deixar um campo com mascara aceitar branco????
Colegas..
Tenho um clientdataset com vários fields, e um deles é um campo data. Este campo tem máscar de data..
se o usuário inserir uma data e gravar no banco de dados e depois quiser deixá-la em branco dá erro na máscara..
Como faço para que este campo aceite valor em branco..
No banco de dados o campo não está configurado pára not null..
veja que se gravar a primeira vez em branco não dá erro..
Agradeço a atenção de todos
Tenho um clientdataset com vários fields, e um deles é um campo data. Este campo tem máscar de data..
se o usuário inserir uma data e gravar no banco de dados e depois quiser deixá-la em branco dá erro na máscara..
Como faço para que este campo aceite valor em branco..
No banco de dados o campo não está configurado pára not null..
veja que se gravar a primeira vez em branco não dá erro..
Agradeço a atenção de todos
Cabelo
Curtidas 0
Respostas
Marco Salles
24/06/2005
como esta sua mascara...
GOSTEI 0
Tnaires
24/06/2005
Olá
Já enfrentei esse problema. Tente o seguinte:
- escreva essa procedure no seu programa (acima da cláusula private):
- aponte essa procedure para o evento OnChange do TDBEdit associado ao seu campo data.
Vc pode colocar essa procedure no form padrão do seu sistema, e sair apontando os eventos dos DBEdits necessários nos forms filhos.
Não sei se há maneira mais simples, mas foi a maneira q eu encontrei.
Abraços
P.S. - a máscara q eu usei foi ´!99/99/9999;1; ´
procedure TFrmPadrao.EdtDataChange(Sender: TObject); var Edit: TDBEdit; begin Edit := (Sender as TDBEDit); if (Edit.DataSource.DataSet.State in [dsInsert, dsEdit]) and (Edit.Text = ´ / / ´) then Edit.Field.Clear; end;
- aponte essa procedure para o evento OnChange do TDBEdit associado ao seu campo data.
Vc pode colocar essa procedure no form padrão do seu sistema, e sair apontando os eventos dos DBEdits necessários nos forms filhos.
Abraços
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
[quote:6f4241a447=´Marco Salles´]como esta sua mascara...[/quote:6f4241a447]
!99/99/00;1;
Colega.. mas estou usando um DBGrid e não um DBEdit, e esta rotina irá fazer a verificação todas as vezes que mexer no campo, o que perde e muita a performance quando estiver trabalhando on-line..
deve haver uma outra forma de resolver este problema..
mesmo assim muito obrigado..
!99/99/00;1;
Olá
Abraços
procedure TFrmPadrao.EdtDataChange(Sender: TObject); var Edit: TDBEdit; begin Edit := (Sender as TDBEDit); if (Edit.DataSource.DataSet.State in [dsInsert, dsEdit]) and (Edit.Text = ´ / / ´) then Edit.Field.Clear; end;
Colega.. mas estou usando um DBGrid e não um DBEdit, e esta rotina irá fazer a verificação todas as vezes que mexer no campo, o que perde e muita a performance quando estiver trabalhando on-line..
deve haver uma outra forma de resolver este problema..
mesmo assim muito obrigado..
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
!99/99/00;1;
Tente tirar os zeros
Tente tirar os zeros
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
!99/99/00;1;
Tente tirar os zeros
Talvez no seu caso não resolva... :cry: :cry: :cry:
Colega.. mas estou usando um DBGrid e não um DBEdit,
Bem sugiro que escreva o seguinte código no evento OnsetText DOCampo
Exemplo:
procedure TForm1.Table1DataSetText(Sender: TField; const Text: String); begin if Text = ´ / / ´ then sender.clear else Sender.AsDateTime:= StrToDate(Text); end;
[b:8c53e5d6fb]p:s para a mascara ]!99/99/00;1;[/b:8c53e5d6fb]
Se funcionar ou parcialmente funcionar esta rotina pode ser alterada e modificada segundo a sua necessidade especifica...
