dbEpress Error: Operation Not Supported
Que erro é esse? Não faço a menor idéia de como resolver isso.
Valew
Valew
Seu_madruga
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
05/04/2005
Colega,
- Onde ocorre?
- Como ocorre?
- Que BD e driver vc está usando?
- Quais os componentes de acesso que vc está usando (TSQLDataSet ou TSQLQuery), está usando TDataSetProvider+TClientDataSet?
Se vc não der mais detalhes, fica difícil lhe ajudar...
T+
- Onde ocorre?
- Como ocorre?
- Que BD e driver vc está usando?
- Quais os componentes de acesso que vc está usando (TSQLDataSet ou TSQLQuery), está usando TDataSetProvider+TClientDataSet?
Se vc não der mais detalhes, fica difícil lhe ajudar...
T+
GOSTEI 0
Seu_madruga
05/04/2005
Ops, falha nossa!
Usando componentes dbExpress e Data Controls com BD Interbase
Os componentes são:
SQLConnection -> SQLDataSet -> DAtaSetProvider -> ClientDataSet
O erro ocorre quando a aplicação vai criar o form
Usando componentes dbExpress e Data Controls com BD Interbase
Os componentes são:
SQLConnection -> SQLDataSet -> DAtaSetProvider -> ClientDataSet
O erro ocorre quando a aplicação vai criar o form
GOSTEI 0
Vinicius2k
05/04/2005
Colega,
Existe algo de ´especial´ que causa o erro, ou seja, é apenas em um form específico ou em qualquer um...
A causa mais comum deste erro é a tentativa de utilizar o método RecordCount em um TSQLDataSet que contenha parametros e/ou quando a instrução SQL contém um Join.
Outra causa pode ser a tentativa de navegação direta no TSQLDataSet de forma bidirecional, seja tentando se mover com o método Prior, utilizando o métodos como o Locate ou campos Lookup.
Seu caso se enquadra em algumas destas situações ?
Se não, por favor, poste-nos a instrução SQL que está sendo utilizada, e o código envolvido na criação do form e abertura do DataSet.
T+
Existe algo de ´especial´ que causa o erro, ou seja, é apenas em um form específico ou em qualquer um...
A causa mais comum deste erro é a tentativa de utilizar o método RecordCount em um TSQLDataSet que contenha parametros e/ou quando a instrução SQL contém um Join.
Outra causa pode ser a tentativa de navegação direta no TSQLDataSet de forma bidirecional, seja tentando se mover com o método Prior, utilizando o métodos como o Locate ou campos Lookup.
Seu caso se enquadra em algumas destas situações ?
Se não, por favor, poste-nos a instrução SQL que está sendo utilizada, e o código envolvido na criação do form e abertura do DataSet.
T+
GOSTEI 0
Seu_madruga
05/04/2005
É mais simples do que parece
O problema da forma bidirecional não tem pois estou usando um Provider conectado com o SQLDataSet. As SQLs são basiquíssimas: ´Select * from LOGIN´. Não sei mais o que pode ser
O problema da forma bidirecional não tem pois estou usando um Provider conectado com o SQLDataSet. As SQLs são basiquíssimas: ´Select * from LOGIN´. Não sei mais o que pode ser
GOSTEI 0
Cabelo
05/04/2005
Como você está fazendo para dareste select ?
Este erro ocorre também quando vc estiver dando um select e dar um ExecSQl por exemplo..
Este erro ocorre também quando vc estiver dando um select e dar um ExecSQl por exemplo..
GOSTEI 0
Vinicius2k
05/04/2005
Colega,
Sem vc mostrar o código, o máximo que vc vai conseguir dos outros colegas, são ´chutes´ de qual é o problema...
Seus TDataSource está ligado nos TClientDataSet ou nos TSQLDataSet ?
Se estiver nos TSQLDataSet, o correto é nos TClientDataSet.
Este é o meu último ´chute´ sem ver o código : vc está embutindo a midas dentro da aplicação com a inclusão da unit MIDASLIB na lista de uses?
Se sim, retire esta inclusão e utilize a midas.dll externamente.
T+
Sem vc mostrar o código, o máximo que vc vai conseguir dos outros colegas, são ´chutes´ de qual é o problema...
Seus TDataSource está ligado nos TClientDataSet ou nos TSQLDataSet ?
Se estiver nos TSQLDataSet, o correto é nos TClientDataSet.
Este é o meu último ´chute´ sem ver o código : vc está embutindo a midas dentro da aplicação com a inclusão da unit MIDASLIB na lista de uses?
Se sim, retire esta inclusão e utilize a midas.dll externamente.
T+
GOSTEI 0
Vinicius2k
05/04/2005
Bem lembrado !
GOSTEI 0
Fred
05/04/2005
rapaz eu ja tive esse erro antes, mas agora nao to lembrando exatamente o que era, mas c nao me engano quando coloquei where na select ele parou!!! tipow select * from tabela where id = :id
GOSTEI 0
Seu_madruga
05/04/2005
Não precisa nem de código para gerar o erro, qualquer um que colocar:
Um SQLConnection,
Um SQLDataSet ligado ao SQLConnection,
Um DataSetProvider ligado a um SQLDataSet,
Um ClientDataSet ligado a um DataSetProvider
É só isso, ao rodar uma aplicação vazia, sem qualqur linha de código exceto as configurações dos componentes descritos acima, ele dá o erro ´Operaion not Supported´
Um SQLConnection,
É só isso, ao rodar uma aplicação vazia, sem qualqur linha de código exceto as configurações dos componentes descritos acima, ele dá o erro ´Operaion not Supported´
GOSTEI 0
Everton
05/04/2005
Não precisa nem de código para gerar o erro, qualquer um que colocar:
Um SQLConnection,
:shock: Que coisa, nos meus sistemas eu faço exatamente isso e não dá esse problema... :shock:
Colega:
- Você já debugou ?
- Sabe em que momento ocorre o erro ? ao abrir um ClientDataSet específico, ou qualquer um que você abra, esse erro aparece ?
- Já pesquisou no fórum sobre esse erro ?
- Já atentou para os possíveis erros informados pelos colegas anteriores ?
Como acho que você não vai colocar o código, apontando o momento do erro, aqui vai o meu chute, mas isso só vale se esse erro aparecer para qualquer ClientDataSet que você abrir: Midas.dll com versões diferentes instaladas.
GOSTEI 0
Fred
05/04/2005
Cara acho que me lembrei de uma outra possivel causa para este erro!!
Acontece o seguinte eu tinha o delphi 6 instalado e depois instalei o delphi 7, e la na pasta system ou system32 essa dll ficou com a versao antiga!!! o que deve ser feito eh pegar a dbexpint.dll que esta na pasta BIN do delphi 7 e colocar la na pasta system do windows!! ou simplesmente apagar a que esta no system!!!
acho que resolvi meu problema na época fazendo isso!!
FUI..
Versao da DBExpint.dll !!!
Acontece o seguinte eu tinha o delphi 6 instalado e depois instalei o delphi 7, e la na pasta system ou system32 essa dll ficou com a versao antiga!!! o que deve ser feito eh pegar a dbexpint.dll que esta na pasta BIN do delphi 7 e colocar la na pasta system do windows!! ou simplesmente apagar a que esta no system!!!
acho que resolvi meu problema na época fazendo isso!!
FUI..
GOSTEI 0