DBCombobox abrir quando...

Delphi

06/06/2003

Gostaria de saber como faço para abrir os itens do DBComobox na execuçao do meu sistema, para poder visualizar os meus itens para que possa escolher com o teclado.
No meu caso uso a troca do Tab por enter , passo todos os campos com o enter, mas quando passo no DbComobox, ele passo para o proximo campo, como fasso para abrir os itens do Dbcomobox?[/b]

Guigao

Guigao

Curtidas 0

Respostas

Sandra

Sandra

06/06/2003

Gostaria de saber como faço para abrir os itens do DBComobox na execuçao do meu sistema, para poder visualizar os meus itens para que possa escolher com o teclado. No meu caso uso a troca do Tab por enter , passo todos os campos com o enter, mas quando passo no DbComobox, ele passo para o proximo campo, como fasso para abrir os itens do Dbcomobox?[/b]

guigao,

Acho que o 1º item a rever são os [b:e08c616167]TabOrder[/b:e08c616167]. Clique com o botão contrário do mouse sobre o seu form e verifique se a ordem está de acordo com a disposição dos seus componentes. Caso não esteja, faça as alterações necessárias. Lembrando que para estes componentes, obrigatoriamente, devem ter a propriedade [b:e08c616167]TabStop[/b:e08c616167] = True.

Quanto a abrir o DBComboBox, eu não testei. Tente ver se é a propriedade [b:e08c616167]AutoDropDown[/b:e08c616167] com um determinado nº informado no [b:e08c616167]DropDownCount[/b:e08c616167].

:oops: Se eu estiver errada sobre o AutoDropDown, talvez alguém possa nos esclarecer.

Em todo caso teste.

Espero ter ajudado!!

GOSTEI 0
Carlosrm

Carlosrm

06/06/2003

guigao:

Como disse a Sandra, revise o TabOrder dos seus componente no formulário.
Para que o dbcombobox ´se abra´, é simples. Vamos supor que o seu dbcombobox tenha como nome ´dbcbSesamo´.
No evento OnEnter do dbcbSesamo acrescente (a primeira linha após o begin): dbcbSesamo.DroppedDown := true;

Para fechar, basta clicar na lista do dbcbSesamo ou pressionar ENTER ou TAB, ou ainda clicar em algum outro componente que possa receber foco (por exemplo, um que não esteja desabilitado...) .

Se não ajudou, espero não ter atrapalhado. carlosrm.

GOSTEI 0
Sandra

Sandra

06/06/2003

No evento OnEnter do dbcbSesamo acrescente (a primeira linha após o begin): dbcbSesamo.DroppedDown := true;

:D
Valeu, [b:243698a13a]carlosrm[/b:243698a13a]!! Essa serviu para mim também. Eu tinha esquecido desta propriedade...

Sem querer abusar abusando, :oops: poderia nos dizer algo mais sobre o objeto [b:243698a13a]AutoDropDown[/b:243698a13a]?

Obrigada.
:wink:

GOSTEI 0
Carlosrm

Carlosrm

06/06/2003

A propriedade AutoDropDown do dbcombobox quando está habilitada (true) faz com que o combo box abra sua lista de strings, assim que o usuário começa a digitar algo na caixa de texto.
Se a propriedade estiver desabilitada (false), a lista só se abrirá quando clicar no componente. Ou. estando o componente com o foco, vc pressionar simultaneamente Alt (da esquerda) + Seta-para-baixo. Se vc pressionar as setas de direção, sem a tecla Alt, as strings da lista rolarão pela caixa de texto, sem abrir a lista. O help do Delphi diz muito pouco.
O programador é, antes de tudo, um fuçador... :wink:
Espero ter ajudado. carlosrm

GOSTEI 0
Sandra

Sandra

06/06/2003

[b:1e0f30c1f2]carlosrm[/b:1e0f30c1f2], obrigada pela sua atenção...

Entendi sua explicação, foi muito válida. Mas, é que eu também sou iniciante em Delphi ainda, conheci a versão 2 para fazer o meu estágio da faculdade e não estava trabalhando na área. Recentemente, voltei a mexer com o Delphi.

Mesmo assim, valeu!!

:wink:

GOSTEI 0
POSTAR