GOSTEI 0
Maxadens
24/06/2005
no evento OnSetText do campo vc coloca o codigo seguinte:
procedure TForm1.TabelaCampoSetText(Sender: TField;
const Text: String);
begin
if Text = ´ / / ´ then
Tabela.campo.clear
else
Tabela.campo := StrToDate(text);
end;
Inclusive, você pode tratar erros de datas inválidas nesse evento que vai ficar legal.
begin
if Text = ´ / / ´ then
Tabela.campo.clear
else
end;
Inclusive, você pode tratar erros de datas inválidas nesse evento que vai ficar legal.
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
no evento OnSetText do campo vc coloca o codigo seguinte:
begin
if Text = ´ / / ´ then
Tabela.campo.clear
else
end;
[b:eeef0667a9]Foi o que eu disse em minha última citação[/b:eeef0667a9]
GOSTEI 0
Maxadens
24/06/2005
O Marco... falta de atenção minha! :D
Mas valeus!
Mas valeus!
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
Colegas..
Funciona perfeitamente..
O Problema é que este evento funciona como o evento keypress do edit..
Faz a verificação em todas as vezes que mexo no grid, e não posso trabalhar assim, pois tenho muitos campos e além de tudo trabalha on-line, o que acarreta na perda de performance.
Não existe nenhuma máscara que me permite brancos?
Funciona perfeitamente..
Faz a verificação em todas as vezes que mexo no grid, e não posso trabalhar assim, pois tenho muitos campos e além de tudo trabalha on-line, o que acarreta na perda de performance.
Não existe nenhuma máscara que me permite brancos?
GOSTEI 0
Tnaires
24/06/2005
Caro Cabelo,
Eu, e talvez outros colegas do fórum, recorremos a esta ´gambiarra´ justamente pq esse problema [b:26a410d092]parece[/b:26a410d092] ser uma espécie de bug da validação de máscaras da VCL do Delphi. Talvez vc tenha q procurar uma outra suíte de componentes q não apresente esse problema.
Eu, e talvez outros colegas do fórum, recorremos a esta ´gambiarra´ justamente pq esse problema [b:26a410d092]parece[/b:26a410d092] ser uma espécie de bug da validação de máscaras da VCL do Delphi. Talvez vc tenha q procurar uma outra suíte de componentes q não apresente esse problema.
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
Entendí, mas estou pior ainda..rsrsrs
Trabalho com CLX, nem VCL é..
Vou pesquisar um pouco, qualquer coisa posto aquí se encontrar algo..
Obrigado pela atenção de todos.
Trabalho com CLX, nem VCL é..
Vou pesquisar um pouco, qualquer coisa posto aquí se encontrar algo..
Obrigado pela atenção de todos.
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
Sobe.. :lol:
alguém?
alguém?
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
Amigo cabelo, eu não to entendendo algums detalhes em sua ´pstagem
Se voce for mais puder me esclarecer melhor eu agradeço
Mas se voce esta mexendo no Grid ele tem que fazer a verificação.. É errado isto :?: :?: :?:
Por outro lado , ele tem que verificar [size=18:3086488c2d][b:3086488c2d]somente[/b:3086488c2d][/size:3086488c2d] o campo do Registro que esta selecionado...Veja que se voce explicar esses passos Melhor podem aparecer dicas de [b:3086488c2d]desabilitar e habilitar o evento onsetText no momento certo[/b:3086488c2d]... Assim , teste de verificações desnecessários , não acontecerão...
