Delphi 2005 e Compact Framework disponível

Delphi

13/07/2005

Caros Delphianos,

acaba de ser disponiblizado o update do Delphi 2005 que permite desenvolvimento para MOBILE, os usuários registrados de Delphi 2005 podem baixar a atualização.

Detalhes técnicos estão disponíveis em http://bdn.borland.com/article/0,1410,33066,00.html

Andreano Lanusse
System Engineer
Borland Latin America

[b:bdefb27ad6][color=green:bdefb27ad6]Fixado(Saviski)[/color:bdefb27ad6][/b:bdefb27ad6]

Andreano

Andreano

Curtidas 0

Respostas

Michael

Michael

13/07/2005

Até que enfim! :-D

Se algum moderador ver isso, peço que fixe este post por alguns dias.

Andreano, não consegui achar o link para o download do CF Compiler. Pode me indicar onde está?

[]´s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

13/07/2005

O autor do artigo indicado pelo Andreano também postou um [url=http://cc.borland.com/Item.aspx?id=23393]projeto exemplo[/url] no CodeCentral da Borland.

@Andreano
Qual item as pessoas devem baixar da [url=http://www.borland.com/downloads/registered/download_delphi.html]página de download para usuários registrados[/url]?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

13/07/2005

Danny Thorpe [url=http://blogs.borland.com/dcc/archive/2005/07/18/20401.aspx]anunciou em seu blog[/url] que já está disponível o [b:c9fea01be6]Delphi 2005 for .NET Compact Framework Technology Preview[/b:c9fea01be6] na [url=http://www.borland.com/downloads/registered/download_delphi.html]página de download para usuários registrados[/url]. Este é um compilador linha de comando que permite recompilar projetos para serem utilizados no Compact Framework do .NET (smartphones e PDAs).

GOSTEI 0
Michael

Michael

13/07/2005

Valeu Massuda! ;-)

GOSTEI 0
Elter.teodoro

Elter.teodoro

13/07/2005

voce sabem me dizer qual e porcentagem do mercado que window , ocupa relativos ao mercado MOBILE(smartphones e PDAs)

GOSTEI 0
Fórum Vini

Fórum Vini

13/07/2005

voce sabem me dizer qual e porcentagem do mercado que window , ocupa relativos ao mercado MOBILE(smartphones e PDAs)

Não tenho certeza, mas acho que é cerca de 40¬.. a Palm domina o mercado

GOSTEI 0
Kitsystem

Kitsystem

13/07/2005

Este ano o Windows Mobile já superou o mercado de PalmOS (divulgacao de em pesquisas somando todos os fabricantes que adotam os sistemas operacionais )

A Palm teve uma grande perda com a saida da Sony do mercado de PDAs a qual adotava o PalmOS

O Windows Mobile esta quase em 60¬ do mercado

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

13/07/2005

Essa maior fatia de mercado pode ser que aconteça no exterior, pois no Brasil aplicações para Palm possuem uma porcentagem maior, principalmente pelo fato de o Palm ser mais barato. Empresas que utilizam Pocket são principalmente aquelas que recebem diretrizes de suas sedes de fora do país.

GOSTEI 0
Elter.teodoro

Elter.teodoro

13/07/2005

>>voce sabem me dizer qual e porcentagem do mercado que window , >>ocupa relativos ao mercado MOBILE(smartphones e PDAs)

Perguntei e um bom programar MOBILE(smartphones e PDAs) , usando .net seja VB.net , c#, delphi com vs.net ou delphi2005

>>Essa maior fatia de mercado pode ser que aconteça no exterior, pois no >>Brasil aplicações para Palm possuem uma porcentagem maior, >>principalmente pelo fato de o Palm ser mais barato. Empresas que >>utilizam Pocket são principalmente aquelas que recebem diretrizes de >>suas sedes de fora do país.

Voce me desanimou um pouco. Será que e melhor aprender para este seqmento especifico.

GOSTEI 0
Kitsystem

Kitsystem

13/07/2005

O Unico Palm Barato é o Zire 71 e com ele nao da para fazer praticamente nada, ou seja os precos são quase proximos e conheco estes mercado e a Palm perdeu muito mercado.
Motivo que a Palm já anunciou que entra no final do ano com um Palm com Linux Embedded e ai sim o Kylix sera a melhor saida para os programadores em Delphi.

GOSTEI 0
Elter.teodoro

Elter.teodoro

13/07/2005

>>O Unico Palm Barato é o Zire 71 e com ele nao da para fazer >>praticamente nada, ou seja os precos são quase proximos e conheco >>estes mercado e a Palm perdeu muito mercado.

Voce acham que o windows mobile crescera bastante no segmento ?

Atualmente o mercado do windows mobile e bem significativo ?

>>Motivo que a Palm já anunciou que entra no final do ano com um Palm >>com Linux Embedded e ai sim o Kylix sera a melhor saida para os >> programadores em Delphi.

isto seria muito legal.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

13/07/2005

Voce acham que o windows mobile crescera bastante no segmento ?
Eu acho que a presença do Windows em computação móvel tende a crescer devido a maior facilidade em desenvolver aplicativos depois do surgimento do .NET. Hoje, com um VS2003 e toda a documentação disponibilizada pela MS, não é difícil fazer um aplicativo para computação móvel.

