Data Mining - Mineração de Dados
Encontrei esse vídeo e achei que seria interessante compartilhar: [url:descricao=Data Mining - Hitler pensa em usar Mineração de Dados]https://www.youtube.com/watch?v=BHi5AJCPQNQ[/url]
O vídeo é um trabalho sobre mineração de dados realizado por dois alunos do curso de pós-graduação na Fatec.
Eles utilizaram um trecho do filme "A Queda" para exemplificar um caso de uso de mineração de dados destacando a importância da análise de dados para a tomada de decisão.
Assistam e deixem suas opiniões!
Marisiana Battistella
Melhor post
Alex Lekao
01/09/2014
Eu nao consigo ver esse video e lembrar das outras zueiras que fizeram usando ele, inclusive sobre a copa. kkkk
Mas vamos la.
Basicamente o meu trabalho aqui na empresa, no que tange os relatorios, eh a mineracao de Dados.
Eh de extrema importancia dados correto e compreenciveis, muito bem tratados, porque muitos destes dados serao impressindiveis nas tomadas de decisao e essas decisoes resultarao em prejuizos ou lucros, ou ate mesmo uma melhora de investimento em determinada regiao de atuacao da empresa.
Isso eh o que temos aqui, atualmente conclui um relatorio onde eu apresento as vendas por clientes e vendedores e os percentuais de representacoes dos clientes para a empresa e para os vendedores, uma solicitacao de um dos gerentes comerciais da empresa.
Temos inumeros relatorios, como por exemplo analise de produtividade por hora e hora acumulada, com isso os gestores podem ajustar horarios de entradas e saidas de funcionarios e horarios de almoco.
Estou com um projeto de ranqueamento do cliente na empresa entre outros.
Tudo necessario baseado na coleta dos dados e no tratamento deles.
Nao sei se era isso que vc estava esperando ou se referindo. rsrsr
Mas ta ai a minha contribuicao.
Parabens pelo post.
Abraco.
Mais Respostas
Marisiana Battistella
01/09/2014
Estive estudando sobre mineração de dados na semana passada, a percepção que tive é que é um assunto de grande utilidade e importância para a análise de dados.
É um assunto que vale a pena estudar mesmo!
Marisiana Battistella
01/09/2014
Gostaria de saber qual técnica vc utiliza...
Os dados que são visualizados nos relatórios, são extraídos da base de dados transacional ou é criado um novo banco de dados (data warehouse) com as informações necessárias para análise dados?
Roniere Almeida
01/09/2014
voltando ao assunto e ja com uma pergunta. como anda o mercado para este cenario, quais profissionais tem se adaptado mais ao assunto, desenvolvedores? dba´s?
Alex Lekao
01/09/2014
Nao parti para uma estrutura DW ainda por ser necessario uma estrutura um pouco maior e um tempo maior para se dedicar.
So para vc ter uma ideia, nao faco uso de nenhum tipo de view triguer ou procedure, a Software House bloqueou o uso de Triguers, eu estava utilizando uma para fazer um trabalho que era deficiente no sistema deles, e culparam a minha triguer por um problema que aconteceu e que continuou acontecendo mesmo apos desabilitando, mas tuuudo bem o problema era ela.. deixa queto. rsrsr
No caso do uso da DW eu iria ter que comecar a utilizar as cargas de ETL e fazer uso BI para justificar esse uso, acredito eu, pode ser que eu esteja errado. rsrsr
Normalmente esses dados que utilizo teem que ser em tempo real, entao nao justifica o DW. rsrsr
Bom, pode ser que eu esteja errado, mas acho que eh isso. rsrsr
Espero ter contribuido.
Abraco.
Alex Lekao
01/09/2014
Honestamente eu nao sei, acho que vai depender muito do que o profissional esta pensando em nivel de carreira.
Acredito que o DBD ou desenvolvedor de aplicacoes tendam mais para ir para o BI que um DBA por exemplo.
Mas honestamente nao teria essa informacao. rsrs
Abraco.
voltando ao assunto e ja com uma pergunta. como anda o mercado para este cenario, quais profissionais tem se adaptado mais ao assunto, desenvolvedores? dba´s?
Marisiana Battistella
01/09/2014
Então, para para criar o DW é necessário realizar o processo ETL, as maiores vantagens que ele oferece é a possibilidade de cruzar as informações e conseguir analisar os dados por vários ângulos. Essa "facilidade" é resultante da modelagem dos dados armazenados no DW.
Quando criamos o Star Schema (modelo estrela) modelamos a estrutura do banco com os dados separados por assuntos, por ex., compra, venda, financeiro, estoque, etc. Com as informações mais concentradas a possibilidade de analisar e comparar os dados é bem mais ampla. Mas claro, existe todo um trabalho para preparar esses dados.
De acordo com a citação que coloquei, a mineração de dados pode ser aplicada diversas fontes de dados.
Marisiana Battistella
01/09/2014
A análise de dados está começando a fazer parte de todos os processos administrativos, futuramente os sistemas indicarão quais são as ações que os tomadores de decisão deverão realizar. Acredite que isso é num futuro bem próximo, pois a IBM já bem trabalhando fortemente com a Analítica, pra eles, o BI é algo consolidado, então, feliz das empresas já estão utilizando ou pensam em adquirir um sistema de B.I..
Sobre os profissionais, eu penso que, como trabalha-se com dados de diversas fontes, quem possui mais conhecimentos em bancos de dados consegue se destacar. Mas isso depende muito mais de interesse e de gostar de trabalhar nessa área.
