DBExpress - Transaction no Active

Delphi

17/03/2011

Pessoal me ajudem por favor!,   Estou usando Delphi 7 e Firebird 2.1 e estou com o seguinte problema:   Na minha tela de cadastro, quando faço inserçao blz,  se por ventura eu quiser excluir o cliente ou fechar a tela de cadastro está dando um erro "Transaction no Active".   O Código no no botão excluir é esse:     {: deleta se houver dados no DataSet }
  if (DataSource1.DataSet.Active) and (DataSource1.DataSet.RecordCount > 0) then
  begin
    if MessageDlg('Tem certeza que deseja excluir o registro ?', mtConfirmation, [mbYes,mbNo], 0) = mrYes then
      DataSource1.DataSet.Delete;
      DataSource1.DataSet.Open;
  end;
  EnableDisableControls(False);      
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

Curtidas 0

Respostas

Marco Salles

Marco Salles

17/03/2011

Pessoal me ajudem por favor!,   Estou usando Delphi 7 e Firebird 2.1 e estou com o seguinte problema:   Na minha tela de cadastro, quando faço inserçao blz,  se por ventura eu quiser excluir o cliente ou fechar a tela de cadastro está dando um erro "Transaction no Active".   O Código no no botão excluir é esse:     {: deleta se houver dados no DataSet }
  if (DataSource1.DataSet.Active) and (DataSource1.DataSet.RecordCount > 0) then
  begin
    if MessageDlg('Tem certeza que deseja excluir o registro ?', mtConfirmation, [mbYes,mbNo], 0) = mrYes then
      DataSource1.DataSet.Delete;
      DataSource1.DataSet.Open;
  end;
  EnableDisableControls(False);

Eu não entendi porque esta open depois do delete ???

por acaso qnd vc dar o delete o clientDataSet não esta aberto ??? Se tiver fechado não geraria um erro ???

GOSTEI 0
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

17/03/2011

Marcos para te falar a verdade não sei te explicar direito pois o meu form modelo eu peguei pronto da video aula do luciano pimenta, acontece que ele usa uma variavel conforme descrita abaixo:     private
    { Private declarations }
  public
    { Public declarations }
     Transc: TTransactionDesc; ------------------------ esse transc  no qual me refiro 
     procedure Start; ----------------------- uso na minha aplicacao na hora de salvar store procedures, que no inicio eu starto ela e depois no final eu comito.
    procedure Comit;
    procedure Rollback ;   =========================    para cada procedure uso o seguinte:   procedure TDM.Comit;
begin
 Conexao.Commit(Transc);
end;   procedure TDM.Rollback;
begin
  Conexao.Rollback(Transc);
 raise Exception.Create(MSG_ERRO);
end;   procedure TDM.Start;
begin
  Transc.IsolationLevel := xilREADCOMMITTED;
  Transc.TransactionID := StrToInt(IDTransaction);
  Conexao.StartTransaction(Transc);
end;
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/03/2011

entendi ..   Acho que qnd vc esta comitando , ele ja destroe a transação e depois vc da um Rooback num objeto inválido   procedure Comit;
procedure Rollback ;   geralmente se usa um bloco protegido para que caso de algum erro ele vai para o Rooback   try blocos excpet Roolback   Porém se vc tiver utilizando o delphi 2010 existe uma nova classe de transação que evita este tipo de problema Ou seja ,  ele testa o "objeto" antes de dar o Roolback.    
GOSTEI 0
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

17/03/2011

Mas no meu caso que uso Delphi 7, como que vou resolver esse problema ?
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/03/2011

Ai vc tem que usar o Try Except   Assim  
var
tr:TTransactionDesc;
begin
tr.TransactionId:=1;
tr.IsolationLeve:=xilReadCommited;
Conexao.StartTransaction(tr);
try
Seu comandos de Indert , delete , Update etc..
Conexao.coomit(tr);
except
conexao.Roolback(tr);
end;
end;
GOSTEI 0
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

