser, schemaname, username, program from v$open_cursor o, v$session s where o.sid=s.sid order by s.machine, s.osuser;
Note que a coluna PROGRAM irá mostrar o usuário e o servidor (alguma coisa do tipo usuario@servidor) do banco nos casos que você questionou.
GOSTEI 0
Arf
15/06/2007
Mais um detalhe que esqueci de mencionar;
A coluna PROGRAM irá mostrar entre parênteses o processo de segundo plano, quando o cursor for referente a um processo de segundo plano.
A coluna PROGRAM irá mostrar entre parênteses o processo de segundo plano, quando o cursor for referente a um processo de segundo plano.
GOSTEI 0
Thyagobarbosa
15/06/2007
ARF, obrigado pela ajuda. Agora tem proceso iniciado pelo servidor alocando 91 cursores outros alocando 50, isso é normal?
agradeço desde já
agradeço desde já
GOSTEI 0
Arf
15/06/2007
Sim, é normal sim, pois dependendo das operações que estão sendo feitas no banco, pode ser necessário que alguns processos de servidor usem vários cursores.
Isso pode acontecer, por exemplo, em exports, backups, etc.
Isso pode acontecer, por exemplo, em exports, backups, etc.
GOSTEI 0