Por exemplo..Toda vez que o dataSource muda de estado Habilita o evento OnsetText... Ou coisa do tipo , toda vez que a coluna do Grid Correspondente recebe o foco.. Vamos supor que seu campo Data esta no Grid na cluna 3...[b:3086488c2d] Note uma idéia do código[/b:3086488c2d]
[b:3086488c2d]Entendeu aonde eu quero chegar... [/b:3086488c2d]Acho que desta forma é possível voce minimizar os efeitos de uma chamda desnecessária a um evento
Se voce não souber como fazer para habilitar e desabilitar um [b:3086488c2d]evento , post ai[/b:3086488c2d]
Mas tb gostaria de sua observaçoes pois ate agora não entendi muito bem o que se esta passando... Eu lembro que este evento onsetText é realizado muitas vezes quando se esta desenhando no Grid.. Fora iisto eu to sem entender
Se voce for mais puder me esclarecer melhor eu agradeço
Faz a verificação em todas as vezes que mexo no grid
Mas se voce esta mexendo no Grid ele tem que fazer a verificação.. É errado isto :?: :?: :?:
Por outro lado , ele tem que verificar [size=18:3086488c2d][b:3086488c2d]somente[/b:3086488c2d][/size:3086488c2d] o campo do Registro que esta selecionado...Veja que se voce explicar esses passos Melhor podem aparecer dicas de [b:3086488c2d]desabilitar e habilitar o evento onsetText no momento certo[/b:3086488c2d]... Assim , teste de verificações desnecessários , não acontecerão...
Por exemplo..Toda vez que o dataSource muda de estado Habilita o evento OnsetText... Ou coisa do tipo , toda vez que a coluna do Grid Correspondente recebe o foco.. Vamos supor que seu campo Data esta no Grid na cluna 3...[b:3086488c2d] Note uma idéia do código[/b:3086488c2d]
procedure TForm1.DBGrid1ColEnter(Sender: TObject); begin if (DbGrid1.SelectedIndex=3)and(O Estado e de edicao ou Irserção) Then begin Habilita o evento OnsetText; end else Desabilita o evento onsetText end;
[b:3086488c2d]Entendeu aonde eu quero chegar... [/b:3086488c2d]Acho que desta forma é possível voce minimizar os efeitos de uma chamda desnecessária a um evento
Se voce não souber como fazer para habilitar e desabilitar um [b:3086488c2d]evento , post ai[/b:3086488c2d]
Mas tb gostaria de sua observaçoes pois ate agora não entendi muito bem o que se esta passando... Eu lembro que este evento onsetText é realizado muitas vezes quando se esta desenhando no Grid.. Fora iisto eu to sem entender
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
Marcos..
é o seguinte..
Todas as vezes que mexo em uma linha do grid, tenho que gravar os dados em um vetor do tipo record, mas esta gravação é muito rápida. Tenho que percorrer todos os campos na hora de gravar, linha a linha, e isto irá fazer dispara o evento OnSelText, o quê iria causar muita perda de performance..pois iria verificar os campos, mesmo os já verificados a cada post, todos os registros.. entendeu?
por isso não posso usar o evento, já que ele iria, neste caso, funcionar como o keypress do edit..
Tem ceretza que não existe uma máscara que opere com valores em branco?
é o seguinte..
Todas as vezes que mexo em uma linha do grid, tenho que gravar os dados em um vetor do tipo record, mas esta gravação é muito rápida. Tenho que percorrer todos os campos na hora de gravar, linha a linha, e isto irá fazer dispara o evento OnSelText, o quê iria causar muita perda de performance..pois iria verificar os campos, mesmo os já verificados a cada post, todos os registros.. entendeu?
por isso não posso usar o evento, já que ele iria, neste caso, funcionar como o keypress do edit..
Tem ceretza que não existe uma máscara que opere com valores em branco?
GOSTEI 0
Marlon Spiess
24/06/2005
Uma idéia, em vez de validar no seu grid, faça a validação no field dentro da table, no onValidate. Assim só passará pela rotina se vc modificar alguma informação do field.
