Definição

Engenharia de Software

03/08/2008

Qual a definição de planejamento em E.S. ? :roll:


Nerdex

Nerdex

Curtidas 0

Respostas

Patule

Patule

03/08/2008

Caro Colega..

Não sei se entendi sua pergunda, quando você está falando de planejamento , você pergunta em relação ao ciclo de vida de software, pois bem.

Fase de Planejamento

A fase de definição do software ocorre em conjunto com outras atividades como a modelagem de processos de negócios e análise de sistemas. Nesta atividade, diversos profissionais buscam o conhecimento da situação atual e a identificação de problemas para que possam elaborar propostas de solução de sistemas computacionais que resolvam tais problemas. Dentre as propostas apresentadas, deve-se fazer um estudo de viabilidade, incluindo análise custo-benefício, para se decidir qual solução será a escolhida.

O resultado desta atividade deve incluir a decisão da aquisição ou desenvolvimento do sistema, indicando informações sobre hardware, software, pessoal, procedimentos, informação e documentação.

Caso seja decidido pelo desenvolvimento do sistema, no escopo da engenharia de software, é necessário elaborar o documento de proposta de desenvolvimento de software. Esse documento pode ser a base de um contrato de desenvolvimento.

Profissionais de engenharia de software atuam nesta atividade com o objetivo de identificar os requisitos de software e modelos de domínio que serão utilizados na fase de desenvolvimento. Os requisitos são também fundamentais para que o engenheiro possa elaborar um plano de desenvolvimento de software, indicando em detalhes os recursos necessários (humanos e materiais), bem como as estimativas de prazos e custos (cronograma e orçamento).

Não existe um consenso sobre o caracteriza o final da fase de definição. Isto varia de acordo com o modelo de processo adotado. Em algumas propostas, a fase de definição é considerada concluída com a apresentação da proposta de desenvolvimento apenas. Outros modelos de processo, considera que o software apenas está completamente definido com a especificação de requisitos e com a elaboração do plano de desenvolvimento de software.

De acordo com o modelo de processo adotado, pode-se iniciar atividades da fase de desenvolvimento mesmo que a fase de definição não esteja completamente concluída.


Indico você ler essa bibliografia, tem muita informações sobre esse assunto, numa linguagem acessivel.

Sommerville, I. Engenharia de Software - 6a Edição. Ed. Addison-Wesley, 2003.


GOSTEI 0
Carlos Mazzi

Carlos Mazzi

03/08/2008

Simploriamente, falando Engenharia de Software na veia... uai... rsrs abracos++
GOSTEI 0
POSTAR