17/03/2011

mas marcos, esse procedimento é o que eu estou usando atualmente.
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/03/2011

mas marcos, esse procedimento é o que eu estou usando atualmente.
sim mas vc deve estar usando de modo equivocado. Porque o erro parece é que vc esta tentando Comitar uma Transação que não existe ou mesmo desfazer uma Transação que não existe . Vamos imaginar que ve esteja utilizando este procedimento. Ai vc Da um Start , faz operação e comita. Ai para iniciar um Novo processo tem que start Novamente e apos isto um Commit ou um Roolback Verifique a sua rotina de instruçoes para descobrir onde esta o gargalho que esta causando esta mensagem
GOSTEI 0
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

17/03/2011

O procedimento que uso para salvar é este:   procedure TDM.cdsProdutoBeforePost(DataSet: TDataSet);
begin
  {: insere ou atualiza Produtos }
  Start; -------> que é aquela que comentei anteriormente
  try
    with spProduto do
    begin
      Params[0].AsInteger := cdsProdutoP_ID.AsInteger;
      Params[1].AsInteger := cdsProdutoF_ID.AsInteger;
      Params[2].AsString := cdsProdutoP_NOME.AsString;
      Params[3].AsString  := cdsProdutoP_UN.AsString;
      Params[4].AsInteger  := cdsProdutoP_QTD.AsInteger;
      Params[5].AsString := cdsProdutoP_REF.AsString;
      Params[6].AsString := cdsProdutoP_COR.AsString;
      Params[7].AsString := cdsProdutoP_TAM.AsString;
      Params[8].AsBCD := cdsProdutoP_CUSTO.AsCurrency;
      Params[9].AsBCD := cdsProdutoP_VENDA.AsCurrency;
      ExecProc;
      Comit; -------> que é aquela que comentei anteriormente
    end;
  except
    Rollback; -------> que é aquela que comentei anteriormente
  end;     ------------ neste caso vc me aconcelha colocar start aqui novamente ?
end;    
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/03/2011

este codigo esta " certo " na Inclusão do cliente Mas e na Exlusão .. Vc relatou o problema na exclusão O que vc Esta fazendo
GOSTEI 0
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

17/03/2011

é o mesmo praticamente, so muda o comando.   procedure TDM.cdsProdutoBeforeDelete(DataSet: TDataSet);
begin
  {: exclui Produtos }
  Start;
  try
    with spProdutoD do
    begin
      Params[0].AsInteger := cdsProdutoP_ID.AsInteger;
      ExecProc;
      Comit;
    end;
  except
    Rollback;
  end;
end;
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/03/2011

entendi.. Então é o seguinte. O processo esta certo . A idéia é esta. Talves seje o evento Vc coloca alguma coisa no AfterDelete ou AfterInsert ???  
GOSTEI 0
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

17/03/2011

Não, eu não uso nada no afterpost e nem no afterdelete
GOSTEI 0
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

17/03/2011

Marcos, Consegui resolver o meu problema,     aproveitando a situação deste post, gostaria de saber se vc tem algum exemplo de como imprimir etiquetas pimaco atraves do delphi. meu email é josenildo.rui@gmail.com e o msn: josenildo_rui@hotmail.com   Desde já quero agradecer pela paciência e pela força que tem me dado neste problema.   Muito obrigado   Fica com Deus.
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/03/2011

Marcos, Consegui resolver o meu problema,     aproveitando a situação deste post, gostaria de saber se vc tem algum exemplo de como imprimir etiquetas pimaco atraves do delphi. meu email é josenildo.rui@gmail.com e o msn: josenildo_rui@hotmail.com   Desde já quero agradecer pela paciência e pela força que tem me dado neste problema.   Muito obrigado   Fica com Deus.
Beleza Mas vamos com calma Onde vc estava errando.. Post ai < deve ser alguma coisa simples >   por acaso vc mudou de evento.. ???
GOSTEI 0
Josenildo Rosa

Josenildo Rosa

17/03/2011

Não, não mudei nenhum evento, apenas tirei,  a linha de comando DM.IBTRANS.COMMIT  do onClose do Form,   Pois eu estava usando o DBExpress e o IBInterbase. Erro meu mesmo, vacilei.
GOSTEI 0
POSTAR