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
Tenho que percorrer todos os campos na hora de gravar, linha a linha, e isto irá fazer dispara o evento OnSelText, o quê iria causar muita perda de performance..pois iria verificar os campos, mesmo os já verificados a cada post, todos os registros.. entendeu
[b:d329a8200a]Mas quando esta situação ocorrer o Evento OnsetText deve estar desabilitado[/b:d329a8200a]...
Cara eu to dizendo que voce deve habilitar o evento OnsetTex somente na situação que o Campo [b:d329a8200a]Recebe o Foco [/b:d329a8200a]e quando a tabela [b:d329a8200a]esta[/b:d329a8200a] no modo de edição ou de iserção... Depois que o foco sai do Campo do registro atual , o evento onsetText é desabilitado.. Ai voce pode percorrer a tabela de baixo para cima e de cima para baixo que a verificação não vai mais ocorrer..... So isso cara.
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
O vetor percorre o grid todo e todos os registros, inclusive o campo com a máscara, e não deve fazer comparação nenhuma, pois terei 8 campos tipo data e mais 5 tipo float, todos com máscara.. registro a registro, imagina como iria ficar lento.
A idéia do Marlon, me parece mais viável, já que só iria fazer a comparação no evento onvalidate do Field.
Marco eu preciso de varrer todas as vezes o grid, e não a tabela, só o grid, exatamente como ele está, pois faço uma comparação futura e gravo as alterações necessárias para o formato do grid e dos dados.
Portanto acho que usar o evento onSelText, me faria perder performance..
Bom pelo menos isto é ao meu ver, ainda não fiz nenhum teste..
A idéia do Marlon, me parece mais viável, já que só iria fazer a comparação no evento onvalidate do Field.
Marco eu preciso de varrer todas as vezes o grid, e não a tabela, só o grid, exatamente como ele está, pois faço uma comparação futura e gravo as alterações necessárias para o formato do grid e dos dados.
Portanto acho que usar o evento onSelText, me faria perder performance..
Bom pelo menos isto é ao meu ver, ainda não fiz nenhum teste..
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
En nun to te entendendo ou voce não ta me entendendo. Mas deixa quieto.
Quanto a fazer testes No enento OnValidade Para o seu caso muito provavelmente não vai dar resultado esperado, pois a mensagem sera gerada antes mesmo do evento onvalidade ser disparado...
Boa sorte....
Marco eu preciso de varrer todas as vezes o grid, e não a tabela, só o grid, exatamente como ele está,
[b:0b31beed43]Que varra , mas com o evento OnsetText Desabilitado[/b:0b31beed43]Quanto a fazer testes No enento OnValidade Para o seu caso muito provavelmente não vai dar resultado esperado, pois a mensagem sera gerada antes mesmo do evento onvalidade ser disparado...
Boa sorte....
GOSTEI 0
Michelli88
24/06/2005
Para resolver esse problema, eu mando gravar no banco uma data default, 01/01/1900. Na hora de mostrar, se a data for igual a esse valor, eu mostro vazio. :roll:
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
[quote:e5bf7b2407=´Marco Salles´]En nun to te entendendo ou voce não ta me entendendo. Mas deixa quieto.
Quanto a fazer testes No enento OnValidade Para o seu caso muito provavelmente não vai dar resultado esperado, pois a mensagem sera gerada antes mesmo do evento onvalidade ser disparado...
Boa sorte....[/quote:e5bf7b2407]
Rsss..
Acho que não estamos nos entendendo..
seguinte :
Quano o vetor varrer o grid o campo vai receber foco, portanto irá ativar o evento SelText em todos os regstros.. certo?
Quanto à sua idéia Michelli88
Acredito ser também um ´exercício´ desnecessário, pois iria ter que fazer a verificação em todos os registros, portanto no meu caso, isto não é muito legal de se fazer, por que trabalho com o banco de dados On-Line.
Se algum de vocês tiverem outras idéias, postem aí..
Marco.. talvez eu que não esteja te entendendo.. poste mais informações.. por favor..
