DBX Error: Operation Not Supported

Delphi

27/06/2004

Minha gente o lance é o seguinte: Estou utilizando o componente [b:e0d12fe174]TSQLQuery[/b:e0d12fe174] (o componente TSQLDataSet, da o mesmo erro) do grupo de componentes [b:e0d12fe174]dbExpress[/b:e0d12fe174] para buscar os dados de um relatório, que estou fazendo no QReport. Mas na hora que mando dar Preview no relatório da a seguinte mensagem: ´[b:e0d12fe174]Table unknown emprestimos[/b:e0d12fe174]´. E depois da esta :´[b:e0d12fe174]DBX Error: Operation Not Supported[/b:e0d12fe174]´ Mas a tabela está lá, tanto é que se eu pegar a mesma SQL
(´select e.codigo,e.numconsulente,e.data,e.datadev,i.tombogibi,i.tomboexemplar,
i.codautor,c.nome,ex.codobra,o.titulo,g.titulo
from emprestimos e join itensemprestimo i on (i.codigoemp = e.codigo)
join consulentes c on (c.numero = e.numconsulente)
left outer join exemplares ex on (i.tomboexemplar = ex.tombo)
left outer join obras o on (ex.codobra = o.codigo)
left outer join gibis g on (i.tombogibi = g.tombo)´)

e mandar abrir no IbExpert, funciona normalmente...

Estou utilizando o Delphi 6 e o banco de dados é o interbase.

Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.... :wink:

Anarquistaoi

Anarquistaoi

Curtidas 0

Respostas

Luker

Luker

27/06/2004

No evento OnGetTableName do TDataSetProvider, escreva o seguinte código:

TableName := ´EMPRESTIMOS´;

O nome da sua tabela deve estar em maiúsculo para funcionar...

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/06/2004

Colega,

Eu ainda não conhecia a solução proposta pelo colega luker e apesar de não documentada, é possível dizer que existe uma regra no dbExpress:
[b:de42f984dc]Nomes dos objetos (tabelas, colunas, etc..) sempre em maiúsculas.[/b:de42f984dc]
Isto deverá solucionar o problema do erro ´Table unknown...´

Já o segundo erro pode estar relacionado ao primeiro (nunca vi os dois ao mesmo tempo), mas a mensagem é comumente encontrada quando se tenta navegar nas duas direções no DataSet, já que o dbExpress é unidirecional.
Como não trabalho com QR não posso precisar se ele exigiria navegação bidirecional na impressão, mas se exigir, substitua a fonte de dados do relatório por um TClientDataSet ligado a sua TSQLQuery através de um TDataSetProvider.

Espero ter ajudado...
T+

GOSTEI 0
POSTAR