Dados num Blob ou Numa Nova Tabela?

Firebird

20/03/2006

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Estou com uma pequena dúvida, é o seguinte:

Tenho tabelas que funcionam numa hierarquia assim:

- Editoras
- Títulos
- Edições
- Histórias
- Artistas
- Personagens

Bom, técnicamente seria assim:

Uma Editora pode ter vários Títulos.
Um Título pode ter várias Edições.
Uma Edição pode ter várias Histórias.
Uma História pode ter vários Personagens e Artistas.

Mas um artista ou personagem pode aparecer em várias Histórias, ou Edições ou Títulos.

A solução que encontrei pra isso, foi fazer uma tabela de Personagens_Historias, onde ele vai receber os dados de toda hierarquia pra poder linkar esses dados.

Mas a dúvida é a seguinte. Uma tabela dessa não ficaria grande demais, com muitos registros? Ás vezes vejo histórias com pelo menos uns 15 personagens.

Pegando por baixo, 500 revistas com 3 histórias cada e 5 personagens em cada história, daria uma tabela com 7500 registros de personagens.

Isso influencia na performance do banco ou coisa do tipo? Pergunto também pq nessa tabela terá só códigos.. código da editora, do título, da edição, da história e do personagem (que terá outra tabela mais completa só pra eles).

E a idéia que eu tenho é, em cada visualização de história, listar o nome dos personagens que aparecem nela.

Por isso a dúvida. Não seria mais fácil criar um Blob e dentro desse Blob inserir os nomes dos personagens?

Grato pela ajuda.

Allan Elias Ramos :wink:

Aersoftware

Aersoftware

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

20/03/2006

Vc pretende pesquisar por personagens?

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

20/03/2006

se vc tem apenas 20 (mais que vc escreveu) personagens, pode colocar em tabelasque não vai ficar com um bd muito grande, dê uma olhada em http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=73483&highlight=pesquisa, aqui depois de cadastrados quase 2000 produtos e mais de 8000 interações de produtos, o banco de dados completo ficou com aprox. 2Mb

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

20/03/2006

gandalf.nho, sim, pretendo fazer pesquisas por personagens. Na verdade, algumas dessas pesquisas vão estar ´presas´ em ´estatísitas´, tipo, no form de Personagens terá uma tela que mostrará todas histórias que esse personagem aparece, ou todos títulos que ele aparece, coisas assim. Além da pesquisa normal mesmo.

A minha dúvida não é ne no tamanho em MB do banco, já que essa tabela vai ter uns 5 campos só com códigos. A dúvida é se o número grande de registros interfere em alguma coisa.

E tenho dúvida tb quanto a uma certa redundancia da dedos. Por Exemplo:

Título 1 tem 3 Edições.

O personagem 1 participa das 3 edições do título 1. Então teria na tabela.

Cód. Título Cód. Edição Cód. Personagem.
1 1 1
1 2 1
1 3 1

Então, apesar de outros campos serem diferentes, alguns serão iguais. Se eu quiser listar todos personagens que aparece no título 1, ele vai me listar 3 vezes o personagem 1?

Nesse sentido tá minha dúvida.

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

20/03/2006

Desculpe os posts repetidos. Obrigado por apagarem. Deu pau aqui.

Abraços.

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

20/03/2006

sobe?

GOSTEI 0
POSTAR