Debate sobre os componentes

Delphi

17/01/2004

Amigos, quero abrir aqui uma discursão sobre um tema que a muito me
atormenta.De maneira curta e grossa, apresento-lhes os ´maravilhosos´
componenentes do Delphi, que facilitam a vida do programador.Será que
existe algum que se encaixa com o que procuro?Você se pergunta...
Mas é claro que existe.Os componentes do Delphi, assim como os de
qualquer outra linguagem visual, se apresentam sob os mais diversos
´sabores´.Existem componentes para alterar labels, mudar skins, alterar
elementos do sistema, fazer efeitos especiais e por aí vai...
Até aí tudo bem.Eu até admiro alguns componentes do Delphi, mas o
problema surge exatamente quando os componentes descaracterizam um
programa, ou pior o SEU programa!
Um componente é na verdade um programa, que dá funcionalidade ao seu.Já que um componente é um programa, ele pode ser freeware ou shareware.Um componente pode ser, e é na sua grande maioria, de terceiros, e fico a me pergunta se realmente posso confiar em um componente.Tenho receio de começar a fazer um progama, colocando componentes aqui e ali, e de repente perceber que fiz uma ´colcha de retalhos´, um progama sem ´alma´ que perdeu sua identidade, já que toda sua funcionalidade vem de componentes, sem eu ter escrito uma única linha de código.Será que agora eu posso distribuir esse programa com meu nome ou com o nome das pessoas e empresas que desenvolveram os componentes?Será que vou ouvir por aí
frases do tipo:´Há esse programa utiliza o mesmo componente que utilizei no meu programa´
E fico a pensar se realmente fiz um programa ou montei um brinquedo tipo
aquelas pecinhas de LEGO...
Tenho pesadelos a noite sobre os programas em que usei componentes e
ultimamente, não gosto nem de usar os componentes do própio Delphi.
porém não posso desenvolver aplicações comerciais em C++!Quanto tempo será que eu levaria?Nem sei se conseguiria:)
Será que a solução seria começar a desenvolver meus própios componentes e utilizar minha imaginação?Acho que se o programa for bem legal poucas pessoas terão preconceito em utiliza-ló, mesmo que utilize componentes.

Coelhopirado

Coelhopirado

Curtidas 0

Respostas

Alex.costa

Alex.costa

17/01/2004

Caro amigo,

Não vou criticar seus comentários mas realmente achei absurdas algumas coisas.

Acho que um ssistema tem que ser o mais amgigável possível, e quanto mais parecido com aplicações ´padrões´, como é o caso das ferramentas do Office, menos dificuldades o usuário tem em se adaptar ao sistema.

Além disso, os componentes que eu utilizo, e recomendo, são os que vem com código-fonte, assim é possível estudá-los,. aprender com eles, e até mesmo dar manutenção em casos de emergência.

Para mim a identidade de um sistema está em sua funcionalidade, no quanto ele atende e ajuda o usuário em seu trabalho, e nem em sua aparência. O que faz ele se diferenciar dos demais no mercado são os recursos que ele tem a mais que os seus concorrentes. A aparência apenas torna a sua utilização mais agradável, ajuda a enfatizar informações imporantes.

E quando alguém comenta comigo se eu usei este ou aquele componente, fico feliz, pois sei que terei amigos para trocar idéias, criticar e até mesmo sugerir inovações para o mesmo.

Fica aqui expressa minha opinião. Espero ter ajudado

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

17/01/2004

coelhopirado,

discordo de vc ... na minha humilde opinião alguns componentes são tão úteis que deveriam vir com o Delphi... a RXLib é um bom exemplo disso... a Zeos é quase que uma regra para quem usa MySQL... a DBAltGrid dah de 10 na DBGrid do Delphi... e assim vai...

acho que a função dos componentes que instalamos é suprir uma necessidade específica, momentânea ou temporária, mas com isso não acredito que o programa perca a identidade...

´Há esse programa utiliza o mesmo componente que utilizei no meu programa´

se partirmos deste princípio muita gente vai dizer : ´Esse programa foi feito com a mesma ferramenta que eu fiz o meu programa : Delphi´...

o cuidado que devemos tomar em utilizar componentes de terceiros é fazer incessantes testes para perceber alguma falha, se possivel procurar componentes com fontes, para que vc não fique eternamente depedente de quem devenvolveu...

nenhum programa está livre de falhas... nem o próprio Delphi... o DBLookUpComboBox do Delphi 7 por exemplo...

acho que escrever seus próprios componentes é excelente, quisera eu um dia, conseguir escrever meus próprios totalmente... o máximo que consegui até hoje foi modificar alguns acrescentando ou retirando funcionalidades... mas reinventar a roda acho perda de tempo...

GOSTEI 0
Marcelo.l

Marcelo.l

17/01/2004

Olá, coelhopirado.

Apenas complementando o que os colegas disseram acima.