Um abraço a todos
Marco eu preciso de varrer todas as vezes o grid, e não a tabela, só o grid, exatamente como ele está,
[b:e5bf7b2407]Que varra , mas com o evento OnsetText Desabilitado[/b:e5bf7b2407]Quanto a fazer testes No enento OnValidade Para o seu caso muito provavelmente não vai dar resultado esperado, pois a mensagem sera gerada antes mesmo do evento onvalidade ser disparado...
Boa sorte....[/quote:e5bf7b2407]
Rsss..
Acho que não estamos nos entendendo..
seguinte :
Quano o vetor varrer o grid o campo vai receber foco, portanto irá ativar o evento SelText em todos os regstros.. certo?
Quanto à sua idéia Michelli88
Para resolver esse problema, eu mando gravar no banco uma data default, 01/01/1900. Na hora de mostrar, se a data for igual a esse valor, eu mostro vazio. :roll:
Acredito ser também um ´exercício´ desnecessário, pois iria ter que fazer a verificação em todos os registros, portanto no meu caso, isto não é muito legal de se fazer, por que trabalho com o banco de dados On-Line.
Se algum de vocês tiverem outras idéias, postem aí..
Marco.. talvez eu que não esteja te entendendo.. poste mais informações.. por favor..
Um abraço a todos
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
Porque :?: :?: :?: Eu acho que ele so recebe o foco quando se clica nele ou quando quando se da um enter nele.. O Fato de varrer a grid internamente , atraves de algum algoritimo , não credencia o Foco para o Campo......
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
Então..
mas o problema é o seguinte..
o evento não é do grid e sim do dataset.. portanto dispara sempre que o vetor verificar os campos..
o evento não é do grid e sim do dataset.. portanto dispara sempre que o vetor verificar os campos..
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
Sim , o evento nao é do grid , ele é do dataset.. OK
Mas ele so dispara se tiver habilitado, se não tiver habilitado ele não dispara;... Então desabilite o evento
.. Voce sabe desabilitar o evento onsetText :?: :?: :?:
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
Sei sim.. é só fazer uma simples verificação no evento oncolenter do grid certo?
O problema é que teria que fazer várias verificações, pois tenho uns 15 campos com máscara entre datas e valores float...
Como disse anteriormente, isto acarretará numa grande perda de performance..
O problema é que teria que fazer várias verificações, pois tenho uns 15 campos com máscara entre datas e valores float...
Como disse anteriormente, isto acarretará numa grande perda de performance..
GOSTEI 0
Guilherme
24/06/2005
nao deu tempo para ler o topicio todo mais nao seria melhor vc fazer na ´mao´
copy(string,0,2)+´/´+copy(string,3,2)+´/´+copy(string,5,4)
GOSTEI 0
Catunda
24/06/2005
caro colega Cabelo...
Trabalho muito com dbgrid em meus programas e ja sofri muito com esse problema e depois de muito pesquisar a forma mais prática e simples de resolver foi utilizando a tecla Delete qdo quero limpar a data.
Para isso utilizo o evento OnKeyUp do DBGrid. Abaixo está como eu utilizo em um dos sistemas e nunca foi notada nenhuma diferença de performance.
procedure TFormParcelas_Iptu_1.DBGrid1KeyUp(Sender: TObject; var Key: Word;
Shift: TShiftState);
begin
if (Key=vk_delete)and(not(dbgrid1.Columns.Items[DBGrid1.SelectedIndex].ReadOnly)) then
begin
Query1.Edit;
dbgrid1.SelectedField.Clear;
end;
end;
Trabalho muito com dbgrid em meus programas e ja sofri muito com esse problema e depois de muito pesquisar a forma mais prática e simples de resolver foi utilizando a tecla Delete qdo quero limpar a data.