Note que a disponibilidade das ferramentas de desenvolvimento bem como da documentação foi um dos fatores que contribuiu para a popularização do Palm.

Motivo que a Palm já anunciou que entra no final do ano com um Palm com Linux Embedded e ai sim o Kylix sera a melhor saida para os programadores em Delphi...
Embora eu não conheça o Kylix em profundidade, acho que não seria assim tão simples... os Palms mais antigos usavam um processador Motorola Dragonball e os mais recentes usam (acho) um processador ARM enquanto o Kylix é feito (pelo que entendo) para gerar executáveis para Intel. Para isso ser possível, acho que seria preciso ressuscitar a idéia do C-Builder X (multi plataforma).

GOSTEI 0
Ericksasse

Ericksasse

13/07/2005

O Unico Palm Barato é o Zire 71 e com ele nao da para fazer praticamente nada...

Desculpe, mas essa afirmação está completamente errada. Tenho centenas de usuários corporativos usando Zire 21, que custa R$350.

O PocketPC mais barato custa cerca de R$1000, ou seja, quase o triplo.

No mercado brasileiro, PalmOS ainda é uma solução com custo/benefício extremamente superior ao Windows Mobile.

GOSTEI 0
Ericksasse

Ericksasse

13/07/2005

E tem mais, com o Zire 71 você faz quase tudo. :D

GOSTEI 0
Elter.teodoro

Elter.teodoro

13/07/2005

Alguem um tutorial basico de com trabalhar com os MOBILEs

nao seria programaçao , seria com instalar programas , como transferir arquivos , limites.

Enfim ao conhcer os MOBILEs

Desculpe por postar isto aqui .

Ficaria grato pela informacao

GOSTEI 0
Kitsystem

Kitsystem

13/07/2005

Boa sorte no PalmOS

GOSTEI 0
Elter.teodoro

Elter.teodoro

13/07/2005

Os amantes do pascal , agora tem duas opçoes , pois o PocketStudio utiliza a linguagem pascal para codigo nativo no palmOS e o compact framework
para windows mobile.

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

13/07/2005

Alguém ja ouviu falar no Crossfire? Ele permitiria desenvolver aplicações .NET para Palm.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

13/07/2005

Alguém ja ouviu falar no Crossfire?
Lembro que foi citado [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=56176]neste tópico[/url].

GOSTEI 0
Ericksasse

Ericksasse

13/07/2005

Alguém ja ouviu falar no Crossfire? Ele permitiria desenvolver aplicações .NET para Palm.

Não são aplicações .NET, ele apenas usa a IDE do VS, mas não gera código .NET.

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

13/07/2005

[quote:234efdb89b=´Rjun´]Alguém ja ouviu falar no Crossfire? Ele permitiria desenvolver aplicações .NET para Palm.

Não são aplicações .NET, ele apenas usa a IDE do VS, mas não gera código .NET.[/quote:234efdb89b]

Mas que código ele gera então? Se eu utilizasse C# poderia usar toda a estrutura do C ou ele tem muitas limitações?

GOSTEI 0
Ericksasse

Ericksasse

13/07/2005

Ele gera código do seu próprio runtime, não do runtime .NET. Você não pode por exemplo usar as classes do .NET.

Mas o ideal é baixar e testar, como não sou usuário, não sei muito sobre ele, só o básico.

GOSTEI 0
Kitsystem

Kitsystem

13/07/2005

Alguem já fez alguma aplicação em Delphi com para PocketPC ?

Sim, poderia informar quais foram as dificulades ou até mesmo um resumo simples dos processos?

Grato,

GOSTEI 0
Technos

Technos

13/07/2005

Só salientando...

É mais uma arma para nós Delphianos, usando evidentemente o DOTNET framework, pra concorrer com o JAVA.

To Estudando DOTNET, empolgadíssimo por sinal ainda mais agora com esse lançamento da Borland.

GOSTEI 0
Gustavo M

Gustavo M

13/07/2005

Olá,
Preciso desenvolver um modulo de uma aplicação minha em pocket pc... alguem saberia algum livro ou tutorial que possa ajudar a iniciar o desenvolvimento em pocket??
Abraços
Gustavo

GOSTEI 0
Gustavo M

Gustavo M

13/07/2005

Estou tentando fazer o download do Delphi 2005 for .NET Compact Framework Technology Preview, e notei, como citado acima q ele eh somente para usuarios registrados. Estou com uma versao trial do delphi.. q inclusive a propria pagina do delphi disponibiliza.., mas minha intençao e desenvolver um teste de aplicação para pocket pc.
Peguntas:
- Existe alguma maneira fazer o download do NET Compact Framework Technology Preview sem estar registrado. Tem como registrar ou necessita ter o software original para poder registrar?
- é realmente necessario ter o .NET Compact Framework Technology Preview para programar para pocket pc? Supondo que eu tenho o pocket para instalar!!!
Obrigado pela atencao

Gustavo

GOSTEI 0
POSTAR