Data e Senha
No meu sistema gostaria que a senha dos usuários fosse renovada a cada 06 meses de acordo com a data do sistema. Quando este tempo chegar, avisá-lo para que a renove e quantos dias ele teria de prazo. Existe alguma função para isso? E como, em operações matemáticas subtrair datas ou data com número inteiro?
Obrigado e bom final de semana
Carlos Leonel
Curtidas 0
Respostas
Daniel Sena
15/01/2011
Existe uma unit no delphi com funções especificas para trabalhar com data.
é a DateUtils.
tu pode usar as funções INCDAY e INCMONTH.
Exemplo:
primeiro crie um campo na tabela de usuarios para guardar a data de alteração da senha.
Qualquer duvida me manda um email.
danielsena.dev@gmail.com
é a DateUtils.
tu pode usar as funções INCDAY e INCMONTH.
Exemplo:
primeiro crie um campo na tabela de usuarios para guardar a data de alteração da senha.
Uses DateUtils;
......
Var DataAlteracao : TDateTime;begin //Pega a data da ultima alteracao no banco DataAlteracao := DataModule1.Query1.FieldByName('dataalte').AsString; //Incrementa essa data em seis meses DataAlteracao := IncMonth(DataAlteracao,6); if DataAlteracao >= Now then ShowMessage('Voce tem que mudar sua senha em até 5 dias!'); //Incrementa a data de alteração em cinco dias DataAlteracao := IncDay(DataAlteracao,5);
if DataAlteracao >= Now then ShowMessage('Acesso negado.Contate o administrador do sistema')
end;
Qualquer duvida me manda um email.
danielsena.dev@gmail.com
GOSTEI 0
Carlos Leonel
15/01/2011
Daniel,
Obrigado pela ajuda, vou testar e depois eu lhe mando notícias,
Valeu!
GOSTEI 0
Carlos Leonel
15/01/2011
Daniel,
Fiz o seguinte: coloquei o código no onshow do formulário. Acontece que se o cadastro do usuário ocorrer por exemplo em janeiro desse ano, ele vai acrescentar 06 meses e aí, lógico, a data do cadastro vai ser superior a data do sistema atual (janeiro/2011). Só irá funcionar em cadastros efetuados antes de 2010.
Carlos
GOSTEI 0