DataSource perde o link do dataSet

Delphi

14/09/2009

Pessoal esse problema eu ja vejo acontecendo faz muito tempo.
Vamos supor tenho tela Pai e filha, na filha tenho um DataSource e o dataSet dela aponta para um ClientDataSet na tela do Pai.

Se ao abrir o projeto vc mandar abrir a filha antes de abrir o pai ele ja perde a referencia, mas não da erro, dae vc so ve que isso aconteceu qdo vai executar o sistema e da erro.

No meu caso eu ja tomo esse cuidado de não abrir as filhas antes do pai.
Mas aqui esta acontecendo de outra maneira tbm. Eu configurei o meu delphi para abrir o meu projeto com as mesmas unit que estavam abertas qdo eu fechei o delphi da ultima vez. E por exemplo estava mexendo na tela Pai e Filha. Dae fecho o delphi.
Qdo eu abro novamente, as vezes o dataSource da filha vem vazio, mesmo com a tela Pai aberta tbm.
Existe algum jeito de não acontecer isso?

Obrigado.

Osocram

Osocram

Curtidas 0

Respostas

Alanporto

Alanporto

14/09/2009

taí... já aconteceu comigo também, e até hoje não achei solução.

GOSTEI 0
Facc

Facc

14/09/2009

Pode ser resolvido com uma POG, já vi isso em uma video aula aqui na clube delphi mesmo.

Coloque o link do dataset no OnCreate do form.

GOSTEI 0
Osocram

Osocram

14/09/2009

dependendo da POG eu até gosto, mas isso ae vai ficar um pouco ruim.. eu ter q fazer isso em as telas filhas.

Mas obrigado pela dica.. se não encontrar outras respostas vou ter q fazer assim como vc disse.

GOSTEI 0
Osocram

Osocram

14/09/2009

olha... não sei afirmar se realmente foi isso que resolveu o problema
[url]http://andy.jgknet.de/blog/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=49[/url]

estava vendo este blog q tinha um IDE Fix Pack 2007 2.7 fui ver o que ele consertava.. tem uma lista de coisas... instalei... meu projeto funcionou normal... depois de um tempo que fui testar algumas coisas em relação ao dataset sumir... e por minha surpresa não acontecia mais.

tem outras coisas interessante nesse blog
- DelphiSpeedUp 2.78 - este aqui eu uso desde a versão para o delphi 7, facil instalar de desinstalar (com apenas um click). O Delphi vai abrir muito mais rapido, e se não me engano ele adiciona o atalho Shitf+F9 para o Build

- IDE Fix Pack 2007 2.7 - Este aqui foi descrito no começo do post.
- IDE Fix Pack 2009/2010 2.7 - Este é o mesmo de cima apenas p outra versão do delphi.
- dcc32speed 1.2 - esse aqui eu estou testando não sei dizer a diferença ainda, mas aparentemente ficou mais rapido.

- DFMCheck 1.4 - ainda não usei, mas a ideia é interessante.

qualquer duvida entrem no blog e leiam os detalhes.
[url]http://andy.jgknet.de/blog/[/url]
flw.

GOSTEI 0
POSTAR