Dados não Gravados no BD e sem Retorno de Erro

Oracle

08/06/2014

Boa tarde,

Eu sou analista/desenvolvedor e estamos atualmente passando por um problema extremamente sério em relação a comunicação entre aplicação e BD aqui na empresa. Este sistema possui diversas funcionalidades, algumas extremamente simples e outras muito complexas, no que diz respeito a inserção ou atualização de dados no BD. Dentre estas funcionalidades há uma que possui 53 comandos de atualização de dados (Insert e Update) que pela LOG gerada pela aplicação ocorre todos com sucesso e o BD não retorna nenhuma mensagem e nenhum código de erro desta transação. Porém, após concluído o processo quando fazemos select para verificar os registros cadastrados verificamos que nada foi gravado no BD. O mais preocupante é que repeti este mesmo teste 8 vezes seguidas e em 2 momentos os registros foram efetivados no BD.

Eu como leigo no que diz respeito a gerenciamento de BD gostaria de saber de vocês algumas dicas do que poderia ser feito para conseguirmos detectar o que pode estar acontecendo de anormalidade, uma vez que esta aplicação já roda a 12 anos sem este tipo de problema e segundo os DBA's aqui da empresa não houve nenhum tipo de alteração no servidor e nem na instância Oracle deste sistema. A versão do oracle utilizada é: Oracle Database 10g Release 10.2.0.1.0

Caso alguém tenha algumas dicas para que possamos tomar algumas ações para tentar entender e sanar o problema, peço o favor de me responder.

Att,
Marcos Antônio de Araújo
Analista de Sistema - SOF/PBH
PRODABEL
(31) 3277-4177 / 4425
Marcos Araújo

Marcos Araújo

Curtidas 0

Respostas

Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita

08/06/2014

Olá Marcos,