DBGrid - Trocar a cor de linha com Click do mouse

Delphi

29/12/2003

Fala aí pessoal!

Gostaria de saber se é possível (e como) ao clicar em uma linha do DBGrid, que esta linha troque de cor e se mantenha caso ela perca o foco.

Existe a opção dgRowSelect do DBGrig que, se estiver em True, permite que a linha seja selecionada inteira ao clicar com o mouse e troca sua cor. Porém, ao perder o foco a linha perde a cor também. O que preciso é que a cor da linha seja trocada ao clicar, mas que permaneça com a cor ao perder o foco.

Não posso usar a opção dgMultiSelect, pois o usuário não quer ter que apertar a tecla Ctrl junto com o click do mouse (...!). Além disso precisarei destas seleções posteriormente, ao abrir a mesma tela novamente.

Enfim, só o lance de trocar a cor da linha com um click, já resolve.

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.
wbb

Wbb

Wbb

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

29/12/2003

Colega,

A opção de menor esforço seria a criação de uma coluna no banco de dados (tipo: Cargo, Tag) para servir de controle de status e no evento OnDblClick vc pode inserir a rotina de alteração do status. Com a dbGrid da RxLib fica fácil fazer o controle de cores, basta codificar isso em OnGetCellParameters.

Exemplo:
if qTabelaTAG.Value = ´1´ then
BackGround := clBue
else
...

GOSTEI 0
Wbb

Wbb

29/12/2003

Obrigado pela dica Aroldo!
Realmente ouço falar muito bem desta biblioteca RxLib, porém já tentei instalar em meu conputador algumas vezes, sem sucesso. Já peguei as dicas aqui do Forum, já vi um artigo aqui do Clube Delphi também, mas eu devo estar errando em alguma besteirinha que no final sempre ferra tudo.

Sem querer exeplorar muito, mas já explorando, se você tiver um passo-a-passo da instalação da RxLib e puder me enviar seria muito grato.

Obrigado pela ajuda.
wbb

GOSTEI 0
POSTAR