Dados não Gravados no BD e sem Retorno de Erro

Oracle

08/06/2014

Boa tarde,

Eu sou analista/desenvolvedor e estamos atualmente passando por um problema extremamente sério em relação a comunicação entre aplicação e BD aqui na empresa. Este sistema possui diversas funcionalidades, algumas extremamente simples e outras muito complexas, no que diz respeito a inserção ou atualização de dados no BD. Dentre estas funcionalidades há uma que possui 53 comandos de atualização de dados (Insert e Update) que pela LOG gerada pela aplicação ocorre todos com sucesso e o BD não retorna nenhuma mensagem e nenhum código de erro desta transação. Porém, após concluído o processo quando fazemos select para verificar os registros cadastrados verificamos que nada foi gravado no BD. O mais preocupante é que repeti este mesmo teste 8 vezes seguidas e em 2 momentos os registros foram efetivados no BD.

Eu como leigo no que diz respeito a gerenciamento de BD gostaria de saber de vocês algumas dicas do que poderia ser feito para conseguirmos detectar o que pode estar acontecendo de anormalidade, uma vez que esta aplicação já roda a 12 anos sem este tipo de problema e segundo os DBA's aqui da empresa não houve nenhum tipo de alteração no servidor e nem na instância Oracle deste sistema. A versão do oracle utilizada é: Oracle Database 10g Release 10.2.0.1.0

Caso alguém tenha algumas dicas para que possamos tomar algumas ações para tentar entender e sanar o problema, peço o favor de me responder.

Att,
Marcos Antônio de Araújo
Analista de Sistema - SOF/PBH
PRODABEL
(31) 3277-4177 / 4425
Marcos Araújo

Marcos Araújo

Curtidas 0

Respostas

Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita

08/06/2014

Olá Marcos,

Pelo que percebi você está executando tudo via sistema, acho que pra começar seria interessante executar o mesmo processo com o SQL puro, ou seja, fazer os update e insert´s direto no banco, via sqlplus ou outra ferramenta de seu gosto. Se esse processo estiver funcionando já vamos verificar que o erro pode ser na aplicação, senão o oracla certamente irá retornar um erro e com erro fica mais fácil identificar o problema. Aqui onde trabalho sempre que temos esse tipo de problema, primeiro procuramos identificar em qual lado está o problema, banco ou aplicação, a partir dai buscar a solucão.
GOSTEI 0
Lucas Burg

Lucas Burg

08/06/2014

Se vc utiliza algum frame tenta ver se esta tudo correto, tenta executar os scripts sql direto no db, vlw
GOSTEI 0
POSTAR