CUSTO MEDIO DE PRODUTO FRACIONADO

Delphi

10/07/2014

Boa tarde, estou desenvolvendo um sistema onde, segundo o cliente, ele quer o levantamento de quanto cada pessoa utilizou de determinado produto e quanto isso custou pra ele.
um exemplo a grosso modo,
seria o custo médio, so que fracionado, acredito eu.
Exemplo.
Uma caneta custa r$ 1,00 ==> ela saiu do almoxarifado para o fernando.

So que o fernando usou só 30% e devolveu ela (a caneta) pro almoxarifado. tem que dar entrada deste produto fracionado, de volta pro almoxarifado. e calcular quanto de dinheiro a empresa gastou nesta caneta usada.

So que claro, vão ser cálculos fracionados:
se 1 caneta representa 100%; o fernando usou 30%; o joão 43% e o abreu os restante 27%.

e eu tenho que criar um calculo para apresentar quanto custou isso para cada funcionario.
se puderem me ajudar agradeço muito.
vlw
Geovany Felipeto

Geovany Felipeto

Curtidas 0

Respostas

Itamar Souza

Itamar Souza

10/07/2014

Amigo,
Acredito que no seu estoque você vai ter a quantidade total de canetas e seu preço, e no momento que sair do almoxarifado você vai fazer a saída da mesma para um funcionário tipo como saída de estoque, ele vai usar o valor total, que no seu caso seria R$ 1,00, mesmo que ele devolva a caneta usando 30% o que você vai fazer? Dar a entrada no estoque desta caneta usada? Acredito que não, você poderia dar baixa na caneta e adicionar o que sobrou, ai então você consegue calcular adicionando a porcentagem que sobrou encontrando assim o valor gasto pela empresa.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

10/07/2014

Quem vai avaliar quanto % da caneta foi gasto ? Será sempre a mesma pessoa ? Acho que você deve deixar bem claro ao cliente e tentar convencê-lo de que a melhor prática é fazer a divisão entre produtos unitários (Caneta, Copo, Papel e etc) e que suas contagem e relação a gastos é inviável visto o nível de incerteza, e produtos que podem ser calculados através do seu gasto ao longo do tempo, como por exemplo um Maço de Papel.
GOSTEI 0
Geovany Felipeto

Geovany Felipeto

10/07/2014

Itamar Respondendo a sua pergunta, SIM. a Caneta volta para o estoque e ira sair do dele novamente para outra pessoa, provavelmente.
GOSTEI 0
Geovany Felipeto

Geovany Felipeto

10/07/2014

Quem vai avaliar quanto % da caneta foi gasto ? Será sempre a mesma pessoa ? Acho que você deve deixar bem claro ao cliente e tentar convencê-lo de que a melhor prática é fazer a divisão entre produtos unitários (Caneta, Copo, Papel e etc) e que suas contagem e relação a gastos é inviável visto o nível de incerteza, e produtos que podem ser calculados através do seu gasto ao longo do tempo, como por exemplo um Maço de Papel.

Ronaldo Lanhellas, O pior e que tentei convencer de todas as maneiras a seguir este padrao, ate porque ficaria bem mais facil para desenvolver, porem o cliente insiste para conseguir ter a rastreabilidade necessaria, para descobrir quanto custa cada funcionario.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

10/07/2014

Bom, se o cliente precisa mesmo então não há o que discutir, o jeito é quebrar a cabeça e resolver o problema.

Tem 1 maneira de fazer os valores serem exatos, usando uma balança de alta precisão. Veja:

Você sabe que a caneta BIC custa R$ 1,00 e pesa 10 gramas (de acordo com a balança de alta precisão). Então R$ 1,00 / 10 gramas = R$ 0.1 por grama consumida. Depois de 3 meses de uso a caneta vai voltar para o depósito e uma nova pesagem é feita, e o valor final é R$ 6.9 gramas, então você multiplica R$ 1,00 - (6.9g * R$ 0,1) = R$ 0,31, ou seja, foram gastos R$ 0,31 centavos em 3 meses.
GOSTEI 0
Geovany Felipeto

Geovany Felipeto

10/07/2014

Bixo, otima ideia. VLw Ai.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

10/07/2014

De nada meu caro, boa sorte.
GOSTEI 0
POSTAR