Datas no Postgresq

Delphi

26/08/2010

Uso o PostGreSQL 8.4 conectando ao Delphi 2010 usando os componentes da Devart (Unidac).
O problema está com campos do tipo Date. Consigo visualizá-los (dados) via Select, mas não consigo Gravar. Uso o UniQuery e quando vai gravar aparece um erro como o a seguir.

Figura dos dados sendo visualizados.

Mensagem de erro ao tentar alterar o valor do campo data início para 20/08/2010.

Já tentei usar um dbedit como controle visual desse campo e configurei no TField, o editmask, para não gravar os literais e mesmo assim o erro persiste.

Grato
Elton Rosa

Elton Rosa

Curtidas 0

Respostas

Eriley Barbosa

Eriley Barbosa

26/08/2010

Como aparece no seu banco de dados, como data e hora? Poste aqui a imagem. Poste aqui seu código fonte.
GOSTEI 0
Elton Rosa

Elton Rosa

26/08/2010

Obrigado Eriley, mas consegui resolver esse problema. Mas deixarei postada a forma como consegui resolver, para ser fonte de ajuda para quem estiver nessa situação.
- Eu estava utilizando domínios no banco de dados e tinha criado 01 do tipo Date. Acabei encontrando um bug, não no PostgreSQL, mas nos componentes de acesso (Unidac com o provider do PostgreSQL). Nas tabelas que tinham um campo deste tipo e que usavam o domínio com o tipo de dados Date, quando ia gravar aparecia essa mensagem de erro descrita antes;
- Depois de uma série de testes, resolvi criar uma tabela com campos do tipo Date só que desta vez se utilizar domínio, colocado Date mesmo. Aí, por incrível que pareça, começou a gravar os dados corretamente. A mesma coisa acontecia com os campos do tipo Blob(Bytea), foi só não usar mais domínio para esses tipos que tudo ficou funcionando bem.
Só um detalhe: Fiz uma configuração no PostgreSQL (versão 8.4.4) no arquivo postgresql.conf, na opção de DateStyle, para 'SQL, DMY'. Não sei se isso contribuiu em algo para a resolução.

Obrigado mais uma vez e a todos que pelo menos passaram neste post tentando me ajudar..
GOSTEI 0
POSTAR