DB2 - Novo

Delphi

03/03/2003

QUAL COMPONENTE EU UTILIZO PARA USAR UMA BASE DE DADOS DBASE?

Jldmbh

Jldmbh

Curtidas 0

Respostas

Anonymous

Anonymous

03/03/2003

QUAL COMPONENTE EU UTILIZO PARA USAR UMA BASE DE DADOS DBASE?

É dBase ou DB2/AS400?
No primeiro caso você pode utilizar TTable ou TQuery com alias padrão. No segundo, a melhor opção é utilizar o Delphi 400. Entre em contato com a Message (falar com Samuel) em www.message.inf.br

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/03/2003

Só ratificando, pois não estava ´logado´.

É dBase ou DB2/AS400?
No primeiro caso você pode utilizar TTable ou TQuery com alias padrão. No segundo, a melhor opção é utilizar o Delphi 400. Entre em contato com a Message (falar com Samuel) em www.message.inf.br

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

03/03/2003

Aproveitando o gancho:

eu faço faculdade de processamento de dados na FATEC-SP e lá tem um servidor as/400 antigão do tempo em que ele ainda não chamava DB2, mas somente as/400

os laboratórios são equipados com um emulador de terminal para os alunos poderem acessar o as/400, operar aquele SO esquisito deles (achei muito legal) e usar o SQL estranho pra criar tabelas nele (tambem achei muito diferente o fato de se separar bd e tabela por ´\´ como se fosse diretorio, ao inves de ´.´)

enfim, foi tudo muito novo e muito interessante pra mim, aí eu pergunto pro professor: como agente acessa esse bd e as tabelas que agente acabou de criar com o delphi? (tem delphi 4 instalado na escola)

o professor respondeu: ´impossível´ eu falei ´impossivel ser impossivel, afinal agente fez isso com ms sql server, interbase, firebird, access, etc etc ... deve ter um jeito, mesmo que seja via odbc´

então eu pergunto pra vc´s Tem um jeito ?

existe componentes free pra isso?

valew!

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

03/03/2003

Lembro que tinha jeito, mas nunca tentei... já deu uma olhada nesses [url=http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=delphi+as400]resultados do Google[/url]?

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/03/2003

[quote:1f190a0015=´vitor^_^´]Aproveitando o gancho:

eu faço faculdade de processamento de dados na FATEC-SP e lá tem um servidor as/400 antigão do tempo em que ele ainda não chamava DB2, mas somente as/400

os laboratórios são equipados com um emulador de terminal para os alunos poderem acessar o as/400, operar aquele SO esquisito deles (achei muito legal) e usar o SQL estranho pra criar tabelas nele (tambem achei muito diferente o fato de se separar bd e tabela por ´\´ como se fosse diretorio, ao inves de ´.´)

enfim, foi tudo muito novo e muito interessante pra mim, aí eu pergunto pro professor: como agente acessa esse bd e as tabelas que agente acabou de criar com o delphi? (tem delphi 4 instalado na escola)

o professor respondeu: ´impossível´ eu falei ´impossivel ser impossivel, afinal agente fez isso com ms sql server, interbase, firebird, access, etc etc ... deve ter um jeito, mesmo que seja via odbc´

então eu pergunto pra vc´s Tem um jeito ?

existe componentes free pra isso?

valew![/quote:1f190a0015]
Colega,

AS/400 é o hardware (equipamento) e DB2 é o banco de dados (assim como Firebird) que roda no AS/400. Ele possui um sistema operacional denominado de OS/400. Sim, você pode se comunicar facilmente com ele por meio de ODBC que é instalada com o CD do ´Client Access for DB2´, bem como, conforme havia informado anteriormente, você também pode utilizar os ´nativos´ denominado Delphi 400.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

03/03/2003

Obrigado pela dica!
acho que vai ter que ser via odbc mesmo, porque o delphi 400 é caro pra ser usado numa faculdade pública que não tem verba pra nada, e além disso, o delphi do laboratório é usado por poucos alunos, e já trabalhamos com outros bancos de dados.
Essa foi só por curiosidade mesmo, pra aprender! ^^

vlw!

GOSTEI 0
POSTAR