Alex Lekao
01/09/2014
Eu percebi que vc estava editando enquanto eu respondia, porque nao lembrava da citacao, achei que eu estava meio leso.. rsrsrsr
Compreendo a relacao da DW e que os dados sao armazenados separadamente, compra, vendas, CRM, ABC, etc.
O problema que hoje, digo pela empresa que estou e por mim mesmo. rsrsr, essa estrutura nao seria possivel pela implementacao, porque normalmente no DW vc tem um dados "desatualizado" ate certo ponto.
Os dados analitivos e sintetizados que eh utilizado aqui, sao em sua marioria dados em tempo real, o acompanhamento das vendas do dia por exemplo, a evolucao do mes por exemplo, acredito que aproximadamente 40% dos dados analisados na empresa necessitem ser em tempo real.
Vc deve ter pensado os outros 60% ja justificariam o DW, sim justificaria, mas no momento atual nao seria possivel por outras questoes e motivos, como fomentacao da ideia, analise de custos da implantacao do mesmo, por mais que o retorno seja beneficitario, entre outros.
Nao sei se agora respondi o que vc esperava. srsrsr
Abraco.
Roniere Almeida
01/09/2014
Marisiana, para se iniciar em B.I, é necessario conhecimentos em banco de dados. quantas pessoas podem compor uma equipe de B.I.
Ronaldo Lanhellas
01/09/2014
Marisiana Battistella
01/09/2014
Mas sobre isso que comentastes em analisar os dados em tempo real, é possivel fazer no DW também, basta que seja analisados os dados no ODS do processo ETL
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/262490-20140901-170850%20%281%29.jpg[/img]
Antes de serem transpostados para o DW os dados são preparados na Operacional Data Store (ODS), ali os dados podem ser atualizados constantemente.
Marisiana Battistella
01/09/2014
Operational Data Store versus Data Warehousing
Marisiana Battistella
01/09/2014
Marisiana, para se iniciar em B.I, é necessario conhecimentos em banco de dados. quantas pessoas podem compor uma equipe de B.I.
Eu diria, por experiencia própria, que conhecer banco de dados é fundamental Roniere.
Vc precisa saber entender o modelo de dados, saber se localizar nas tabelas, filtrar informações, definir o que informações são mais importantes para serem carregadas para o DW,....
Para compor a equipe, aí depende das prioridades da empresa, quanto maior a equipe mais rápida será a entrega e maior será a concentração de conhecimento. Eu sempre sou a favor de que duas cabeças pensam melhor que uma só.
Alex Lekao
01/09/2014
Obrigado pelo diagrama, deu uma lida no link tambem.
Entendi sua colocacao com relacao aos dados em tempo real.
Mas de qqr forma tanto essa base intermediaria, pre-cubo ou cubo baixo/pequeno (nao sei qual seria o termo mais adequado que poderia usar. rsrsr), quando o DW propriamente dito, dependem de cargas ETL, e isso damandaria um outro servidor ou uma estrutura maior do mesmo servidor, etc.
Tambem sera necessario uma analise previa da necessidade destes dados que seriam carregados como qual o tempo para carregamento no pre cubo e os dados reais efetivos.
Talvez seja de hora em hora na estrutura ODS e uma vez por dia no DW, nao sei, e o restante busca direto na base, ou o de acordo com o nivel de granularidade que se queira dos dados.
Acho isso muito interessante e importante, infelizmente hoje, eu nao tenho como implementar. rsrsr
Mas acredito que para situacoes que estou intencionando implementar aqui na empresa vou acabar precisando, como por exemplo relatorios baseados em browser automanos ou com disponibilidade externa para colaboradores que possam precisar de dados fora da empresa.
Mas ainda estou, infelizmente, em outro nivel, bem inferior ao que gostaria. rsrsr
Mais uma vez, obrigado por compartilhar.
Abraco.
Marisiana Battistella
01/09/2014
Por isso que comentei que tem muitas coisas para serem analisadas antes de decidir fazer um Data Warehouse, por todas essas questões que você mencionou.
Roniere Almeida
01/09/2014
Marisiana Battistella
01/09/2014
Ronaldo, você conhece algum caso de uso de mineração de dados?
Roniere Almeida
01/09/2014
Marisiana Battistella
01/09/2014
Deve ter conteúdos sobre data mining, data warehouse, business intelligence.
Ronaldo Lanhellas
01/09/2014
Ronaldo, você conhece algum caso de uso de mineração de dados?
Sim, concessionárias de energia elétrica usam sistemas com técnicas de mineração de dados para tomarem decisões de quantos MW de energia devem ser comprados para abastecer uma cidade
Roniere Almeida
01/09/2014
Deve ter conteúdos sobre data mining, data warehouse, business intelligence.
Muito extenso o conteudo, se eu começar a ler nem que seja de vez em quando estarei aqui tirando umas duvidas.
Marisiana Battistella
01/09/2014
Também estou estudando sobre isso, tenho um mundo de coisas pra aprender...
Roniere Almeida
01/09/2014
Marisiana Battistella
01/09/2014
Roniere Almeida
01/09/2014
Marisiana Battistella
01/09/2014
Roniere Almeida
01/09/2014
Marisiana Battistella
01/09/2014
Você viu algum em especial?
Roniere Almeida
01/09/2014
sobre B.I vi alguns video, sem seguir ordem.