Sua citação :

<[b:f71f393dea][i:f71f393dea]E fico a pensar se realmente fiz um programa ou montei um brinquedo tipo aquelas pecinhas de LEGO...[/i:f71f393dea][/b:f71f393dea]>

Uma aplicação, por mais simples que seja vai sempre precisar de algumas linhas de código escritas por programador.
Se nada de um programa for escrito pelo programador, apenas montado com componentes de terceiros, esta pessoa não pode se dizer um programador mas sim um ´[b:f71f393dea]catador de componente[/b:f71f393dea]´.
A verdadeira ´alma´ e personalidade de um programa está nas linhas de código que vc coloca. As funcionalidades e soluções encontradas para determinados problemas. Voce não vai achar nenhum componente que seja um contas a pagar e receber completo ou um toca MP3.
Os componetes, sejam de terceiros ou do próprio Delphi, servem para agilizar o desenvolvimento de uma aplicação.

Por isto Delphi é uma ferramenta RAD.

Também concordo com os colegas. De preferencia a componentes de terceiros com fonte para que não fique depente do fornecedor.

Espero ter ajudado.

Peace. Out.

GOSTEI 0
Weber

Weber

17/01/2004

Caro coelhopirado, assim como nossos colegas eu discordo do seu ponto de vista, eu acho que nossas vidas sem componentes free ou não, com ou sem fontes seria o um ´inferno´

Imagine se você fosse começar a desenvolver seus próprios componente hoje, quanto tempo você demoraria para poder criar seus sotfwares comerciais.

Imagine criar um Edit começando do zero, uma grid então.

Se você acha que programar em C++ não vale a pena, crie seu próprio edit, sem usar heranças do Edit do Delphi, veja quanto tempo você vai demorar e calcule em quantos dias ou meses você terá criado seus componente básicos como edit,combobox,grid,memo,label,skin,relatórios,menus,etc.

GOSTEI 0
Motta

Motta

17/01/2004

Radicalizando o raciocinio até o uso do compilador seria imoral,
deveriamos escrever nosso proprio compilador, linguagem etc ...

Um sistema comercial de cadastro custaria R$ 4 milhões de reais e levaria uns 5 anos para ficar pronto.

GOSTEI 0
Weber

Weber

17/01/2004

Radicalizando o raciocinio até o uso do compilador seria imoral, deveriamos escrever nosso proprio compilador, linguagem etc ... Um sistema comercial de cadastro custaria R$ 4 milhões de reais e levaria uns 5 anos para ficar pronto.

Apoiado.

GOSTEI 0
Marconi

Marconi

17/01/2004

Só uma dica para quem instalar componentes de terceiros.

Não façam como eu fazia antigamente. Instalava uma porção de componentes no meu Delphi. Criei programas muito bonitos. Mas esqueci do essencial. Guardar os originais. Uma vez precisei formatar a HD do micro e reinstalar todos os programas. Aí fiquei com uma porção de programas que não podiam mais recompilados porque não tinha mais os componentes para recolocar no Delphi. Alguns até muito bonitos, que nunca mais encontrei.

Hoje evito ao máximo outros compontentes que não aqueles que vem junto com o Dephi, e quando utilizo guardo-os muito bem guardados.

Marconi

GOSTEI 0
Motta

Motta

17/01/2004

Sempre trabalhei em empresa com equipe, pode-se seguir os seguintes passos :

Usar os componentes quando houver consenso entre a equipe, quem for voto vencido obedece a maioria se comprometendo a usar os combinados e não instalar os rejeitados

Só usar componentes free de terceiros com fontes , usar só as dcu é suicidio a longo prazo, se comprar tenha garantia de manutenção nas próximas versões do Delphi ou os fontes (raro)

Usar de preferencia componentes já testados pela comunidade, evitar ser cobaia.

Documentação é bom , é em português,inglês,espanhol etc ,a não que vc seja fluente em russo, eslovaco ou esteja a fim de fuçar código dos outros para corrigir bugs e descobrir que diabos faz um método qualquer...

Lembre, vc usa componentes para ganhar tempo , para se aborrecer e perder tempo faça como eu e torça para o Fluminense....

GOSTEI 0
Coelhopirado

Coelhopirado

17/01/2004

Obrigado pela opinião pessoal, os componentes realmente são muito úteis ao progamador se usados corretamente.
A propósito: Alguém sabe de um componente que bloqueia pastas no win 98?Se alguém me responder, eu revelo como se poder bloquear a execução de progamas no win98, assim como esconder o painel de controle...

GOSTEI 0
Lgerhardt

Lgerhardt

17/01/2004

Bom, não conheço nenhum componente como esse que vc precisa, mas gostaria de levantar uma outra questão a respeito dos componentes:

Tratando-se de segurança, utilizar componentes de terceiros, muitas vezes sem o código fonte, em sistemas comerciais que são utilizados em terminais conectados à internet não poderia trazer um certo risco?
Como já foi dito, os componentes são programas, se nao temos o código fonte não temos como saber o que exatamente fazem, acabam se tornando excelentes cavalos-de-tróia ou coisa muito pior!!