Para isso utilizo o evento OnKeyUp do DBGrid. Abaixo está como eu utilizo em um dos sistemas e nunca foi notada nenhuma diferença de performance.
begin
if (Key=vk_delete)and(not(dbgrid1.Columns.Items[DBGrid1.SelectedIndex].ReadOnly)) then
begin
Query1.Edit;
end;
end;
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
Colega..
Sua dica atende perfeitamente às minhas necessidades, não há perda nenhuma na performance, mesmo on-line, já que este evento está ligado ao grid e não ao dataset.
Muito obrigado, e obrigado também ao Marco, que se desdobrou a tentar me ajudar, valeu mesmo..
Tenho a solução deste problema, mas lanço aí um desafio...
Será que isto é um BUG do delphi?????
Como resolver este problema simplesmente usando Máscaras??
Sua dica atende perfeitamente às minhas necessidades, não há perda nenhuma na performance, mesmo on-line, já que este evento está ligado ao grid e não ao dataset.
Muito obrigado, e obrigado também ao Marco, que se desdobrou a tentar me ajudar, valeu mesmo..
Tenho a solução deste problema, mas lanço aí um desafio...
Será que isto é um BUG do delphi?????
Como resolver este problema simplesmente usando Máscaras??
GOSTEI 0
Marco Salles
24/06/2005
Beleza . E sempre bom aprender... Mas me responda por gentileza. Quando voce estiver no campo data e o usuário dar bacspace no campo data ate deixa-lo em branco e logo em seguida ele dar um tab , não ira dar erro :?: :?: :?: :?: .. Voce tb não deveria fazer um tratamento para a tecla BacSpace :?: :?: :?:
GOSTEI 0
Guilherme
24/06/2005
e ai cabelo !!!
mais qual das dicas resolveu seu problema ???
tem uma outra maneira de fazer isso ou o usuario aperta ESC e passa para frente ou no on exit vc testa ce esta completo caso nao esteja vc simula a tecla ESC !!!
tem uma outra maneira de fazer isso ou o usuario aperta ESC e passa para frente ou no on exit vc testa ce esta completo caso nao esteja vc simula a tecla ESC !!!
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
[quote:16c373449f=´Marco Salles´]Beleza . E sempre bom aprender... Mas me responda por gentileza. Quando voce estiver no campo data e o usuário dar bacspace no campo data ate deixa-lo em branco e logo em seguida ele dar um tab , não ira dar erro :?: :?: :?: :?: .. Voce tb não deveria fazer um tratamento para a tecla BacSpace :?: :?: :?:[/quote:16c373449f]
É verdade Marco... mas agora.. usando este evento no grid, no meu caso posso fazer quantas verificações quiser, pois o evento será disparado somente quando der um Insert, ou edit.. e não como iria acontecer antes, todas as vezes que passar pelo campo data..
Só lembrando do emu vetor.. ele irá colocar o dataset em modo de edição, mas não irá disparar o evento do grid.. entendeu?
Esta
Pois se comportou exatamente como eu precisava..
Mesmo assim, não se esqueçam, está lançado o desafio..
COMO FAZER PARA UM CAMPO COM MÁSCARA ACEITAR BRANCOS?
É verdade Marco... mas agora.. usando este evento no grid, no meu caso posso fazer quantas verificações quiser, pois o evento será disparado somente quando der um Insert, ou edit.. e não como iria acontecer antes, todas as vezes que passar pelo campo data..
Só lembrando do emu vetor.. ele irá colocar o dataset em modo de edição, mas não irá disparar o evento do grid.. entendeu?
e ai cabelo !!!
Esta
caro colega Cabelo...
begin
begin
Query1.Edit;
end;
end;
Pois se comportou exatamente como eu precisava..
Mesmo assim, não se esqueçam, está lançado o desafio..
COMO FAZER PARA UM CAMPO COM MÁSCARA ACEITAR BRANCOS?
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
sobe.. :(
GOSTEI 0
Cabelo
24/06/2005
sobe de novo.... :(
GOSTEI 0