DBGrid Zebrada

Delphi

12/02/2004

Caros amigos estou batendo cabeça com isso.: tenho um codigo para a dbgrid ficar zebrada....

If (State <> [gdSelected]) and (State <> [gdSelected,gdFocused]) then
begin
with (Sender as TDBGrid).Canvas.Brush do

if ((Sender as TDBGrid).DataSource.DataSet.RecNo mod 2) = 0 then
Color := clWindow
else
Color := $00E2EFE2; // Verde claro;

(Sender as TDBGrid).Canvas.FillRect(Rect);
(Sender as TDBGrid).DefaultDrawColumnCell(Rect,Datacol,Column,State);
end
else
(Sender as TDBGrid).DefaultDrawColumnCell(Rect,Datacol,Column,State);

end;

..............este é o codigo o codigo esta certo... o que não estou entendendo é o seguinte... se ligo o bde ao interbase coloco um dbgrid e coloco o codigo ele não funciona.... se ligo a um banco de dados paradox... ele funciona... outra coisa se conecto o banco usando o componente da IBX ele funciona... mas se uso o bde ele não funciona..
o que sera que esta errado

fazem o teste com bde e interbase para ligar a base de dados
depois
fazem o teste com o IBX e interbase para ligar a base de dados
depois
fazem o teste com bde com Paradoxe para ligar a base de dados

me ajudem estou ficando louco e se alguem podem me explicar como colocar uma figura numa coluna do dbgrid... ficarei grado....

se alguem poder me mandar um exemplo eu agradeço..

Que loucura......

Atenciosamente.: Deibe Junior

babu.djv@terra.com.br

Babu

Babu

Curtidas 0

Respostas

Rcaps

Rcaps

12/02/2004

Olá :
Na procedure do OnDrawColumnCell do seu DBGrid voce deve colocar os seguintes comandos para zebrar o seu DBGrid :

If odd(IBDataSete1.Recno) Then
Begin
DBGrid1.Canvas.Brush.color := clCream; // ( por exemplo)
DBGrid1.Canvas.FillRect(rect);
end;
end;

Trata-se de um método para exibir as linhas ímpares de uma tabela em uma cor de fundo diferente.
Uso o Delphi 7 com Interbase e funciona perfeitamente. Espero poder ter ajudado. Abraço.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/02/2004

Colega,

Este problema é, digamos assim, insolúvel... a base da rotina está no RecNo e esta propriedade não é aplicavel em SGBDs...
Me admira vc ter conseguido com o IBX+InterBase... vc está certo disso?

T+

GOSTEI 0
Rcaps

Rcaps

12/02/2004

Colega :

Eu estou utilizando sem nenhum problema. Tente utilizá-lo tambem pois com o meu sistema não dá problemas não, até agora...

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/02/2004

Eu estou utilizando sem nenhum problema. Tente utilizá-lo tambem pois com o meu sistema não dá problemas não, até agora...

:D parabéns ! se vc pesquisar aqui no fórum vai ver q foi o primeiro q conseguiu...
mas acredito q depende muito da conexão... como não uso IBX não posso afirmar com certeza... sei com DBExpress não consegui fazer isso funcionar... inclusive comprei um componente Grid por causa disso...
T+

GOSTEI 0
Rcaps

Rcaps

12/02/2004

Me dá o teu e-mail que eu te mando o EXE com o banco pra você ver, que tal ?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/02/2004

Me dá o teu e-mail que eu te mando o EXE com o banco pra você ver, que tal ?

rcaps, com DBExpress?? agradeço, mas é melhor deixar quieto... já gastei a grana comprando o Grid mesmo... mas não me arrependo o componente é bem superior ao DBGrid...
Valew!
T+

GOSTEI 0
Rcaps

Rcaps

12/02/2004

vinicius2k : Vpcê poderia me dizer qual é o Grid que você está utilizando e onde posso vê-lo ? Estou desenvolvendo uma aplicação comercial e gostaria de dar uma espiada no que você está utilizando, pode ser ? A propósito você faz trabalhos do tipo free-lance em Delphi 7 e Intebase ? Tenho várias tarefas para desenvolver com urgência e não vou dar conta.
Grato - Raul.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/02/2004

Você poderia me dizer qual é o Grid que você está utilizando e onde posso vê-lo ? Estou desenvolvendo uma aplicação comercial e gostaria de dar uma espiada no que você está utilizando, pode ser ?

vc pode testá-lo baixando aqui : http://www.torry.net/db/visible/db_grids/dagridd.zip
Ele tem muitos recursos excelentes como, por exemplo, a ´Zebra´ e a fixação de colunas... na verdade é uma suíte, mas eu só uso componente Grid...

A propósito você faz trabalhos do tipo free-lance em Delphi 7 e Intebase ? Tenho várias tarefas para desenvolver com urgência e não vou dar conta. Grato - Raul.

Lhe respondo por MP...

T+

GOSTEI 0
Rcaps

Rcaps

12/02/2004

Desculpa, não entendi... MP ? ( desculpa a ignorancia do macaco...)!

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/02/2004

Mensagem Privada...
T+

GOSTEI 0
POSTAR