Gostaria da opinião de todos a respeito disso.

Lucas.

GOSTEI 0
Smaug_84

Smaug_84

17/01/2004

Já que nao gosta de usar os componentes dos outros, então faça os seus.

GOSTEI 0
Lgerhardt

Lgerhardt

17/01/2004

A questao nao é exatamente eu nao gostar, eu uso e gosto de usar os componentes dos outros assim como outras pessoas usam os que eu faço, o que estou tentando discutir é a segurança em usar componentes de pessoas que eu nao conheço, se estiver disposto a opinar sobre este assunto, agradeço.

GOSTEI 0
Maurício Santos

Maurício Santos

17/01/2004

Olá!!!

Estranho a sua opinião sobre componentes. O Delphi se popularizou justamente por causa da facilidade em se encontrar, e de se contruir, componentes para dinamizar a construção de aplicativos profissionais, tronando-se a ferramenta RAD que mais cresce no mundo. Se vc quer que o seu sistema tenha ´alma´, o Delphi deixa vc criar uma aplicação sem que seja necessário utilizar componentes, para isso basta vc digitar só ´tudo´ o que vc deseja que o seu sistema faça. Quando digo ´tudo´ é tudo mesmo, inclusive as funções que já estão prontas nos próprios componentes.

Maurício

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

17/01/2004

Obrigado pela opinião pessoal, os componentes realmente são muito úteis ao progamador se usados corretamente. A propósito: Alguém sabe de um componente que bloqueia pastas no win 98?Se alguém me responder, eu revelo como se poder bloquear a execução de progamas no win98, assim como esconder o painel de controle...

Colega,

Estranho esse seu pensamento comunitário. O que você procura e o que você oferece já foi amplamente debatido aqui no fórum, basta utilizar o link acima ´pesquisar´.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

17/01/2004

A propósito: Alguém sabe de um componente que bloqueia pastas no win 98?Se alguém me responder, eu revelo como se poder bloquear a execução de progamas no win98, assim como esconder o painel de controle...

Caro Coelhopirado...
Você pediu nossa opinião sobre seu pensamento e nem por isso cobramos nada em troca. Você não acha que está sendo um pouco egoista neste ponto?

GOSTEI 0
Adsilver

Adsilver

17/01/2004

A UTILIZAÇÃO DE COMPONENTES É UM DOS GRANDES TRUNFOS DO DELPHI. MAS DEVE SER UTILIZADO COM MUITA ORGANIZAÇÃO. REGRAS JÁ CITADAS AQUI:

- SO USE COMPONENTES COM CÓDIGO ABERTO E FREE;
- SO USE COMPONENTES JÁ CONSAGRADOS;
- FAÇA VÁRIOS TESTES;

OUTRAS REGRAS QUE SIGO:

- VERIFICAR A REAL NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DO MESMO;
- ORGANIZAR A INSTALAÇÃO DOS MESMOS;
- SEMPRE TER BACKUP DOS MESMOS;
- PROCURAR SEMPRE UTILIZAR COMPONENTES NATIVOS DO DELPHI;
- NUNCA UTILIZAR COMPONENTES QUE INFILTREMNA REGRA DE NEGÓCIO, POIS ESTES DEIXAM DE SER GENÉRICOS, QUEBRANDO O CONCEITO DE COMPONENTIZAÇÃO.

OUTRO DETALHE: SEMPRE QUE FOR IMPLEMENTAR COMPONENTES PRÓPRIOS, SEJA BEM ORGANIZADO E DETALHISTA NA HIERARQUIA. NUNCA CRIAR METÓDOS QUE ACESSEM REGRA DE NEGÓCIO, NEM UTILIZAR FUNÇÕES OU METÓDOS ESPECÍFICOS DE ALGUM PROJETO: EESCREVA-OS.

DEPOIS DE VÁRIAS DECEPÇÕES E ALEGRIAS TIREI ESTAS CONCLUSÕES SOBRE UTILIZAÇÃO DE COMPONENTES.

ESPERO TER CONTRIBUÍDO.

ABRAÇOS,
ADRIANO SILVEIRA.

GOSTEI 0
Thematrix:reloaded

Thematrix:reloaded

17/01/2004

faço de smaug_84 minhas palavras....

vc não é obrigado a trabalhar com componentes em Delphi, crie os seus:
- seu Form
- seu button
- seu edit
- seu DBGrid
- sua conexão a banco de dados

ou pule para Visual Objects, Caché, Clipper, etc

Enquanto isso eu vou continuar usando quantos componentes forem necessários e fazer sistemas completos em 1 semana ( he he he )
Para o usuário, muito mais que um programa com interface diferente ou bonitinha, o que interessa é o resultado para sua empresa. Pense nisso!

GOSTEI 0
POSTAR