Deletar cadastros como Fazer ?

Delphi

10/08/2006

E ai Galera estou querendo saber se alguem sabe como faço para deletar, Editar e salvar Cadastros que me foram listados atraves de uma consulta SQL em um IBQUERY, Porque coloquei um Botão no formulario para deletar o cadastro selecionado no DBGrid mas da uma mensagem Igual a essa : ([b:a4ac620923]Cannot Delete From DataSet.(No delete query)[/b:a4ac620923])eu uso um DataModule para o Acesso ao Banco com IBDataSet e no meu Formulario de Pesquisa Tem uma IBquery que uso para Consultar, mas Após a consulta não consigo editar salvar ou deletar alguem sabe o que devo Fazer :?:

Alecsandro Moura

Alecsandro Moura

Curtidas 0

Respostas

Paullsoftware

Paullsoftware

10/08/2006

Usando IbDataSet funciona perfeitamente, esse erro ocorre quando vc tá usando a Query ou o DataSet?
creio que para usar a IBQuery seria legal usar o IbUpDateSQL para executar os comandos de Inclusão, Exclusão e Atualização... tipo:
´Delete from TABELA where CODIGO=1´
passando como parametro o codigo do registro que vai receber a ação.
espero ter ajudado :wink:

GOSTEI 0
Alecsandro Moura

Alecsandro Moura

10/08/2006

Não Entendi :cry: :wink:
sera que poderia me citar um exemplo que como usar o IBupdateSQL ?

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

10/08/2006

Eu dei como exemplo o IbUpDateSQL mais vc pode usar o seu próprio IbQuery porém no final da instrução deve chamar o comando ExecSQL, pois, para instruções de Delete, Insert e UpDate não se usa [b:66041928ec]OPEN[/b:66041928ec]...
seria mais ou menos assim:

button1Click
CONSULTA
with IbQuery do
begin
close;
sql.clear;
sql.text := ´select * from TABELA where CAMPO starting with :PARAM1´;
ParamByName(´PARAM1´).Value := Edit1.Text;
Open;//Assim abro a minha tabela e trago todos os dados na consulta, certo?
end;

DELETE
with IbQuery do
begin
close;
sql.clear;
sql.text := ´delete from TABELA where CAMPO_CHAVE =:PARAM1´;
ParamByName(´PARAM1´).Value := StrToInt(Edit1.Text);
ExcSQL;//Assim executo um exclusão no banco passando como parametro o campo chave do registro a ser excluído, entendeu?
end;

e assim por diante...

GOSTEI 0
POSTAR