Dbgrid
Olá!!!!
Tenho um Dbgrid em uma aplicação cuja finalidade é de consulta e caso precise ele permite editar somente um campo. Portanto, se eu estiver na última linha e apertar a seta para baixo ele abre uma linha. Eu gostaria de saber se existe algum bloqueio para que não abrir linhas no Dbgrid.
Muito obrigado.
Ricardo
Tenho um Dbgrid em uma aplicação cuja finalidade é de consulta e caso precise ele permite editar somente um campo. Portanto, se eu estiver na última linha e apertar a seta para baixo ele abre uma linha. Eu gostaria de saber se existe algum bloqueio para que não abrir linhas no Dbgrid.
Muito obrigado.
Ricardo
Ricardo_ascii
Curtidas 0
Respostas
Marco Salles
06/08/2005
Dentre outros códigos que possa vir , aqui esta um
var Inserir:Boolean=False;
procedure TForm1.DBGrid1KeyDown(Sender: TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin case Key of Vk_Down, Vk_Tab :inserir:=true; end; end;
procedure TForm1.Query1NewRecord(DataSet: TDataSet); begin if inserir Then query1.Cancel; Inserir:=False; end;
GOSTEI 0
Hellsing
06/08/2005
Tem também uma maneira simples:
> Escolha o componente que está conectado à tabela (ClientDataset, Table, IBXTable, Query, o que quer que seja).
> Na guia ´Events´ do Object Inspector, escolha ´BeforeInsert´:
> Digite o código:
Falowz...
[b:cd87cfe1ec]Hellsing[/b:cd87cfe1ec]
> Escolha o componente que está conectado à tabela (ClientDataset, Table, IBXTable, Query, o que quer que seja).
> Digite o código:
procedure TDataModule.Table1BeforeInsert(Dataset: TDataset); begin ABORT; end;
Falowz...
[b:cd87cfe1ec]Hellsing[/b:cd87cfe1ec]
GOSTEI 0
Marco Salles
06/08/2005
Tem também uma maneira simples:
> Digite o código:
Código:
procedure TDataModule.Table1BeforeInsert(Dataset: TDataset);
begin
ABORT;
end;
[b:40b40c9ff6]mas isto irá impedir toda e qualquer inserção .....[/b:40b40c9ff6]
e o caso dele é específico
[b:40b40c9ff6]se eu estiver na última linha e apertar a seta para baixo ...
bloqueio para que não abrir linhas no Dbgrid.[/b:40b40c9ff6]
GOSTEI 0