DBLookupCombobox com conflito dos dados entre as tabelas

Delphi

Firebird

28/07/2015

Prezados,se puder, preciso a gentileza de alguém que possa me orientar:

Sou novato na utilização do Delphi, embora nos últimos meses eu tenha alcançado patamares de conhecimento.
Com intuito de 'desvendar' a arte da programação, resolvi desenvolver um aplicativo o qual será utilizado pela minha filha no controle de vendas de Semi-Joias.
A intenção,dessa forma, é de vencer todas as dúvidas que possam aparecer do início ao fim do desenvolvimento.

Bem vamos ao problema:
Criei uma tabela de 'cliente', uma de 'produto' e outra de 'pedido' (e outras, mas o foco será nessas três).A estrutura das tabelas é a seguinte:

Cliente:
CODCLIENTE (PK)
NOME
CPF
RG
ENDERECO

Produto:
CODPRODUTO (PK)
REFERENCIA
DESCRICAO
INDICE (dado que vai servir de parâmetro para calcular o preço)

Pedido:
CODPEDIDO (PK)
CODCLIENTE (FK)
CODPRODUTO (FK)
PRODUTO
CLIENTE
QUANTIDADE
VALOR UNITARIO
VALOR TOTAL

No formulário de pedido contruído no Delphi 7 foi incluído um DBEdit para o CODPEDIDO, um DBLookupComboBox para o PRODUTO e outro DBLookupComboBox para o CLIENTE.
A minha intenção é de quando o usuário for emitir o pedido, ser criado um número do pedido o qual será armazenado no campo da tabela CODPEDIDO; pelo DBLookCombobox, escolheria o produto cuja fonte é da tabela 'produto' e, sequencialmente, no outro DBLookCombobox, o cliente, previamente cadastrado na tabela cliente.

Nos testes de compilação do aplicativo tem apresentado a seguinte situação:
Eu crio o número 1 como número do 'código do pedido'. Quando vou escolher o produto pelo DBLookCombobox, cujo item do banco o 'código do produto' é o número 5, o 'código do pedido' muda de 1 para 5.